Age of Empires II
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The Conquerors
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Você abre a caixa do Age of Kings: The Conquerors ( AOC ); instala o jogo e, após jogar algumas partidas contra o computador, pensa que a CPU é o mais brilhante e destemido jogador com o qual já tenha cruzado caminhos! Muitas sangrentas batalhas se passaram. Você começa a perceber o quão previsível e rígidas são as estratégias empregadas pela CPU. Você passou dias, semanas e meses testando suas habilidades e perícia, freqüentemente saindo vitorioso em batalhas contra múltiplos jogadores de Inteligência Artificial. Neste ponto você começa a se considerar um Mestre em Estratégia. Pensou até em ser a possível reencarnação de Alexandre o Grande ou Napoleão Bonaparte. Agora você pensa: Mas o jogo é só isso?. Não! Claro que não! A verdadeira razão que tornou Age of Empires, na série de maior sucesso em jogos de estratégia chama-se Multiplayer. No Multiplayer sim, você enfrentará verdadeiros Napoleões e Alexandres. Lá você verá quão medíocre é a Inteligência Artificial da CPU. É jogando contra adversários humanos que você percebe a longa estrada que tem a percorrer no campo da estratégia. Este guia, baseado em textos consagrados e na experiência de jogadores brilhantes, vem ajudar você a compreender melhor a essência das estratégias de combate, que regem qualquer batalha; desde quando o homem arremessou uma pedra pela primeira vez até uma moderna batalha de mísseis. Não importa a Era, nem as tecnologias empregadas. Estratégia, mais do que uma ciência é uma arte, onde os fundamentos são sempre os mesmos, variando-se apenas quanto ao grau de criatividade e o improviso! Não importa se você é um General liderando uma importante batalha real, ou um mortal comum jogando The Conquerors. As idéias se aplicam de mesma maneira.Vamos nessa?
Preliminares Defensivas
Nas fases iniciais do jogo, vemos que diferentes pessoas têm estilos diferentes de jogar. Por isso somos os animais dominantes no planeta. Nossa curiosidade, criatividade e improviso nos fazem diferentes dos nossos primos, os chimpanzés! Mas até mesmo eles têm táticas que diferem uma das outras!
Algumas pessoas gostam de ficar na sua gastando a maior parte de seus recursos em atualizações, fazendo muito pouco no campo militar. Outros gastam seus recursos construindo exércitos e deixando as atualizações para mais tarde. Você tem que focalizar seus esforços em avançar para a próxima Era, mas não pode (nem deve) deixar sua base indefesa. A melhor maneira de lidar com esse dilema é achando uma média entre as duas estratégias, tendo uma dinâmica ofensiva e mantendo uma eficiente defesa.
Você pode tirar vantagens de muitas coisas para se defender de ataques repentinos e inesperados. Barreiras naturais, como árvores, são uma fonte de inestimável valor no bloqueio de exércitos inimigos. Jamais colete árvores de uma floresta que sirva como barreira natural, a menos que não haja outra opção. Neste caso, mantenha constante atenção na coleta, de forma a evitar que seus aldeões abram uma indesejável passagem. Remaneje-os, caso estejam na iminência de abrir uma brecha! Construa algo lá, caso já tenha sido aberta.
Você começa o jogo com a possibilidade de construir palisade wall. Pois as faça! Complemente as barreiras naturais fazendo muros e casas de forma a preencher as brechas existentes. Maimim_Matty sempre fez isso. Casas + paliçadas são uma excelente alternativa para as Dark Ages. Não se envergonhe de murar sua base. Celestial Dawn foi um cara que fez história fazendo isso. Se não for possível murar-se completamente, em mapas como Arábia, pelo menos feche pontos estratégicos de forma a conduzir as tropas inimigas para um ponto de emboscada. _Methos_ST é mestre nisto. Em mapas tipo Mongólia é muito fácil executar as duas operações: murar e criar emboscadas dos tipos: Corredor, Labirinto e Funil. Uma vez chegando à Idade Feudal, escolha com carinho o local para construir torres. Durante a evolução você deve coletar mais pedras, de forma a poder construir mais torres. Construa estas torres próximas aos seus recursos, principalmente nos pontos de coleta de Pedra e Madeira. Coloque as torres de maneira que uma cubra a outra. Treine três ou quatro "spearmen" e três ou quatro "skirmishers". Isto em conjunto com suas torres proporcionam uma razoável defesa. Madeira é abundante no mapa. Se seus lenhadores forem atacados, mude o ponto de coleta. Existe uma boa chance de sua mina de pedra/ouro ficar nas proximidades de uma floresta. Neste caso as torres ali plantadas, terão dupla utilidade.
