O Sonho Lúcido

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

O Sonho Lúcido

Mensagem por Tommy »

Sonho lúcido - é o termo que refere-se à percepção consciente que temos de um determinado estado ou condição enquanto sonhamos, resultando em uma experiência da qual temos uma recordação muito clara ("lúcida") e nítida, normalmente aparentando termos tido controle e capacidade direta sobre nossas ações e, algumas vezes, o próprio desenrolar do conteúdo do sonho. A experiência completa do início ao fim é chamada de sonho lúcido. Stephen LaBerge, um popular autor e pesquisador do assunto, definiu o sonho lúcido como "sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando.

Ou seja, um sonho que vc sabe que está sonhando, e pode controlá-lo da forma que quiser, sendo ele tão realista quanto a vida real.
Como se tornar um sonhador lúcido?
Vá dormir uma ou duas horas mais cedo que de costume, ou apenas fique deitado, sem dormir. Uma alternativa consiste em pôr um despertador para soar cerca de duas horas antes que de costume, levantar-se quando ele tocar e voltar para a cama mais tarde para tirar uma soneca. Sonhos lúcidos tendem a ocorrer depois que as pessoas já tiveram a quantidade normal de sonho REM.
Nas horas antes de deitar, pense com convicção e repetidamente: "Terei um sonho lúcido hoje à noite." O pensamento vai ajudá-lo a "preparar" seu cérebro para a lucidez.
Selecione uma "dica" ou um "símbolo onírico" que seu cérebro reconhecerá quando aparecer em um sonho normal. Internalize a idéia de que, na presença do símbolo, você "saberá" que está sonhando. Por exemplo, decida que sempre que um objeto vermelho surgir em um sonho, seu cérebro irá se prender a ele e relembrará que aqui é um sonho.
Esforce-se para tornar-se mais consciente de seus sonhos comuns. Mantenha um bloco de anotações perto de sua cama e, ao acordar, anote tudo o de que possa se lembrar. Faça anotações especiais sobre objetos que parecem surgir com freqüência e use-os como símbolos.
No momento que tiver uma vaga noção de consciência em um sonho - como, por exemplo, pensar que "isso é estranho de mais para ser verdade"- focalize-a em vez de deixar que se afaste. Esse tipo de percepção é a porta de entrada para a lucidez. A maioria das pessoas a vivencia rapidamente durante sonos normais: o truque é agarrar-se ao pensamento e elevá-lo à consciência sem acordar completamente.
Quando a lucidez se manifestar, relaxe. Não se agite nem tente alterar as imagens oníricas imediatamente. Apenas relaxe e aproveite o cenário. Uma vez que tenha se fixado ao pensamento de que está sonhando, descobrirá que a lucidez aflui. Parece com o despertar - exceto que, em vez de ficar sensoriamente consciente do mundo exterior, seu conhecimento é puramente conceitual. Você "sabe" que está na cama porque se lembra de ter ido se deitar, mas na verdade não sente a cama. As visões, os sons e as sensações que estava experimentando quando estava tendo um sonho comum permanecem inalterados - mas agora você sabe que eram alucinações.
Teste o sonho. Às vezes, é muito difícil distinguir um sonho lúcido da vigília. Uma forma de testá-lo é tentar ligar qualquer tipo de aparelho elétrico - nos sonhos lúcidos, sempre há um atraso entre o ato de acionar o botão e o dispositivo começar a funcionar. E luzes elétricas sempre são muito fracas nos sonhos lúcidos.
Lentamente, comece a controlar o sonho. Decida, por exemplo, mudar as condições climáticas, ou o papel de parede do cômodo em que você está. Tudo que precisa fazer é pensar "que o dia fique ensolarado", ou "que as paredes fiquem azuis". Se quiser evocar uma pessoa, pense em vê-la surgindo e depois se afaste do lugar em que deseja vê-la. Quando voltar, ela provavelmente estará lá. Se quiser voar, imagine-se se elevando suavemente - quando sentir que está caindo, não tente se "ajudar", apenas deixe que isso aconteça.
Se sentir que está despertando e não quiser acordar, tente girar seu corpo no sonho em volta de um circulo - isso ajuda a manter as cenas oníricas.
Nunca entre em pânico. Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns - você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos, e tente observar o seu redor os movimentos, ou até mesmo as cores do seu quarto e assim que acordar tente ver se era mesmo o que você observou.


