Chinatown é um bairro do distrito de Algonquim que é habitado somente por chineses. Ao contrário dos moradores dos bairros de City Hall e The Exchange, os moradores de Chinatown são trabalhadores que pertencem a classe baixa. As moradias do bairros vão desde casas comuns até alguns apartamentos. No bairro também é possível encontrar alguns escritórios e muitas lojas que possuem decorações orientais e modernistas.
Á noite o bairro fica bastante iluminado devido a grandes Neons de LED, que lembram a cidade de Hong Kong. O comércio no bairro ocorre graças a algumas lojas que vendem produtos destinados diretamente aos chineses. Em Liberty City, Chinatown é o principal território dos Triads Algonquim.
As origens de Chinatowns em Liberty City começaram por volta de 1860, quando os chineses começaram a migrar para os Estados Unidos. Eles viam principalmente da Colúmbia Britânica e do sul da China e trabalhavam na construção de estradas de ferro. Eles se estabeleciam na área residencial de Liberty City, que atualmente é uma área industrial.
Após isso, houve um outro fluxo migratório de chineses para os EUA devido aos confrontos da Guerra Fria. Os imigrantes que chegaram ao país nesse fluxo migratório, trouxeram alguns traços da cultura vietnamita e quando se passa pelo bairro é possível ver esses traços reproduzidos em muros. O setor industrial de Liberty City começou a perder trabalhadores chineses devido ao fato de muitos deles irem morar no subúrbio da cidade, mesmo assim muitos continuavam naquela área.
Em 1990, com a devolução de Hong Kong a China, o número de imigrantes reduziu um pouco, mas nada muito radical. Dois anos após a devolução da cidade a China, foi criada uma Chinatown em San Fierro, San Andreas onde 20% da população da cidade era de origem chinesa.
Confira outras imagens do bairro:
Créditos: GTA Wiki