Se você conseguir construir quatro ou mais torres e canalizar, com muros, os movimentos do exército inimigo de forma a ficarem sob o fogo das torres, então você terá conseguido uma ótima defesa. Nunca se esqueça de que torres e muros são a, provável, única defesa contra o SMUSH. Mas para ter sucesso aqui, o Reconhecimento (ver tópico adiante) é fundamental. Construa Outposts em torno de sua base. Eles detectarão os movimentos inimigos. Caso localize forward builders, mate-os! Não negligencie esta situação, jamais! Mate-os usando o que você tiver disponível no momento, mesmo que seja necessário sacrificar alguns aldeões, você tem que parar o que for necessário e eliminar os malditos "forward builders". "Top Players" chegam a travar verdadeiras Villager Battles quando um detecta o outro nas proximidades. Os Aldeões são uma surpreendente força de defesa no início do jogo. Principalmente depois de pesquisado "Loom". Use-os como tropas defensivas. Eles podem rechaçar até mesmo um ataque de Militia! Cinco aldeões Matam um "Scout" antes que este possa terminar sua última prece. Uma dezena pode derrubar uma torre inimiga num piscar de olhos. É claro que isso tudo atrasa o seu desenvolvimento. Mas vai atrasar também o do inimigo, que desperdiçou recursos. Mas atenção: Aldeões não retaliam automaticamente! Você precisa manobrá-los individualmente! Esteja sempre muito atento aos alarmes do jogo. Outro movimento defensivo importantíssimo é espalhar-se pelo mapa. Quanto maior for sua base mais forte será você! Mais difícil será para seu oponente lhe causar algum dano sério. Mais rapidamente você poderá se recuperar de um ataque. Mais facilmente você poderá implementar uma contra-ofensiva. Espalhar-se pelo mapa é um movimento duplamente efetivo, pois tem caráter defensivo e ofensivo ao mesmo tempo. FOX_Howler que o diga! Na verdade, a única ameaça com a qual você terá que lidar até a Idade Feudal é o "Feudal Rush". Um "Flush" implementado por uma civilização rápida como Maias, Chineses, Hunos, Mongóis e Japoneses é um negócio realmente sério! Mas com todos os elementos defensivos acima, você tem todas as ferramentas para se defender adequadamente. Seja criativo na sua utilização. Mas não fique somente na defensiva. Contra-ataque "ASAP!" O contra-ataque é a forma mais efetiva de defesa existente, desde a aurora da humanidade. Se um "Flush" falhar, o jogo estará praticamente perdido para o "Flusher". Isto porque o esforço de guerra é muito maior para as forças de ataque do que para as de defesa. Por isso a chave da vitória é o contra-ataque! Ele deve ocorrer no momento em que o agressor estiver mais desprotegido, ou seja, exatamente após o aniquilamento de suas forças de ataque. Uma boa tática de contra-ataque é enviar suas forças defensivas que sobreviveram, direto para a base inimiga. Você vai perdê-las é claro. Mas o foco de atenção volta-se momentaneamente para lá. Isto lhe dá tempo para terminar aquele muro que faltava. E de preparar novas unidades de defesa, além de começar a machucar também seu oponente. Isto é muito importante! Ninguém tem condições de atacar em um fluxo contínuo de tropas. Elas sempre virão em levas. No intervalo das levas você deve contra-atacar, visando atrasar o máximo possível à próxima leva. Nestas manobras de contra-ataque seu alvo mais importante é a economia do adversário. Esqueça as unidades militares dele. Se você está contra-atacando é porque militarmente você está mais forte. Então vá atrás dos aldeões. Atormente-os! Os recursos que estes aldeões deixarem de coletar, bem como os recursos usados para repor os aldeões que você matar, não poderão ser usados na produção de novas unidades militares. Se você fizer tudo certo, as levas subseqüentes serão cada vez mais fracas. Até que o inimigo esteja morto! Esta regra vale em todo o jogo! Desde a Idade das Trevas até o minuto final da Idade Imperial.
