• Contribuidores

Marceloitac12  
[Bot] Cadê o Game  
deadmx  
Vinnieh  
CPTNOMAD  
srk1   JillValentine   ToObi   jon4th4n   Tommy   Goshtel 32   Lucas1   JACKASS   Gus24cl  

 

 » GTA IV » Notícias » Novidades » Geral » Análise de GTA IV

Análise de GTA IV

03/05/2008 às 21:14 | 1249 visualizações

100% 0%

GTA supera as expectativas

Como pode Grand Theft Auto IV nunca ir ao encontro das expectativas que lhe é oferecido? Desde a sua primeira apresentação ao longo de um ano atrás, tudo que foi mostrado até o momento sobre o jogo gerou uma ansiedade muito grande entre os fãs da série, e, certamente, seria impossível para a Rockstar não apresentar um título de alto nível.
 

 

Confira os fatos!

É claro que esta interação de Grand Theft Auto é diferente de seu predecessor, San Andreas, e não há nenhuma dúvida que a série toma uma nova direção no sentido de se criar uma experiência mais imersiva. Quase todos os vestígios de vídeo-game indicam que o jogo se assemelha a assistir a um filme de verdade. O HUD foi refinado, aparecendo apenas quando Niko está envolvido na ação, e o onipresente mapa no canto inferior esquerdo da tela é muitas vezes tudo o que resta para lembrar que este é um entretenimento interativo.

A cidade é uma perfeita criação. Liberty City é um dos mais belos mundos já visto nos jogos. É um mundo que vive e respira com a sua própria autenticidade, e com uma euforia que raramente tem sido apresentada em qualquer jogo até agora. Uma tempestade, por exemplo, afeta o sistema de iluminação das ruas com diversos transeuntes e seus guardas-chuvas correndo para se proteger, ao mesmo tempo em que, no fundo um solitário saxofonista desempenha sua música em baixo de um abrigo. O sol brilha e as ruas trazem a rotina ao normal novamente, ou seja, Grand Theft Auto IV é um mundo dos mais completos que eu já presenciei.

E vamos mais além, todo mundo tem suas próprias perspectivas distintas - sim, este é um Grand Theft Auto mais realista do que nunca, mas é também um dos mais estilizados, com um filtro para aplicar os gráficos e atingir um efeito semelhante ao que é o pontilhismo às vezes podendo parecer quase impressionista. Isso não quer dizer que não existem depressões nos frames ou nas texturas, mas desta vez nada afeta sobre aquilo que é mostrado, sem dúvida, uma das mais belas visões.

Acima de tudo, é uma criação, com a natureza de Niko refletida em cada tijolo que constrói Liberty City. No início do jogo, Niko pode ter uma das mais belas visões dos picos dos arranha-céus filtrada através da sujeira de Liberty City que atormenta a lente. Estes detalhes esticam aos interiores, também - este é um mundo de miséria, e se torna evidente que quando subir um lance de escadas nas favelas, um zumbido abafado audível através da televisão da porta de um apartamento vizinho poderá ser notado.

Evidentemente, não importa o esplendor que tudo foi criado se não fosse possível explorá-los, e aqui Rockstar tem fornecido os mais requintados meios para uma exploração em um mundo aberto. A euforia física assume um papel preponderante, a concessão do mundo liga os jogadores a um nível sem precedentes. Niko é mais uma parte do seu mundo do que qualquer outro protagonista de um GTA anterior, ele pode se afastar ou esconder em qualquer lugar, numa tentativa de fugir da polícia, por exemplo.

O Combate revela um triunfo tão bem feito quando seu visual, o novo sistema abrangerá um nível de sofisticação que combina com qualquer outra geração atual de shooter. A mira de forma confiável ameaça sempre o inimigo mais próximo, e para aqueles que preferem os seus tiros um pouco mais realistas, basta acionar o dispositivo que permite que sua mira se torne livre.

Atrás do volante, os veículos conduzem mais cenas cinematográficas. Niko não pode abandonar um carro que esteja em alta velocidade e outro detalhe é a forma como os automóveis são utilizados, como em cada estrada, já que alguns lugares apresentam boas condições e outros não. Com essa mecânica há uma variedade de veículos agora. Esta variedade abrange não apenas os modelos de veículos disponíveis, mas também o estado em que você irá encontrá-los.

Isso sem mencionar a multiplicidade de outras formas de atravessar a amplitude da cidade - e apesar de eventuais receios iniciais de Liberty City, em função da dimensão das ofertas de San Andreas, podemos assegurar-lhe que é grande - como táxis ou helicópteros. Você tem a opção de pular diretamente para a sua localização desejada, ou relaxar e desfrutar um espetáculo de vista sobre a cidade, completa com tipicamente irreverentes comentários de seu condutor ou no caso quando você mesmo estiver por trás dos comandos de um helicóptero.

E a história em si? Nós iremos deixar essa surpresa para que você descubra a seu prazer, mas é uma história mais melancólica e madura do que alguns GTAs anteriores. Niko está certo para se tornar um ícone da nossa geração de jogos, com um passado tenebroso que marca em seu próprio cansaço e ainda mostra sua perspectiva humanista do admirável mundo novo de Liberty City.

Mas o mais gratificante é a forma com que Niko interage com o elenco através do telefone, um item que logo surge como um instrumento central na interação com os personagens do jogo. Eles começam a oferecer convites sociais, algumas chamadas irão perturbar o rádio de qualquer carro em que ele está viajando e por ai vai. As atividades que estão abertas são inúmeras e bem executadas, seja o boliche, jogo que oferece surpreendente profundidade, ou perseguições como cabaré ou clube - que contém uma série de surpresas que é melhor deixar novamente em segredo. Talvez mais notoriamente haja também a opção de visitar um bar, os resultados nunca falham para entreter o jogador até seu objetivo final.

Embora estes desvios possam ser divertidos, também proporcionam um quadro para as crescentes relações no jogo que muito em breve começa a levantar questões para o jogador. É de cortar o coração você recusar uma bebida a um amigo, uma vez que também são verdadeiramente aceitáveis alguns casos de amor. Mais uma vez vou ser um tanto chato, mas as missões contém detalhes que prefiro não revelar por medo de estragar a surpresa, mas fique certo de que eles oferecem uma variedade que anteriormente era impossível em Grand Theft Auto.

Mas como o anterior, alguns dos melhores momentos ocorrem quando você está fora do script - seja pintando o seu próprio nome em um carro com balas, em batalha, ou roubar o seu primeiro helicóptero, tendo um vôo noturno de 15 minutos. Com as ferramentas fornecidas, e com o jogo tão rico em oportunidades, temos a certeza de que não haverá monotonia aqui.

Vendo Niko fora da história, ao ritmo que merece irá consumir cerca de 40 horas de jogo, todos os quais é completado pela vertiginosa quantidade de opções multiplayer. Vai ser interessante ver onde as pessoas irão migrar para jogar on-line, seja ela a emoção de um Deathmatch, ou a serenidade de aventurar livremente pela cidade com os amigos. Independentemente, este é um pacote que irá manter jogadores verdadeiramente encantados por muito tempo.

As expectativas eram tão elevadas para Grand Theft Auto IV que o jogo se torna nada menos que um dos maiores títulos da história. Com este jogo, a Rockstar expôs a libertar-se dos excessos do passado e, assim criou um game que com certeza será lembrado e servirá de exemplo para muitos jogos do gênero por décadas e décadas.

Créditos: PORTAL DOS GAMES 

Inserido por: deadmx 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

1 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: Cars
Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 554

Usuários Online: 1

Total Online: 555

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS