Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Responder
Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por Stiglitz »

O Governo do Estado da Bahia mudou oficialmente o nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para Carlos Mariguella. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (14). Nesta segunda-feira (17), o letreiro ainda não havia sido modificado.

A ação foi motivada após solicitação de alunos, ex-alunos, profesorres, pais e responsáveis, além da diretoria da unidade.
O grupo realizou uma votação em novembro de 2013 entre os envolvidos com a instituição e a partir da votação, foi encaminhado um documento oficial para que a mudança fosse efetivada.

Durante a votação o nome do guerrilheiro baiano Carlos Marighella teve 406 votos e venceu o do geógrafo Milton Santos, que obteve 128. Houve ainda, 27 votos brancos e 25 nulos.
“Há uma regra geral em que o nome da escola deve ser dado pela própria comunidade. No caso dessa escola, envolveu um processo intenso e eles solicitaram a mudança. Nós respeitamos a comunidade no momento em que ela se mobiliza e pede essa mudança. Vamos disponibilizar uma pequena verba para que seja feito uma nova logomarca. O letreiro continua o mesmo por que a publicação saiu no DOE na sexta-feira, mas será modificado também”, explicou o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.
O caso
"A história para mudar o nome da escola começou a muito tempo, antes de minha gestão. Quando assumi, resolvi dar continuidade a esse desejo de professores e da antiga diretora. A professora de sociologia ficou responsável por trabalhar isso com os alunos e após esse trabalho, realizamos a eleição. Foi maravilhoso, por que muitos ex-alunos fizeram questão de participar", explicou Aldair Almeida Dantas, diretora da unidade de ensino.

A professora de sociologia, que ficou responsável em escolher e apresentar os candidatos aos alunos do 3º ano e profissionalizante, disse ao G1 que o trabalho foi muito gratificante.

"Esses dois nomes já haviam sido sugeridos por outros professores, em anos anteriores. A partir daí, fui apresentando aos alunos a história de Milton Santos e Marighella. Durante todo esse processo, também aprendi muito, já que tive que ler muitos livros e ver filmes. Levei tudo isso para eles, que ficaram bem contentes em saber que os dois candidatos eram baianos, negros e tinham vindo de origem humilde. Foi emocionante e gratificante", contou à época ao G1.

Processo
A professora contou que antes da eleição, os ex-alunos e os pais dos alunos, assistiram a vídeos e participaram de uma palestra sobre a história de Médici, Marighella, Milton Santos e a história do surgimento da própria instituição.

A solicitação de mudança de nome da instituição foi enviada a Secretaria de Educação do Estado, que informou ao G1, não ter recebido o documento com a solicitação e que aguarda o envio do mesmo para poder se pronunciar.

Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, falou ao G1 sobre a eleição na escola. “Isso é uma vitória da democracia do Brasil e da construção do resgate da memória de Marighella. Esse foi um movimento popular, que não teve a interferência da família, mas a família ficou muito feliz por essa conquista.

O historiador Ricardo Sizilio, também comentou a ação da unidade escolar. “Essa mudança é de uma importância muito grande, porque se deixa de valorizar os líderes dos ditadores e começa a valorizar os líderes do povo, como Marighella. Esses líderes, nunca são referências em escolas, mas tirar o nome de um ditador e colocar o nome de um homem que luta pelo povo é um avanço fantástico. Outras escolas deveriam seguir esse exemplo”, completa.
História
Emílio Garrastazu Médici presidiu o Brasil no período da ditadura militar, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Ele assumiu o poder após o afastamento do Presidente Costa e Silva e foi escolhido por todos os generais do exército como o substituto. Em 1968 ele apoiou o Ato Instituiconal Número 5 (AI-5), decretos emitidos pelo governo militar, quando estava na chefia do Serviço Nacional de Informações. Ele nasceu no Rio Grande do Sul e morreu no Rio de Janeiro.
Carlos Marighella foi um dos principais nomes contra o regime militar e chegou a ser considerado o inimigo número um do governo. Tornou-se militante do Partido Comunista Brasileiro e foi preso diversas vezes. Em 1964 ele foi preso por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) após ser baleado e no ano seguinte optou pela luta armada contra a ditadura. Ele morreu em uma emboscada em São Paulo. O guerrilheiro nasceu em Salvador.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/ ... hella.html

Meio grande mas vale ler só o título e o último parágrafo.

Eu achei uma tremenda falta de sacanagem, trocarem o nome da escola de um presidente super ótimo por o nome de um revolucionário vermelhinho medíocre! Imagina só! Esse tal de Marighella só queria acabar com o país mas o bom presidente médici conseguiu acabar com ele e restaurou a democracia afetada por esses comunas... Não sei o que esse povo tem na cabeça...

E vocês, o que acharam?

só que não o meu texto todo

OsmundSaddler
VIP
VIP
Mensagens: 378
Registrado em: 04/10/2011 19:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://semradar.com.br/wp-content/uploa ... aper-1.jpg

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por OsmundSaddler »

Uma bela porcaria, um dos maiores administradores que já tivemos ser rejeitado em troca de um criminoso a serviço do Partido Comunista.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por Stiglitz »

OsmundSaddler escreveu:Uma bela porcaria, um dos maiores administradores que já tivemos ser rejeitado em troca de um criminoso a serviço do Partido Comunista.
Concordo plenamente! Além de criminoso, foi também terrorista, e que matou não sei quantos policiais a serviço do país para instaurar a democracia!

Free Bird
VIP
VIP
Mensagens: 1396
Registrado em: 13/05/2012 15:41
Cor de Fundo: B22222

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por Free Bird »

Eu só acho que o governo deveria se preocupar menos com o nome do colégio e voltar a atenção para a qualidade do ensino.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por deadmx »

OniOn escreveu:
Stiglitz escreveu:Eu achei uma tremenda falta de sacanagem...
Permita-me corrigi-lo. "Eu achei muita sacanagem..." ou "Eu achei uma sacanagem total...". Essa sua frase está contradizendo a sua opinião.

Enfim, prefiro não opinar sobre o assunto.
acredito que ele esteja referenciando um meme da internet, "uma puta falta de sacanagem"

xinfurinfula
Administrador
Administrador
Mensagens: 655
Registrado em: 15/01/2009 20:26
Sobre: Away from Earth.
Cor de Fundo: EEEEEE
Contato:

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por xinfurinfula »

Na boa! Vocês só podem estar de brincadeira!

O que mais me admira é ter uma escola com nome de general Ditador. Para quem não sabe: Ditadura = tortura e falta de qualquer tipo de liberdade.
Basta pesquisar rapidamente para ver o que era o tal "Ato Instituiconal Número 5" que fica muito claro.
Free Bird escreveu:Eu só acho que o governo deveria se preocupar menos com o nome do colégio e voltar a atenção para a qualidade do ensino.
Uma forma de qualidade de ensino não rotular como herói, ou outorgar qualquer honra ou mérito, aqueles que comandavam torturas e diversas outras violências contra o povo.
Também é qualidade de ensino demonstrar que democraticamente as coisas podem ser mudadas, de preferência para melhor como foi o caso.

Meus parabéns ao pessoal da escola que conseguiu essa vitória.

Stiglitz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1482
Registrado em: 08/12/2011 17:06
Sobre: H-U-E
Cor de Fundo: BFEFFF
Imagem de Fundo: http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2 ... p3j7ok.png
Localização: Tau Volantis, 2514

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por Stiglitz »

xinfurinfula escreveu:Na boa! Vocês só podem estar de brincadeira!

O que mais me admira é ter uma escola com nome de general Ditador. Para quem não sabe: Ditadura = tortura e falta de qualquer tipo de liberdade.
Basta pesquisar rapidamente para ver o que era o tal "Ato Institucional Número 5" que fica muito claro.
E
OniOn escreveu: Permita-me corrigi-lo. "Eu achei muita sacanagem..." ou "Eu achei uma sacanagem total...". Essa sua frase está contradizendo a sua opinião.

Enfim, prefiro não opinar sobre o assunto.
deadmx escreveu: acredito que ele esteja referenciando um meme da internet, "uma puta falta de sacanagem"
E não, não está contradizendo minha opinião E COMO ESTÁ

Courier6
Difficulty: Hard
Difficulty: Hard
Mensagens: 336
Registrado em: 15/07/2013 20:29
Sobre: LEGENDS NEVER DIE
Cor de Fundo: 0000FF
Localização: knoxx

Re: Governo muda nome de colégio de Médici para Marighella

Mensagem por Courier6 »

Acho justo tirarem o nome do Médici. Mas poderiam ter feito uma escolha melhor.

Responder