Preliminares Ofensivas
Você se depara com um dilema já no início do jogo: Onde gastar seus recursos? Defesa? Ataque? Economia? Bom, o equilíbrio é a resposta. Se você planeja montar uma força ofensiva já no início do jogo, faça-o da melhor maneira possível, ou você perderá o jogo. Você precisa pegar seu oponente desguarnecido para ter sucesso. Existem diversos fatores envolvidos em uma ofensiva bem sucedida:
Atacando Rapidamente
Você precisa localizar a base inimiga e atacá-la rapidamente, antes que ele tenha tempo de preparar forças de defesa capazes de fazer frente ao seu ataque! A maioria dos jogadores não espera um ataque muito cedo no jogo e quando isso ocorre, eles resmungam desesperadamente. Use o "Scout" para localizar e mapear a base inimiga. Não existe um momento exato para atacar. Assim que você localizou a base já poderá atacar. Treine algumas unidades e ataque! Melhor ainda se você puder montar uma base avançada dentro da base dele, assim pouca diferença fará se ele estiver se fechando com muros. Novamente o reconhecimento é fundamental. Tente passar desapercebido, pois se o inimigo não sabe que você conhece a sua localização, provavelmente não estará preparado para um ataque tão repentino.
Pegando o Inimigo Desguarnecido
Esta é a chave do sucesso em qualquer ataque prematuro. Se o inimigo souber que você planeja este ataque, ele vai preparar uma defesa que tornará sua tarefa mais difícil. Mesmo que você possua mais unidades do que ele, até que você efetivamente ataque, ele treinará unidades suficientes para conter as suas. Eis mais uma razão para se construir dentro da base dele. E principalmente ficar incógnito até o ataque.
Cercando a Base Inimiga
Logo no início de seu ataque, se a iniciativa foi sua, a probabilidade de o inimigo ter alguma construção além do perímetro de sua base é remota. Então inicie uma série de construções em torno da base que você certamente já mapeou. Construa casas, torres, mercado, quartéis, estábulos e qualquer outra construção. Maimim_Matty sabe fazer isso como ninguém. Cercando a base inimiga desta forma, você será alertado sobre os movimentos evasivos dele. Não somente alertado, como também poderá determinar de forma relativamente precisa o rumo que os aldeões fugitivos estão tomando. Você saberá de antemão que aqueles aldeões vão se estabelecer próximo a fontes de recursos cuja localização você já deve conhecer.
Interrompendo a produção
Vá atrás dos aldeões primeiro. Evite as forças de defesa se existirem. A economia é a espinha dorsal de qualquer esforço de guerra. É ela que você precisa quebrar. O inimigo gasta a maior parte dos recursos produzindo aldeões para incrementar sua economia. Se você matar muitos aldeões, mesmo que suas tropas sejam destruídas, ainda assim você terá manobrado no sentido de atrasar a evolução e a economia dele. Isto lhe dará uma pequena, mas importante margem estratégica no jogo. Não desperdice essa vantagem conquistada, continue atacando e ampliando-a cada vez mais rumo à vitória.
