Página 1 de 1

Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 14:32
por Stiglitz
Proponho á quem estiver interessado uma reflexão sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-45), mais precisamente sobre o Eixo, mas descartarei o Japão e outros países menores.

Itália: Criou o Fascismo com Benito Mussolini, doutrina que propõe culto ao líder, culto á força, forte nacionalismo e culto á pátria acima de tudo. Foi a precursora do Nazismo na Alemanha, já que a doutrina era praticamente igual, e foi aliada da mesma na 2ª GM. Os fascistas foram adorados por países como Reino Unido nos primeiros anos de sua existência (entre 1924 á 1936, sem precisão, mas é por ai) por conta de que sua doutrina era RADICALMENTE Anti-comunista (já que o comunismo propõe a união internacional de proletários sem ser importar com a pátria).

Alemanha: Criou o Nazismo com Adolf Hitler, que pregava tudo o que o Fascismo pregava mais o Anti-Semitismo, que é a perseguição de povos descendentes dos Semitas (A.K.A Judeus, mas acho que muçulmanos também entram, não lembro a definição de Anti-Semitismo exatamente), foi aliada da Itália na 2ª GM.

As duas doutrinas foram SUPER-ADORADAS pela população dos 2 países, na Itália por conta de que territórios prometidos á eles na Primeira Guerra não foram entregues, e na Alemanha por conta do Tratado de Versalhes, que fez com que a Alemanha fosse considerada culpada pela 1ª GM e a pagar indenizações altíssimas (mais informações sobre tratado de Versalhes, pesquisem).

Agora vejamos fatos da guerra:

Alemanha: Praticamente carregou o Eixo no teatro europeu. Conquistou sozinha a Polônia nos primeiros meses da guerra, depois alguns outros países como Hungria, Bulgária, Iugoslávia e etc. Partiu pra França e capturou também. Quebrou o tratado Ribbentrop-Molotov e invadiu a URSS. Invadiu o Norte da África e conquistou desde o Marrocos até o Egito. Cercou Leningrado, invadiu metade de Stalingrado e quase chegou á Moscou. Quase invadiu o Reino Unido, mas os pilotos da RAF os conteram. Perderam o teatro do norte da África porque Hitler queria abastecer as tropas de Stalingrado. Acabaram perdendo tal teatro também, em 1943. 2 Anos mais tarde, perderiam a guerra, sem contar que o Dia-D e a Operação Market Garden foram exemplos de resistência bravíssima, mesmo já praticamente com o destino selado.

Itália: Só declarou guerra á Polônia quando A Alemanha e a URSS já tinham dominado-a. Conquistou a Grécia porque a mesma praticamente não tinha exército. Declarou Guerra á França 1 mês depois da Alemanha, E PERDEU A ÚNICA BATALHA QUE PARTICIPOU NA INVASÃO DA FRANÇA. No norte da África, onde a maior parte de seus soldados atuava, teve de precisar recorrer aos Nazistas, e mesmo assim perdeu o único front que comandava. Mandou tropas para Stalingrado, junto com a Finlândia e Romênia, que foram, TODOS ESSES REFORÇOS, OU ANIQUILADOS OU FEITOS PRESOS. Em 1943, o Rei Vitor Emanuel toma o poder de volta e se alia aos Aliados.

Proponho agora que me respondam.
Quem foi melhor na guerra:
Alemanha por ter praticamente "segurado" o Eixo na Europa a guerra toda, sendo que a Itália não fez praticamente nada, ou
Itália, pois criou esse movimento nacionalista que os Alemães praticamente copiaram?

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 15:26
por Free Bird
A Alemanha deu mole, queria dominar o mundo inteiro, devia ter se contentado com a tomada da França e dos outros, a invasão da Rússia após um acordo de não agressão foi um erro. Hitler era um cara inteligente mas sonhou grande demais achando que dominaria a Rússia que estava aliada aos EUA praticamente sozinha( porque a Itália num era nada). Mesmo perdendo a guerra a Alemanha se reestruturou e é uma das maiores potências do mundo atual..