Tô afim de fazer isso daí, porém com medo de ter algumas experiências ruims, como a do corpo paralizado e entrar em pânico.
Se alguém se interessar e quiser fazer posso dar mais informações =D

Skiller
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1919
Registrado em: 26/03/2011 13:50
Sobre: Eu sou eu...
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/ah5t8.png
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Skiller »

Cara, também pensei em fazer quando comecei a ler... Mais o corpo paralisado e entrar em pânico, isso deu medo! Enfim, se pah eu tento. =P

andreasfreak
Editor Chefe
Editor Chefe
Mensagens: 2867
Registrado em: 11/03/2010 17:30
Sobre: Chamo-me Tiago, sou português e sou fã da série GTA.
Já completei a 100% sem cheats todos os 5 GTAs da era III, e agora
finalmente comprei uma PS3! (lol)
__________________________________
Legado para os hotsites do Cadê o Game:

18º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA San Andreas
14º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA IV
7º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA V
5º lugar no Ranking de Contribuidores do NFS Most Wanted
4º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Vice City
3º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA Advance
3º lugar no Ranking de Contribuidores do Manhunt 2
2º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 3
2º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA CW
1º lugar no Ranking de Contribuidores do GTA III
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Max Payne 2
1º lugar no Ranking de Contribuidores do Midnight Club III

Quaisquer dúvidas sobre GTA:
MANDE MP PARA MIM QUE EU TENTAREI ESCLARECER!
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://media.rockstargames.com/rockstar ... 0x1024.jpg
Localização: Leiria, Portugal
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por andreasfreak »

Wow, curti! Já vi uns documentários sobre essa coisa dos sonhos... realmente o nosso cérebro é espantoso né mesmo...
Não sei se conseguiria realizar a experiência de que fala aí... tenho o sono meio 'leve', acho que não consigo ter esse controle. :D

xinfurinfula
Administrador
Administrador
Mensagens: 655
Registrado em: 15/01/2009 20:26
Sobre: Away from Earth.
Cor de Fundo: EEEEEE
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por xinfurinfula »

Inception!!!! :lol:
Parece legal!

379Felipe
Moderador
Moderador
Mensagens: 2618
Registrado em: 04/01/2010 14:45
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/X1cB6rX.png
Localização: Oddworld
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por 379Felipe »

Nossa!

Fiquei com vontade de fazer isso, mas e o medo de ficar paralisado ou entrar em pânico? D=

Cara, que vontade forte de fazer isso...

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Tommy »

Vou tentar nessa sexta pq sabado não tem aula, não quero arriscar minha noite de sono, sasaoisaoisaiosaio
Vou enfrentar o medo da paralização, alguém mais quer tentar? xD

Alan035
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1538
Registrado em: 29/06/2009 08:29
Cor de Fundo: 696969
Imagem de Fundo: http://images2.alphacoders.com/839/thumbbig-83980.jpg
Localização: MG
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Alan035 »

xinfurinfula escreveu:Inception!!!! :lol:
Parece legal!
Pensei a mesma coisa! AUEUAUEUAUEUAUEUA
_______________________________

Cara, sem querer eu acho que já tive isso.

Eu tava sonhando normal, mas tudo começou a parecer estranho de mais para aquilo ser real. Então percebi, era um sonho. Tive uma sensação estranha de querer acordar e ao mesmo tempo continuar sonhando, mas eu continuei. No sonho, fiz tudo que era legal e que eu queria fazer na realidade, foi realmente o melhor sonho que já tive.

Mas sei lá, não teve essa coisa de paralizia do sono quando eu acordei, não sei se foi um sonho lúcido mesmo. :/

Só de ler esse texto deu vontade, acho que vou pesquisar mais e vou fazer isso hj, hehe.

Skiller
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1919
Registrado em: 26/03/2011 13:50
Sobre: Eu sou eu...
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/ah5t8.png
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Skiller »

Tommy escreveu:Vou tentar nessa sexta pq sabado não tem aula, não quero arriscar minha noite de sono, sasaoisaoisaiosaio
Vou enfrentar o medo da paralização, alguém mais quer tentar? xD
Vou ver se faço hoje... Amanhã nem tem aula! =P

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Tommy »

Broto escreveu:
Tommy escreveu:Vou tentar nessa sexta pq sabado não tem aula, não quero arriscar minha noite de sono, sasaoisaoisaiosaio
Vou enfrentar o medo da paralização, alguém mais quer tentar? xD
Vou ver se faço hoje... Amanhã nem tem aula! =P
Boa sorte pra tu e pro Alan, quero um relato completo amanhã hein!

Quero conhecer o campo de batalha, ir pra rússia e fazer profanagens, rairiraiar

Skiller
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1919
Registrado em: 26/03/2011 13:50
Sobre: Eu sou eu...
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/ah5t8.png
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Skiller »

Eu só não entendi uma coisa:
Tommy escreveu:Vá dormir uma ou duas horas mais cedo que de costume, ou apenas fique deitado, sem dormir. Uma alternativa consiste em pôr um despertador para soar cerca de duas horas antes que de costume, levantar-se quando ele tocar e voltar para a cama mais tarde para tirar uma soneca.
É pra eu botar o despertador pra, eu ir dormir, ou pra acordar?

Vinnieh
VIP
VIP
Mensagens: 5955
Registrado em: 24/07/2009 13:55
Sobre: Velhote Vinnieh, um dos vovô do site.
Cor de Fundo: 2F424F
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Vinnieh »

Cara, já tive sonhos assim, o mais legal é que você pode controlar ele, isso é tomar suas próprias decisões. Só que chega uma hora que você quer escapar de algo ai você não consegue se mexer, ai tu acorda com aquela sensação ruim.

Skiller
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1919
Registrado em: 26/03/2011 13:50
Sobre: Eu sou eu...
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/ah5t8.png
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por Skiller »

VinnieH escreveu:Cara, já tive sonhos assim, o mais legal é que você pode controlar ele, isso é tomar suas próprias decisões. Só que chega uma hora que você escapar de algo ai você não consegue se mexer, ai tu acorda com aquela sensação ruim.
Cara, pelos "relatos" que vocês tão fazendo... Eu acho que já tive sonhos assim, sim!

Eu sonhei que tava em uma nave espacial, com um cara e uma mulher, gostosa, aí a gente tava num lugar meio apertado e fazendo [PARTE INADEQUADA PARA MENORES DE 18 ANOS]. Depois disso eu lembro que tava solto no espaço com a mulher e o homem, e depois eu acordei!

LOL Pior que foi isso...

379Felipe
Moderador
Moderador
Mensagens: 2618
Registrado em: 04/01/2010 14:45
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/X1cB6rX.png
Localização: Oddworld
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por 379Felipe »

Mas tipo, quando é que eu vou saber a "hora de acordar"?

BunaO
VIP
VIP
Mensagens: 3221
Registrado em: 03/07/2008 17:38
Sobre: a sei lah.
Cor de Fundo: 123456
Localização: Dourados - MS

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por BunaO »

Broto escreveu: Cara, pelos "relatos" que vocês tão fazendo... Eu acho que já tive sonhos assim, sim!

Eu sonhei que tava em uma nave espacial, com um cara e uma mulher, gostosa, aí a gente tava num lugar meio apertado e fazendo [PARTE INADEQUADA PARA MENORES DE 18 ANOS]. Depois disso eu lembro que tava solto no espaço com a mulher e o homem, e depois eu acordei!

LOL Pior que foi isso...
Isso é ejaculação noturna -q
_

Enfim, n sei se ja tive isso, mas o filme "A Origem" retrata um pouco disso.
Na verdade, n cheguei a ver inteiro, vi só uma parte que a mulher experimenta uma maquina que a leva a sonhar e talz.
É bem cabeça.

A unica coisa que gela um pouco é confundir sonho com realidade.
Ja tive sonhos parecidos com esse Sonho Lúcido, e acordar sem saber se o que vc fez é real ou não, é um pouco desagradavel.
Editado pela última vez por BunaO em 14/03/2012 19:44, em um total de 1 vez.

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: O Sonho Lúcido

Mensagem por BlackHDz »

Eu já tive isso, e foi a uns 5 dias atrás...
Eu sonhei, que eu estava em casa, e depois meus pais chegaram com umas sacolas do mercado, minha mãe me disse que havia comprado uma barra de chocolate e que a guardou no balcão da cozinha, depois que eu acordei, eu fui lá e vi que a tal barra de chocolate não estava mais lá, depois eu me dei conta de que era sonho. Não sei se é exatamente isso, mas enfim...

Responder