Mantendo a Sua Economia
Enquanto atacando, nunca se esqueça de gerenciar e atualizar constantemente sua base e sua economia. Mesmo no meio de intensas batalhas, um clique num "upgrade" econômico não toma tanto tempo assim e seus resultados são importantíssimos. Vemos o quanto um "upgrade" econômico é importante analisando os Vikings. Eles estão sendo considerados a Civilização mais forte do AoK, isto porque têm uma economia poderosíssima a partir da Idade Feudal, com os "upgrades" de Carrinho de mão e Carreta automáticos. Muitos Top Players estão deixando de jogar com Chineses (os mais rápidos) e jogando com Vikings (economia mais sólida). Portanto, não espere para atualizar após o termino de uma acirrada batalha. Atualize imediatamente após alcançar os recursos necessários para ele. Isso vai fazer uma diferença enorme minutos mais tarde. No The Conquerors os Maias também têm uma sólida economia. Tão rápidos na evolução quanto os Chineses, serão sem dúvida alguma um duríssimo rival e logo se estabelecerão como uma das civilizações mais temidas do The Conquerors.
Evitando Torres
Inicialmente evite as torres. Mas após derrotar as forças de defesa, geralmente os aldeões inimigos buscam refúgio nelas. Lembre-se que nas fases iniciais as torres não conseguem atingir alvos na sua base. Se houverem duas ou mais torres dando cobertura entre si, divida o grupo de ataque por igual entre as torres. Você perderá várias unidades, mas derrubá-las é um passo importantíssimo para a desestabilização completa das defesas inimigas. Mas só ataque às torres depois de derrotar as forças móveis de defesa. Se as tropas de defesa se refugiarem nas torres continue caçando aldeões tranqüilamente.
Lidando com Town Center
O Centro de Cidade deve ser evitado. Não há quase nada que você possa fazer nas etapas iniciais. Somente armamento pesado como aríetes, podem fazer algo. Portanto deixe o TC para a Idade do Castelo. Mas existe sim uma remota possibilidade. Se você conseguir evitar que os aldeões guarneçam o Centro de Cidade então estará aberta a possibilidade de um movimento tão importante quanto comer a Dama no Xadrez. Derrubar um TC na Idade Feudal é um feito digno de nota, do qual o inimigo poderá não se recuperar mais. Mas você só conseguirá com muitas unidades de infantaria, no caso, "Men At Arms". Caso o inimigo seja Persa, fique longe, bem longe do TC. Tanto no caso do TC como das Torres, os upgrades de Armadura e Ataque são indispensáveis.
Usando Torres Ofensivamente
Este é, sem dúvida alguma, um grande reforço às tropas móveis de ataque. Uma torre estrategicamente plantada nas proximidades das fontes de recursos do inimigo vai levar a ele sérios problemas. O "Tower rush" é uma estratégia muito efetiva no AoK. As torres são o complemento ideal para garantir o sucesso de qualquer movimento ofensivo. Quando uma leva de ataque for aniquilada, as torres continuarão lá, ocupando o inimigo. As torres coreanas a partir da idade do Castelo podem ser uma eficiente arma de apoio às forças de ataque.
Tendo Sorte
A sorte é um fator com influência gigantesca nos resultados dessas ofensivas preliminares. Você pode ter a sorte de o inimigo não perceber de imediato que está sendo atacado. Com sorte, você poderá matar muitos aldeões antes que ele esboce uma reação. Sem sorte, seus forward builders podem ser flagrados pelo inimigo. E mesmo que você não tenha sorte, quebrar a economia dele pode lhe dar a vitória.
Mas cá entre nós: Você quer realmente confiar na sorte? Ou você quer vencer de forma incontestável, provando que, embora não sendo a reencarnação de Alexandre o Grande, ao menos terá vencido por seus próprios méritos?
Se este é o seu caso, então vamos continuar a jornada, agora vem a melhor parte.
Combate
A Arte do Combate
Combates inteligentes significam conhecer antecipadamente as intenções do inimigo e dificultar não somente seus movimentos nesse sentido, como suas habilidades em obter recursos para implementá-la.