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 15:29
por Stiglitz
Free Bird escreveu:A Alemanha deu mole, queria dominar o mundo inteiro, devia ter se contentado com a tomada da França e dos outros, a invasão da Rússia após um acordo de não agressão foi um erro. Hitler era um cara inteligente mas sonhou grande demais achando que dominaria a Rússia que estava aliada aos EUA praticamente sozinha( porque a Itália num era nada). Mesmo perdendo a guerra a Alemanha se reestruturou e é uma das maiores potências do mundo atual..
Sim sim, mas mesmo aliada dos EUA, eles não mandaram reforços de soldados nem armamentos para lá, apenas comida, então os soviéticos tiveram que segurar as pontas como podiam (como na famosa batalha de Stalingrado), e o principal inimigo da campanha Soviética de Hitler foi praticamente a mesma coisa que fez Napoleão esquecer a invasão da Rússia em 1800. Frio.
Mas é mesmo, a Alemanha ta aí, e duvido que a Angela Merkel seja uma Nazi e.e

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 18:25
por BlackHDz
A Alemanha foi disparada o melhor país na guerra, só que deviam ter se contentado com o que conquistaram, acabaram querendo mais e depois perderam tudo o que tinham.

Mas pela estratégia que tiveram e pelo que conseguiram conquistar, foi a Alemanha o 'melhor' país na guerra.

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 18:40
por Stiglitz
BlackHDz escreveu:A Alemanha foi disparada o melhor país na guerra, só que deviam ter se contentado com o que conquistaram, acabaram querendo mais e depois perderam tudo o que tinham.

Mas pela estratégia que tiveram e pelo que conseguiram conquistar, foi a Alemanha o 'melhor' país na guerra.
OFF
Concordo sim com o seu ponto de vista, mas pra mim a Alemanha foi o 2º melhor país. Pra mim o melhor da guerra foi a URSS, e não é por causa dessa esquerdagem não.
Assinou acordo com Alemanha que foi quebrado, quase não teve ajuda de seus amigos que virariam posteriores inimigos, e resistiu de 6 á 8 meses em Stalingrado, que era sua maior cidade industrial, até conseguir também sozinha a retirada dos alemães até a chegada em Berlim.

Mas o foco principal vocês estão perdendo. Eu também concordo que a Alemanha foi melhor do que a Itália, mas já pararam pra pensar que se a Itália (ou Mussolini em particular) não tivesse criado o Fascismo, talvez a Alemanha não iria tão bem assim na guerra, ou até que a guerra nunca se consolidaria?

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 20:22
por Free Bird
Os EUA mandaram reforços sim, no "D Day" (Dia D) eles pousaram na França eu acho e expulsaram de lá as tropas nazistas, os EUA atacavam a Alemanha pelo oeste e a URSS atacava a Alemanha pelo leste, fazendo pressão pelos dois lados.

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 12/11/2013 21:21
por Stiglitz
Free Bird escreveu:Os EUA mandaram reforços sim, no "D Day" (Dia D) eles pousaram na França eu acho e expulsaram de lá as tropas nazistas, os EUA atacavam a Alemanha pelo oeste e a URSS atacava a Alemanha pelo leste, fazendo pressão pelos dois lados.
Não cara, Dia D (A.K.A Libertação da França) não teve nada a ver com "ajuda". A França era aliada e eles precisavam libertar ela, era pacto de guerra. Se fosse assim, no mesmo dia que a França fosse libertada, a guerra acabaria, porque ai supostamente os soviéticos entrariam pelo leste. Mas a guerra só acabou depois de 11 meses no teatro europeu (1 ano e 2 meses foi o tratado formal). Depois do Dia-D, ainda teve muita coisa... Market Garden, batalha do Bulge, entre outras...

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 18/11/2013 16:04
por OsmundSaddler
Alemanha Nazi se saiu muito melhor. O Duce da Itália era um ótimo orador mas péssimo administrador.

Olhem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_It%C3%A1lia

Re: Reflexão sobre a Segunda Guerra

Enviado: 18/11/2013 17:52
por Stiglitz
OsmundSaddler escreveu:Alemanha Nazi se saiu muito melhor. O Duce da Itália era um ótimo orador mas péssimo administrador.
Falou tudo