Jogabilidade
03/05/2010 às 21:53 | 1656 visualizações
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Em Metal Gear Solid 4, o jogador (Solid "Old" Snake) deve mover-se de maneira furtiva e inteligente. O jogo usa uma visão em terceira pessoa com movimentação livre da câmera, mas também permite jogar livremente no modo em primeira pessoa, além de uma visão sobre o ombro que pode ser mudada tanto para o lado direito como para o esquerdo. O sistema de combate corpo-a-corpo (Close Quarter Combat, o famoso CQC da série) foi totalmente remodelado. Muitos elementos de jogabilidade dos títulos anteriores voltaram de forma inovadora: o jogador utiliza uma nova forma de camuflagem chamada "Octocamo", que substitui o sistema de camuflagem utilizado em Metal Gear Solid 3. Sua tonalidade azul-escuro permite ao seu portador misturar-se com o ambiente em apenas alguns segundos. Um novo aparelho em forma de tapa-olho, chamado "Solid Eye" substitui os vários binóculos e intensificadores de imagem dos títulos anteriores e, além do clássico disfarce da caixa de papelão temos um barril de aço. Este barril é capaz de suportar disparos de armas de fogo e pode ser usado para rolar, deixando os inimigos inconscientes por um curto período de tempo, entretanto, deixa Snake enjoado se for usado excessivamente.
O jogo está cheio de flashbacks (na realidade são fotos de eventos passados, lugares, ou personagens) que explicam brevemente os fatos ocorridos nos jogos anteriores e como eles se relacionam com os eventos de MGS4.
Snake é também ajudado por um pequeno robô, o Metal Gear Mk. II (MKII) construído e controlado por Otacon. O pequeno robô é capaz de incapacitar inimigos usando um choque elétrico de baixa-voltagem, como também providenciar reconhecimento de áreas desconhecidas. Para se comunicar com outros personagens, usamos o sistema CODEC, já tradicional na série. O jogo foi desenvolvido com uma nova característica: um "anel de ameaça" branco, que mostra em tempo real a localização de inimigos próximos.
Se o jogador for baleado, cortado e/ou queimado, estes ferimentos ficarão expostos na sua pele. No entanto, os desenvolvedores do jogo decidiram retirar o stress e manter a saúde de Snake, por isso ele usa uma farda protetora ('muscle suit'), permitindo aos jogadores mover-se de forma similar aos jogos anteriores. Snake tem agora um medidor e um índice que substitui a barra de Stamina, usada em MGS3. O índice, "Stress", baseia-se nas condições atuais de combate e clima. Pode fazer com que o Snake vá para o combate "animado", o que aumenta bastante a sua pontaria e reduz o dano recebido. No entanto, este efeito pode eventualmente acabar e causar a Snake um colapso temporário (fumar um cigarro o acalma). O medidor, "Psique", diminui lentamente ao longo do tempo, reduzindo a pontaria e a sua capacidade de recuperar a barra de vida (life bar). Muitos itens do jogo (como o iPod) subirão o medidor, o jogador pode também consumir "regain energy drinks", (bebidas energéticas), comer massa (e rações militares), ou usando compressas em músculos doloridos.
créditos : Wikipédia .
Inserido por: BlackHDz