Guarde bem este parágrafo. Ele é o mandamento número 1 dos grandes comandantes. Vamos esmiuçar em detalhes os procedimentos necessários para isso:
Reconhecimento
Numa guerra existem vencedores e vencidos. Ao longo dos anos, sempre houve um fator que mudava a maré a favor de um dos lados. Na maioria dos casos, o lado com o melhor Reconhecimento emergia como vencedor. As vantagens de um bom reconhecimento são indiscutíveis. Pense no poder que você teria se pudesse saber, o tempo todo, tudo o que seu inimigo está fazendo ou planejando. Você poderia saber de coisas como:
Aí está bem clara a alma de uma ofensiva. O improviso mais criatividade geram o inesperado; o elemento surpresa com o qual Alexandre pegou Dario. Todo ataque tem que ser inesperado em todos os seus aspectos: seja quanto ao momento do ataque, seja quanto a sua composição, seja quanto à direção de onde é desfechado. Para os movimentos de ataque, não existem receitas. Os exemplos acima mostram porque. Mas uma regra é sagrada: quanto mais variado for o exército agressor, mais difícil será se defender dele. Pense nisso! Contra Ataque Quando você sofre um Flush, é mister contra-atacar o mais cedo possível. Jamais espere para lançar um contra-ataque. Assim que você derrotar a primeira leva do agressor, envie suas tropas remanescentes diretamente para o coração da base inimiga. Assim você transfere o foco de tensão para lá. Ganha tempo para preparar uma força de defesa ainda mais forte. E convence o inimigo a pensar duas vezes antes de mandar nova "Strike Force". Esta é de longe a mais eficiente técnica de defesa. Isso porque não só preserva a sua estrutura, como causa danos à estrutura do inimigo, balançando a autoconfiança dele. Contra-ataque é uma forma inteligente e eficiente de defesa. É também uma ótima tática de intimidação, pois o próximo exército inimigo será divido em dois. Uma parte dele vai ficar na defesa. E a parte que te atacar, será com certeza menor. Contra-atacando constantemente, você poderá reverter qualquer resultado. Eu venci uma difícil partida no RoR basicamente me utilizando de técnicas de Contra-ataque e Expansão Ofensiva aliadas a um bom Timing. Jogando com Minoano em Planalto, portanto civilização lenta e inadequada, por falta de água; enfrentei um expert em Assírios, que em Planalto era considerado civilização rápida. A cada leva de Bigas Assírias derrotadas por meus Camels e Composites, eu enviava imediatamente o que sobrava para a base Assíria, sem perda de tempo. Aos poucos os combates migraram para o meio do mapa. E posteriormente para dentro da base Assíria. Até que sem possibilidades de reação e sofrendo um novo e inesperado contra-ataque de Composites e Stone throwers, pela retaguarda, oriundos do meu posto avançado, o Assírio Resignou. Embora não seja uma partida de mestres, é um bom exemplo do que as técnicas de Contra-ataque, Timing e Expansão Ofensiva podem fazer numa batalha! Que pena que não pôde ser gravada! Timing Timing é o senso do momento exato de uma ação ou reação. Muitas batalhas podem ser vencidas graças a um timing correto. Outras podem ser perdidas por erros de timing. Como no Tópico Ataque, timing não tem receita. É o bom senso que define a hora exata de se fazerem coisas. É um senso muito subjetivo, diga-se de passagem. Mas é importantíssimo no AoK-TC e em qualquer disputa de qualquer tipo. Existem momentos em que você precisa juntar forças para atacar. Isso porque somente um exército enorme poderia causar o efeito desejado. Mas em outros momentos, é melhor enviar cada unidade diretamente para o front. Não há como definir isso, somente a experiência vai ensinar as regras de timing. Foi o Timing do Alexandre que ajudou a derrotar os Persas. Quando ninguém esperava um ataque macedônio, Alexandre atacou. Quando Dario e seus generais imaginavam que se Alexandre atacasse, o faria durante noite; Alexandre atacou de dia, quando as tropas de Dario estavam sonolentas e desgastadas pela longa noite de prontidão. Isso é Timing. Ele vem de dentro. Não se aprende nas escolas. Mas de modo geral, se