Uma das partes mais complexas do Minecraft é a Geração do Terreno. Quando eu mudei o jogo de mapas para um mundo infinito, a geração ficou muito mais complicada. O terreno precisa ser gerado assim que o jogador explora, não importa a direção que ele vá.
1) O quão infinito ele é ?
Primeiro de tudo, deixe-me deixar claro algumas coisas sobre mapas infinitos: Eles não são infinitos, mas não tem um limite. O jogo ficará cada vez mais travado e lento em relação a distancia percorrida pelo jogador. O mundo é gerado, salvo, carregado, e processado em pedaços de 16*16*128 blocos . Esses pedaços tem um valor de equilíbrio de aproximadamente 32 bits na distancia negativa de 2 bilhões a positiva de 2 bilhões. Se você passar dessa distancia, as partes que serão carregadas e salvadas também deletarão as partes mais antigas. Se ultrapassar 16 vezes esta distancia as posições de blocos e os itens começarão agir estranhamente.
Estes são os 2 limites do mapa.
A maioria das outras coisas, como a geração de terrenos diversos usam 64 bits duplos para localidade, e fazem muitas coisas sutis. Por exemplo, em distancias extremas, o jogador pode se mover mais lento do que no centro do mundo, devido a erros de arredondamento (a posição tem uma imensa mantissa, o movimento delta tem um pouco, então é cortada mais rápido). O terreno pode também começar a gerar estruturas estranhas como blocos imensos de material sólido, mas eu não tenho visto ou examinado para dizer as causas do problema. O maior problema da distancia é a física que começa a bugar, então o jogador pode cair em blocos de terra ou ficar preso enquanto caminha.
Fonte: Tumblr do Notch