Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Tommy »

Achei essa matéria no site misteriosdomundo.com.br , e achei que seria legal compartilhar com vocês xD

Tempo

Pode parecer uma pergunta tola, mas você sabe explicar o que é o tempo? O passado já não existe mais, o futuro nunca chega e o presente voa tão rápido que parece que não tem nenhuma extensão, ou seja, nem passado, nem presente nem futuro existem. O presente só existe para virar passado e quando o futuro chega, já virou presente.

“Uma ilusão. A diferença entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.”

Albert Einstein

Essa é uma pergunta que tem intrigado os cientistas ao longo dos séculos e dificilmente chegaremos a uma conclusão do que é o tempo precisamente. Para o ser humano, ele é apenas um fator psicológico, uma sensação derivada do movimento, ou seja, uma ilusão. Movimento e tempo pode ser apenas uma única coisa e o espaço está diretamente ligado ao tempo.

De onde veio a primeira partícula que originou o Universo?

Entender o tempo dá no mesmo que (tentar) entender como surgiu a faísca que deu origem ao Universo, ou melhor dizendo, ao Big Bang, ou seja lá o que tenha originado o Cosmos.. Cientificamente falando, o que havia então antes do tempo e espaço ter surgido se não havia nada? Algo teve de criar a primeira matéria e o espaço por onde as galáxias se expandem, tiveram de vir de algum lugar ou ser criadas por algo.

A teoria do Big Bang afirma que o Universo começou aonde você está agora, ou seja, todos os lugares estavam no mesmo lugar e esse lugar é infinitamente menor que o pingo desse i e fora dele não havia tempo nem espaço nem nada, mas o que nem mesmo os cientistas conseguem entender é como esse ínfimo lugar surgiu, se não havia nada.

O Universo é finito, mas o que há depois dele? Outros universos? Fato é que nunca chegamos e estamos longe de chegar próximos aos limites do Universo.

Buraco Negro

Bom, tudo isso é além da compreensão humana. Parece tudo uma abstração sem sentido. Tão difícil quanto tentar esclarecer o surgimento do Universo e do que havia antes dele é imaginar o que há por dentro de um buraco negro.

http://4.bp.blogspot.com/-ljAArblG6wE/T ... +Negro.jpg

Quanto maior a gravidade, menor a velocidade com que o tempo passa para você. Imagine-se ao lado de um buraco negro (sem ser destroçado), um segundo ali equivaleria a bilhões de bilhões de anos para quem ficou na Terra. Caso você entrasse em um e pudesse sair, veria que, lá fora, o Universo já teria acabado, mesmo que tivesse durado para sempre. Um buraco negro é o fim do tempo, capaz de destruir e sugar tudo o que está a sua volta, nem mesmo a luz é capaz de escapar. O que acontece dentro desses monstros, criados a partir da morte de uma estrela, ninguém consegue explicar. Ali as leis da física não se aplicam.

Outros universos

Se analisarmos bem, os buracos negros são algo bastante semelhante ao que a ciência chama de Big Bang, ou seja, podemos até imaginar que um buraco negro pode ser uma espécie de portal para outros universos, gerando espécies de universos pais e filhos, mas isso também não responde de onde veio o primeiro universo. Mais uma teoria que acaba gerando o mesmo paradoxo do Big Bang.

Mecânica quântica e o(s) universo(s)

Um rinoceronte pode estar na sua cozinha nesse exato momento. Isso não é brincadeira, é uma teoria científica já comprovada e bastante difícil de explicar e entender: a física quântica. O objetivo dessa complexa ciência é desvendar os mistérios de zilhões de partículas subatômicas a uma temperatura de centenas de trilhões de vezes mais quente que o Sol. É um superzoom em espaços muito menores que o núcleo de um átomo.

Nesse mundo quântico, as partículas surgem e desaparecem do nada, podem estar em dois lugares ao mesmo tempo e atravessar uma parede, por exemplo. O rinoceronte citado no começo do tópico podem se materializar do nada em qualquer lugar porque muitas partículas podem surgir do nada e em qualquer lugar, e dada uma combinação de partículas em sincronia extremamente difícil, mas não impossível, materializar um rinoceronte. É verdade que é muito, mas muito improvável mesmo, talvez nem mereça consideração.

E onde isso se encaixa no universo? Simples, imagine? o Universo é uma cassino gigante onde cada partícula subatômica é uma roleta. Para ganharmos nesse cassino, é preciso que todas as roletas (tente imaginar quantas) deem o mesmo número. Impossível, é verdade, ou melhor, quase impossível, se não fosse um pequeno detalhe: estamos falando de escalas de tempo infinitamente maiores que os 14 bilhões de anos do Universo. Segundo essa teoria, dependendo do tempo que se passa jogando, pode ser que o resultado das roletas da flutuação quântica gera algo surreal: uma bolha de matéria e espaço que se expande rapidamente até se desprender do tecido original, algo como um Big Bang. Segundo essa teoria, foram as partículas subatômicas, que numa ínfima possibilidade, acabou originando a partícula que deu origem ao Universo. E pelo Universo afora, pode acontecer isso, nascendo outros e mais outros, confirmada essa ínfima possibilidade no mundo quântico.

Mas como as partículas surgem e desaparecem do nada? Segundo físico David Deutsche: “Infinitos universos paralelos“. Segundo ele, a interação com partículas de outros universos no mundo subatômico é a única explicação plausível para essa terra sem lei que é o mundo quântico. Mas parece que mais uma vez, caímos no mesmo problema: de onde veio a primeira partícula subatômica? Pensar nisso pode nos deixar louco, é melhor partir para outro caminho. Só para confundir um pouco mais, segundo Deutsche, vivemo num Universo paralelo, se você está lendo esse texto agora, lá pode ser que você esteja tomando um café. Aí, no momento que você decide se vai se levantar ou continuar lendo, sua consciência vai para o Universo que contém a realidade escolhida. Coisa de louco, hein?

Fonte: http://misteriosdomundo.com/misterios-q ... lucionados

andreasfreak
Editor Chefe
Editor Chefe
Mensagens: 2867
Registrado em: 11/03/2010 17:30
Sobre: Chamo-me Tiago, sou português e sou fã da série GTA.
Já completei a 100% sem cheats todos os 5 GTAs da era III, e agora
finalmente comprei uma PS3! (lol)
__________________________________
Legado para os hotsites do Cadê o Game:

18º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA San Andreas
14º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA IV
7º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA V
5º lugar no Ranking de Contribuidores do NFS Most Wanted
4º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Vice City
3º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Advance
3º lugar no Ranking de Contribuidores do Manhunt 2
2º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 3
2º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA CW
1º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA III
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 2
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Midnight Club III

Quaisquer dúvidas sobre GTA:
MANDE MP PARA MIM QUE EU TENTAREI ESCLARECER!
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://media.rockstargames.com/rockstar ... 0x1024.jpg
Localização: Leiria, Portugal
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por andreasfreak »

Nossa, louco isso cara. Verdade que a teoria do Big Bang é o maior paradoxo do mistério da vida e da matéria... possivelmente (se não aparecer um outro Einstein por esses dias...lol) nunca iremos desvender esse mistério.

E essa coisa do buraco negro sempre me fascinou desde pequeno... eu imaginava aquilo como uma espécie de "mega aspirador" em forma de buraco, que suga tudo que tiver em seu redor. Mas, se ele suga "tudo", para onde vão essas coisas sugadas?
Ou melhor: onde ou como será o "outro lado" do buraco negro (se é que ele tem um outro lado...)?
É tenso demais tentar achar respostas para o funcionamento dos buracos negros cara... para mim é. E o pior é que é impossível explorar o interior de um buraco negro, pois assim que algo entra dentro dele, é como se deixasse de existir.
Portanto, é humanamente impossível para o Homem alguma vez poder explorar um buraco negro... mas se fosse possível fazer isso, de certo que iriamos descobrir muitas respostas para estas perguntas...

E essa teoria dos universos paralelos é bem interessante. Se eu entendi bem, significa que existem vários universos paralelos, e conforme aquilo que acontece em cada um deles, nós seguimos e fazemos coisas diferentes... é como uma vida paralela, ou como se tivessemos um irmão gémeo... mas sem saber :shock:

jhony91

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por jhony91 »

Tommy escreveu:Só para confundir um pouco mais, segundo Deutsche, vivemo num Universo paralelo, se você está lendo esse texto agora, lá pode ser que você esteja tomando um café. Aí, no momento que você decide se vai se levantar ou continuar lendo, sua consciência vai para o Universo que contém a realidade escolhida. Coisa de louco, hein?
parece ate aquele episodio do futurama q o professor la faz uma caixa com um universo dentro dela e eles fazem tudo ao contrario...

maneiro

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Tommy »

Pois é cara, muita doideira D:
Ah, outra teoria que vi, é que podemos viajar no tempo, e que fazemos isso o tempo todo, lol
Deixe-me explicar.
Você está na cadeira do PC e sua mãe te chama. 2 Segundos depois do chamado, você se levanta e vai até sua mãe. Mas em outra hipótese você poderia esperar mais 4 segundos antes de se levantar, certo?
Pois bem, tecnicamente, se você levantar no segundo 2, você viajou no tempo, porque fez algo antes do que poderia ser feito, e viu algo que aconteceu antes que alguém pudesse o ter visto, na hipótese do segundo 4.
Logo, ao escrever esse texto, você pode estar viajando no tempo, lol

andreasfreak
Editor Chefe
Editor Chefe
Mensagens: 2867
Registrado em: 11/03/2010 17:30
Sobre: Chamo-me Tiago, sou português e sou fã da série GTA.
Já completei a 100% sem cheats todos os 5 GTAs da era III, e agora
finalmente comprei uma PS3! (lol)
__________________________________
Legado para os hotsites do Cadê o Game:

18º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA San Andreas
14º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA IV
7º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA V
5º lugar no Ranking de Contribuidores do NFS Most Wanted
4º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Vice City
3º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Advance
3º lugar no Ranking de Contribuidores do Manhunt 2
2º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 3
2º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA CW
1º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA III
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 2
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Midnight Club III

Quaisquer dúvidas sobre GTA:
MANDE MP PARA MIM QUE EU TENTAREI ESCLARECER!
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://media.rockstargames.com/rockstar ... 0x1024.jpg
Localização: Leiria, Portugal
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por andreasfreak »

Legal isso Tommy, então se eu entendi, sempre viajamos no tempo toda vez que nos adiantamos de alguma forma a fazer algo, como nesse exemplo que você deu. Mas é meio confuso msm...


_________________________________________________
LOL , toda esta intriga me lembrou da famosa pergunta:
Quem nasce primeiro: o ovo ou a galinha? :mrgreen:

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Tommy »

Aí só deus sabe -q

A propósito, sempre que vc faz qualquer coisa vc ta viajando no tempo, pois tem como fazer antes ou depois, entendeu? (lembrando viajar no tempo, passado e futuro)
Enfim, é muito difícil de entender esse mistério do buraco D:

killerboy
VIP
VIP
Mensagens: 2591
Registrado em: 10/02/2008 20:08
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: 2F4F4F
Imagem de Fundo: http://i48.tinypic.com/aagens.jpg
Localização: RS

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por killerboy »

acho que isso seria mais pra se adiantar do que viajar no tempo, até onde eu sei só seria possível viajar no tempo com algo mais rápido do que a luz.

Essas questões de o que havia antes do big-bang, a religião diz que foi Deus, as leis da física não se aplicam onde não há matéria. Mas lembrando que isso não passa de mais uma teoria, assim como a existência de buracos-negros, universos paralelos, etc. Se curtem esse assunto, recomendo assistirem o canal History Channel.

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Tommy »

killerboy escreveu:acho que isso seria mais pra se adiantar do que viajar no tempo, até onde eu sei só seria possível viajar no tempo com algo mais rápido do que a luz.

Essas questões de o que havia antes do big-bang, a religião diz que foi Deus, as leis da física não se aplicam onde não há matéria. Mas lembrando que isso não passa de mais uma teoria, assim como a existência de buracos-negros, universos paralelos, etc. Se curtem esse assunto, recomendo assistirem o canal History Channel.
Pois é, tem outra teoria que diz que o universo se move na velocidade da luz, então, com o seu movimento, você está mais rápido que a velocidade da luz, se locomovendo no tempo.

379Felipe
Moderador
Moderador
Mensagens: 2618
Registrado em: 04/01/2010 14:45
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/X1cB6rX.png
Localização: Oddworld
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por 379Felipe »

Cara, cada uma teoria que vejo!

E esses negócios parecem ser interessantes.

Se eu pensar muito nisso, minha cabeça pode pegar fogo, lol

Mas isso tudo é muito interessante =)
andreasfreak escreveu: LOL , toda esta intriga me lembrou da famosa pergunta:
Quem nasce primeiro: o ovo ou a galinha? :mrgreen:
Falta uma teoria para isso também, lol

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Stiglitz »

eu ja tinha lido sobre isso de universos paralelos, e nao é coisa de louco, até que tem uma logica... mais é muito complexo, nem eu mesmo entendi direito

Beltway
Difficulty: Hard
Difficulty: Hard
Mensagens: 342
Registrado em: 11/11/2011 20:42
Sobre: Roupa preta, máscara de gás preta com olhos azuis.
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Raccoon City
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por Beltway »

nessa teoria no big bang nao acredito, acredito na de Deus :mrgreen: :roll:

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por deadmx »

Só não pode esquecer que qualquer um pode inventar uma teoria ;)

Quanto ao buraco negro e física quântica acredito que poderemos saber a resposta com avanços tecnológicos.

Já o tempo não é mistério, é abstrato, logo é idiossincrático. Estamos tão acostumados com ele que as vezes esquecemos disso. Quanto ao tempo como grandeza física ele é bem definido, nas áreas onde é utilizado. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo ótimo texto)

BunaO
VIP
VIP
Mensagens: 3221
Registrado em: 03/07/2008 17:38
Sobre: a sei lah.
Cor de Fundo: 123456
Localização: Dourados - MS

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por BunaO »

Cara, particularmente, não acredito em mundos paralelos.
Tipow, não digo que não existem, mas acho que são diferentes dos nossos.
Segue o exemplo.
Supondo que eu consigui nascer no mundo 1 (que está no universo 1), então cresci e na escola conheci a Julia, crescemos e tudo mais e tivemos uma filha chamada Joana. Ok.
Agora, supondo que eu consegui nascer no mundo 2 (no universo 2), mas no dia que eu ia conhecer a Julia, faltei, pois no texto diz que num mundo vc faz uma coisa, no outro vc faz outra, pois bem, logo eu não á conheci. Dias depois conheci a Roberta, crescemos, nos casamos e tivemos uma filha chamada Diana.
Logo:
Julia ≠ Roberta
e logo:
Joana ≠ Diana.

Logo, não tem como eu existir em dois mundos...

JillValentine
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 769
Registrado em: 07/12/2011 16:30
Sobre: Sou sobrevivente aos ataques de Raccoon City e um dos fundadores da B.S.A.A, estou em uma luta constante para salvar o mundo das ameaças zombies e do caos total.
Imagem de Fundo: http://images.wikia.com/residentevil/im ... remake.jpg
Localização: Raccoon City

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por JillValentine »

Prefirro nem pensar, vou vivendo normalmente, não precisso achar solução pra isso, ou ganhar o que descobrindo ?

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Mistério que talvez nunca sejam solucionados!

Mensagem por deadmx »

BunaO escreveu:Cara, particularmente, não acredito em mundos paralelos.
Tipow, não digo que não existem, mas acho que são diferentes dos nossos.
Segue o exemplo.
Supondo que eu consigui nascer no mundo 1 (que está no universo 1), então cresci e na escola conheci a Julia, crescemos e tudo mais e tivemos uma filha chamada Joana. Ok.
Agora, supondo que eu consegui nascer no mundo 2 (no universo 2), mas no dia que eu ia conhecer a Julia, faltei, pois no texto diz que num mundo vc faz uma coisa, no outro vc faz outra, pois bem, logo eu não á conheci. Dias depois conheci a Roberta, crescemos, nos casamos e tivemos uma filha chamada Diana.
Logo:
Julia ≠ Roberta
e logo:
Joana ≠ Diana.

Logo, não tem como eu existir em dois mundos...
É mais complicado que isso, a questão dos universos paralelos é que matematicamente devem existir universos paralelos, mas a nossa compreensão lógica não nos permite entender isso pois vivemos no "universo" tridimensional e não conseguimos compreender 4 dimensões ou mais, somente com artifícios matemáticos, como eu disse antes.

Por ex: se você vivesso em um universo de 2 dimensões, uma folha de papel por ex, é impossível você compreender, enxergar e se mover no espaço tridimensional, que corresponderia a você empilhar infinitas folhas de papel.

Se admitirmos que existe ao menos mais uma dimensão você teria que ter infinitos universos em 3 dimensões compondo esse universo em 4 dimensões.

OBS: A questão de dizer que você faz uma coisa em um e outra noutro, é para explicar que não são universos idênticos, e não necessariamente você está em todos eles.

Responder