sua ação surpreendeu, ou não era esperada para aquele momento ou aquele local, então o Timing foi correto. Se você atacou com uma força imensa e não conquistou o resultado esperado, então seu timing foi errado. É o máximo que posso dizer. Cidade Fantasma No auge das batalhas, muitas vezes você nem percebe, que a base que tenta destruir desesperadamente, não tem importância estratégica nenhuma para o resto do jogo. O inimigo já exauriu todos os recursos dela e já a abandou faz tempo. E você está lá perdendo tempo e tropas, lutando contra torres e castelos abandonados. Isto é o que se chama de Cidade Fantasma. Não perca tempo. Suas tropas serão mais úteis em outro front. Aprenda a distinguir entre uma base na iminência de ser destruída e uma cidade fantasma. Alguns Smart Players poderão engana-lo mantendo sua atenção em uma cidade fantasma. Da mesma forma a recíproca é verdadeira. Você conquistará minutos preciosos mantendo o inimigo entretido em uma base que já não lhe serve mais. Durante a primeira metade do jogo é muito importante você destruir todos os elementos que funcionem como radar para o inimigo. Mas na metade final isso não vai fazer muita diferença, pois o mapa inteiro já deve ser de conhecimento de todos. Momento Crítico O tempo de espera na evolução para Idade do Castelo e para a Idade Imperial é um momento crítico durante a partida. Uma evolução prematura pode significar a derrota ou vitória, em alguns casos. Se você estiver sob intenso Feudal ou Castle Rush, talvez evoluir para a próxima idade não seja a melhor solução. Nessas horas é melhor engrossar suas tropas e deixar a evolução para mais tarde, quando você estiver iniciando um violento contra-ataque, por exemplo. Este é um tema muito controverso. Por um lado temos os defensores do Fast Castle, Fast Imperial, Fast tudo. E por outro temos os defensores do Power Up. O lado Fast procura chegar à Imperial no menor tempo possível e a qualquer custo Contrariamente, os adeptos do Power up preferem chegar à Imperial em segurança, mesmo que 10 minutos atrás de seu inimigo. O Fast Pode chegar à Imperial em menos de 25 minutos, completamente desestruturado. Da mesma forma o Power pode chegar tarde demais, apenas a tempo de assistir seu funeral. Acredito que o melhor seja mesmo o equilíbrio entre as duas correntes. Você escolhe seu estilo. Mas existem momentos em que evoluir é imprescindível. Quando você não consegue superar ou conter as forças inimigas com seu atual estágio de evolução e tecnologias, então a saída é mesmo avançar de idade, mesmo que isso signifique gastar recursos que você poderia usar na ampliação de seus exércitos. Assegure-se de quanto chegar lá, você tenha recursos para adquirir as tecnologias pelas quais você evoluiu. Se você falhar nestas estimativas, será um candidato a perder o jogo. Lembre-se, já estava difícil antes de você evoluir, imagina agora se você não tiver recursos. Sem dúvida alguma uma das metas do jogo é a evolução, mas faça-a com muito bom senso. Epílogo Neste artigo foram descritos truques, estratégias, táticas e técnicas que lhe permitiriam vencer qualquer oponente no IRC. Mas a chave da perfeição é a prática constante. Se não der certo de inicio, não desanime. Continue praticando. Vai chegar um momento que todas estas ações serão naturais para você. Todos os Top players utilizam os mesmos recursos expostos aqui. É a experiência, aliada à criatividade e improviso que os tornam Top Players. Se depois de tudo isso você se deparar com um oponente que avança até a Idade do Castelo mais rápido e usando uma Civilização mais lenta que você, não quer dizer que ele trapaceou. Provavelmente é muito melhor que você! Isto porque joga com seriedade há mais tempo. Então... mãos à obra. Com The Conquerors muita coisa mudou no estilo de jogar, nas forças e fraquezas de cada Civilização, mas as idéias aqui expostas continuarão valendo, por toda a existência da humanidade! Não sou eu que digo isso. É a nossa história que nos prova.
Inserido por: Vinnieh
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