Configurando Placas de vídeo ATI

Informações, dúvidas e tutoriais em geral sobre Informática
Responder
Yarkan
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 248
Registrado em: 20/05/2008 00:17
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(

Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por Yarkan »

Neste Tutorial explicaremos como ajustar a sua placa gráfica de acordo com as necessidades que você perceber melhor.

Antes iremos explicar algumas coisas fundamentais... No mundo digital, não existe círculos... O que quero dizer com isto?
Quando você etstá jogando um game de corrida e você olha por exemplo para as rodas do carro, você as vê redondas. Mas elas na verdade não são. O computador gera linhas em pixels que formam as coisas. Como os pixels são minúsculos é dificíl de perceber os detalhes que formam as geometreias. Então uma roda possui uma quantia de pixels que são quadrados e são organizados de forma a ter a aparência de uma circunferência perfeita.

As placas de vídeo possui uma 'arquitetura' tecnológica que projetam as imagens e faz um trabalho bem feito. No entanto, as placas de vídeo não fazem isso sozinhas. Elas contam com instruções em códigos que ajudam a trabalhar melhor com os objetos. É através do driver de vídeo que podemos também definir o desempenho da placa de vídeo.

Placas de vídeo bem simples tem como opções para ajuste: Desempenho ------------Qualidade

Quando você altera a configuração para desempenho, pode notar que alguns objetos nos jogos não são bem visualizados, mas percebe-se que a placa pasa a gerar mais quadros deixando o lag a extinção dependendo do game. Ao ajustar para qualidade pode se notar que os objetos passam a ter uma qualidade melhor de visualização, mas a taxa de quadros gerado pela placa de vídeo cai e o game passa a apresentar lag.

Placas de vídeo mais sofisticadas possui um menu de configuração com mais opções veja um exemplo abaixo:

ANTI ALIASING
ADAPTIVE ANTI ALIASING
ANISOTROPIC FILTERING
MIPMAP DETAIL LEVEL

Todas as opções acima tem como opção de ajuste: Desempenho -----------------Qualidade
Algumas ainda pode dispor de uma opção: "Deixar que o aplicativo decida".

Anti Aliasing: Controla o nível de suavização do serrilhado podendo deixar objetos esféricos com uma visualização melhor.
Adaptive Antialiasing: Controla a definição de detalhes pequenos e talvez distantes demais para srem visualizados melhor, como uma cerca de ferro ou um portão por exemplo.

Anisotropic Filter: Controla a qualidade de partículas e poeiras.

Mipmap Detail Level: Controla o nível de qualidade de algumas texturas como rachaduras no chão, sujeira, buracos, etc...

Normalmente as placas de vídeo ATI vem configuradas com nível balanceado para todas as funções acima.
Quanto maior for as configurações de qualidade mais cairá a taxa de quadros e maior será o lag. O efeito será contrário se fizer o contrário da última afirmação. Lembre-se até as placas de vídeo topo de linha de hoje em dia não garantem qualidade sem lag.

L.M.
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 2187
Registrado em: 24/04/2008 21:15
Sobre: Não tenho o que escrever sobre mim atualmente.
Cor de Fundo: F0F0F0
Contato:

Re: Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por L.M. »

Você saberia me explicar se essa placa é "compatível" para rodar os jogos de PS3, xbox360, sem problemas????
To precisando fazer um upgrade no meu PC pra rodar esses tipos de jogos, pq se não to perdido!!

reptar

Re: Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por reptar »

Lucas Mattos escreveu:Você saberia me explicar se essa placa é "compatível" para rodar os jogos de PS3, xbox360, sem problemas????
To precisando fazer um upgrade no meu PC pra rodar esses tipos de jogos, pq se não to perdido!!
Putz , se essa placa conseguir isso , ela é incrível !!!!!!! =O

Yarkan
Difficulty: Medium
Difficulty: Medium
Mensagens: 248
Registrado em: 20/05/2008 00:17
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(

Re: Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por Yarkan »

Não existe placa de vídeo no mundo que consiga rodar games de PS3, XBOX360 ou outro console desta altura...

Antes pessoal, vocês tem que entender uma coisa. Hardware de PC é diferente de hardware de console.

Um computador tem um hardware projetado para ter um poder de processamento grande tornando possível as 'multi-tarefas'.
Ou seja, os computadores são feitos de um jeito que possam rodar um pouco de tudo, mas não tem uma 'arquitetura' compátivel para rodar games de consoles... Por exemplo, quando falamos em um processador como o Pentium por exemplo, estamos falando de um processador com instruções para executar SO baseados nestas mesmas instruções. O nome das instruções dos processadores que rodam SO Windows é x86. A máquina inteira tem seu hardware voltado e dedicado para rodar softwares. Um console tem hardware fabricado com instruções para games. Podemos dizer que o hardware inteiro do console é dedicado para rodar games. Embora hoje exista computadores com uma capacidade de processamento absurda, ainda assim, não haverá hardware que rode satisfatóriamente games num PC.

Para exemplificar, o console PlayStation tinha um microprocessador trabalhando a 33Mhz com 32Mb de memória ram.
Agora pegue um PC com um Pentium 100Mhz e 128Mb de memória Ram, era o PC mais popular da época. Se ele rodasse qualquer game de PlayStation o homem conseguiu fazer algo maior que chegar a Lua.

An1K1l4T0r
VIP
VIP
Mensagens: 2919
Registrado em: 31/05/2008 15:20
Localização: Na frente do monitor =D
Contato:

Re: Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por An1K1l4T0r »

Yarkan escreveu:Não existe placa de vídeo no mundo que consiga rodar games de PS3, XBOX360 ou outro console desta altura...

Antes pessoal, vocês tem que entender uma coisa. Hardware de PC é diferente de hardware de console.

Um computador tem um hardware projetado para ter um poder de processamento grande tornando possível as 'multi-tarefas'.
Ou seja, os computadores são feitos de um jeito que possam rodar um pouco de tudo, mas não tem uma 'arquitetura' compátivel para rodar games de consoles... Por exemplo, quando falamos em um processador como o Pentium por exemplo, estamos falando de um processador com instruções para executar SO baseados nestas mesmas instruções. O nome das instruções dos processadores que rodam SO Windows é x86. A máquina inteira tem seu hardware voltado e dedicado para rodar softwares. Um console tem hardware fabricado com instruções para games. Podemos dizer que o hardware inteiro do console é dedicado para rodar games. Embora hoje exista computadores com uma capacidade de processamento absurda, ainda assim, não haverá hardware que rode satisfatóriamente games num PC.

Para exemplificar, o console PlayStation tinha um microprocessador trabalhando a 33Mhz com 32Mb de memória ram.
Agora pegue um PC com um Pentium 100Mhz e 128Mb de memória Ram, era o PC mais popular da época. Se ele rodasse qualquer game de PlayStation o homem conseguiu fazer algo maior que chegar a Lua.

Nossa! :shock: Very legal!

L.M.
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 2187
Registrado em: 24/04/2008 21:15
Sobre: Não tenho o que escrever sobre mim atualmente.
Cor de Fundo: F0F0F0
Contato:

Re: Configurando Placas de vídeo ATI

Mensagem por L.M. »

é mesmo, se vc for ver, nem o PS2 ou qualquer outro PS conseguiu rodar com perfeição a qualidade do som do Nintendo (SNES)
e olha que são avançados hein....

Responder