» Cadê o Game » Notícias » Games » Curiosidades » O primeiro jogo do mundo

O primeiro jogo do mundo

07/08/2010 às 13:06 | 1351 visualizações

100% 0%
Bom todo mundo aqui tem uma coisa em comum.....gosto por jogos, não importando quais. Andei pesquisando e achei a história sobre games e rachei interessante postar a história do primeiro game do mundo!

Em 1958:
O primeiro jogo para computadores é criado nos Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory. O programa se chamava Tênis para Dois e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte. Um ponto piscando representava a bola os jogadores controlavam seu movimento por cima de uma linha vertical que representava a rede. Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas da 'bola' e da 'quadra' de tênis, numa vista lateral. O jogo nunca saiu do laboratório.

Em 1958 o físico William Higinbotham que havia trabalhado na primeira bomba atômica transformou duas linhas rudimentares e uma bola na primeira experiência interativa de entretenimento em computador.

Em 1961, porém, Steve Russell e alguns amigos criam Spacewar! no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um jogo de espaçonave que utilizando conceitos reais de física como vetores e gravidade, tornou-se um tremendo sucesso no MIT, fosse para os funcionários ou para os visitantes. Fato interessante: ainda hoje há muita controvérsia sobre o verdadeiro inventor do videogame. Para muitos foi Wily Higinbotham, mas para tantos outros, como sua invenção foi feita em um osciloscópio e não em um computador, além de não ter sido patenteada, Steve Russell é quem seria o verdadeiro “pai” dos videogames. Controvérsias à parte, graças à imaginação destes dois homens inúmeras pessoas puderam se divertir horas a fio, e cabe realmente a eles uma menção honrosa por seu pioneirismo.
Brown Box, criado por Ralph Baer
Brown Box

De qualquer maneira, ninguém ainda tinha realmente ganhado dinheiro com esta invenção, até que em 1968, Ralph Baer cria uma novidade: o console de videogame, aparelho que permitiria à pessoa jogar na TV de sua própria casa. Patenteando sua idéia e batizando seu protótipo de “Brown Box”, ele a oferece a várias empresas de aparelhos eletrônicos, e firmando contrato com a Magnavox, faz chegar às lojas norte-americanas o Odyssey 100, o primeiro console de videogame da história!
Odyssey 100, da Magnavox
Odyssey 100

O Odyssey 100 na verdade era muito simples: com apenas 12 jogos diferentes, vinha com folhas de papel para se anotar os placares (!) e cartões plásticos para colocar na tela, com a função de simular os cenários (campos de tênis, hóquei e futebol americano, por exemplo). O videogame de início vendeu bem, mas como não apresentava mais nada de novo, foi perdendo o interesse do público. As coisas pareciam meio sem saída para os videogames, até que surgiu em cena Nolan Bushnell, aquele que seria o futuro fundador da Atari!

Créditos: evandro GtA 

Inserido por: Evandro GtA 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

2 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: xHebelx   Free Bird

Comentário por xHebelx (REGISTERED)

Msm 100 imagens foi um Bom Post!
;)

enviado em 09/08/2010 às 12:42

Comentário por Tommy (Contribuidores)

imagens?

enviado em 08/08/2010 às 09:10

Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 660

Usuários Online: 2

Total Online: 662

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS