Os agentes são uma parte muito importante do jogo, com eles você faz uma diferença enorme no jogo. Aqui uma lista deles, e como usa-los da melhor maneira:
Padre, Cardial, Papa
O Padre, Cardial ou Papa (no jogo respectivamente: Priest, Cardinal, Pope), são agentes religiosos, que espalham sua religião pelo mapa. O Padre serve para queimar heréticos e espalhar a sua religião pela região. O Cardial faz as mesmas coisas, porém pode concorrer a Papa, e o Papa manda em praticamente todo o mundo, porém você nunca pode ter um, quando um de seus cardiais vira Papa, ele passa a fazer parte do 'The Papal States', porém facilita a sua comunicação com ele, o Papa pode lutar em campo de batalha.
Mercante
Ainda não sei ao certo pra que serve, mas quando descobrir, postarei aqui logo.
Membro da família real, rei ou príncipe
No jogo Family Member, King ou Price, essa é uma unidade muito importante, ela pode treinar unidades nas cidades, mercenários fora e ainda lutar em campo de batalha, estimulando as unidades próximas a lutar com vontade. Se o rei for morto em batalha, ele morre mesmo, e é substituído por seu filho, no caso um Príncipe.
Diplomata
No jogo Diplomat, outra unidade de importância tremenda, com ele se pode fazer alianças, declarar guerra, pedir dinheiro emprestado, comércio e muito mais. Para ativa-lo basta chegar eu um exercito, diplomata ou cidade da nação que deseja negociar.
Navios
No jogo, Fleet, são a marinha, pode ser treinada por generais (membros, reis ou príncipes) e lutar no mar, porém nunca em tempo real, só em turnos.
Capitão
No jogo Captain, são como os Generais, porém não podem recrutar na cidade e nem mercenários fora. Também lutam em campo de batalha
Assassino
No jogo 'Assassin', pode matar qualquer tipo de agente, porém as vezes acaba morrendo em missão, ou escapa dela sem matar o alvo.