Vamos refletir sobre a humanidade

Assuntos profundamente discutidos com respeito.
Raftyu157
VIP
VIP
Mensagens: 2987
Registrado em: 08/05/2011 02:12
Sobre: Corinthians ate o fim, sou des q eu nasci ate hj e sempre.
Cor de Fundo: 0000FF
Imagem de Fundo: http://www.zuil.com.br/wp-content/uploa ... per_04.jpg
Localização: Dominando a América e o México dos humanos
Contato:

Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Raftyu157 »



Reflitam e comentem...

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Tommy »

O mesmo que respondi em um facebook do Broto,
Engraçado, hoje em dia não se queimam mais bruxas, não se massacram cidades inteiras em nome de Deus (um dos queridinhos da religião, Davi, fazia isso), o nazismo e stalinismo está mais fraco, sexo é menos banal, as pessoas (acredite) são bem menos influenciadas, e ainda se fala em fim do mundo. Claro, tá uma *****, mas já esteve pior, devemos continuar melhorando, isso que escrevo não é pra acomodar, mas pra pensar um pouquinho mais, vivemos na época menos violenta da humanidade desde o início da civilização.

Broto
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 644
Registrado em: 29/09/2012 21:51
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/ENMSFZT.png
Localização: Santa Catarina

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Broto »

Tommy escreveu:O mesmo que respondi em um facebook do Broto,
Engraçado, hoje em dia não se queimam mais bruxas, não se massacram cidades inteiras em nome de Deus (um dos queridinhos da religião, Davi, fazia isso), o nazismo e stalinismo está mais fraco, sexo é menos banal, as pessoas (acredite) são bem menos influenciadas, e ainda se fala em fim do mundo. Claro, tá uma *****, mas já esteve pior, devemos continuar melhorando, isso que escrevo não é pra acomodar, mas pra pensar um pouquinho mais, vivemos na época menos violenta da humanidade desde o início da civilização.
Realmente, se pensarmos por esse lado, o mundo está menos violento. Mas ainda precisamos melhorar e muito.

Android

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Android »

As guerras acabam. O mundo fica menos violento. O jornal todo dia passa uma matéria como essas sobre violência. O mundo está todo dia piorando com as pessoas destruindo a camada de ozônio. Enfim, esses dias do Fim do Mundo, o que pode acontecer a qualquer hora em qualquer dia.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por deadmx »

Não sei daonde vcs tiraram q o mundo está menos violento!!!

Tem uma escalada de violência e só aumenta.

Aqui no brasil não tem guerra mas todo ano morre mais gente que em uma guerra pela violência urbana.

Guerra civil na Síria

Guerra civil na Líbia

Guerra civil no Haiti

(quase) Guerra civil no Egito

Guerra Israel e Palestina

Guerra civil no Congo

Guerra civil na Etiópia

Guerra civil no Iraque

Tensão de Guerra Iran x Israel e Estados Unidos

Tensão de Guerra Coréia do Norte x Coréia do Sul

Tensão de Guerra Coréia do Sul x China

Tensão de Guerra Coréia do Sul x Japão

Tensão de Guerra China x Japão

Tensão de Guerra Rússia x Geórgia

Isso eu tirei de cabeça aqui, tem mto mais ...

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Tommy »

Sem dúvidas tá menos violento uai!
Só no Brasil por exemplo, no século XIX, tivemos a guerra dos farrapos, guerra do paraguai, guerra da cisplatina, guerra da independência, cabanagem, guerra grande, guerra do prata e várias outros, já no século XX, só tivemos uma pequena participação na Segunda Guerra.
Os EUA também no século XIX tiveram a guerra civil americana, a expansão pro oeste, o envolvimento com o japão imperial, a guerra de 1812, uma guerra no méxico, e várias outras de pura expansão. No oriente médio também já foi muito mais complicado, que eu me lembre, teve a Queda de Constantinopla, as cruzadas, as Jihads, a reconquista ibérica, e outras inúmeras, isso na idade média, sem contar no tempo dos hebreus e do egito em que se massacravam cidades inteiras em um dia.

Agora querer comparar Faraós, Césares como Calígula (que nomeou um cavalo como cônsul), Nero (que ateou fogo na própria cidade para compor uma música), o Rei Luís XIV da França que matou um homem por pura inveja, Josef Stalin, Hitler, Mussolini, Hirohito, estes que nem se precisa citar, os próprios republicanos no início do Brasil, e muitas e muitas atrocidades que aconteciam antigamente e que hoje as pessoas não acreditam. Por exemplo o Vlad Tepes, que até temos no nosso fórum, hehehe

Leo Gamer

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Leo Gamer »

Eu diria que o índice de violência está diferente.
Antes era mais guerras, hoje não tem tantas guerras, mas é gente matando gente e tal...
Mas sim, comparado a antigamente hoje está um pouquinho menos...

BlackHDz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3793
Registrado em: 07/07/2009 18:45
Cor de Fundo: 333333
Localização: Santa Catarina
Contato:

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por BlackHDz »

Não dá pra dizer em momento algum que o índice de violência diminuiu significativamente, tá certo que diminuiu um pouco, mas ainda sim, o mundo hoje em dia tá cheio de atrocidades acontecendo por aí.

Oriente Médio pegando fogo (literalmente), pessoas assassinadas, sequestradas, saqueadas, e etc, por ai vai.

Infelizmente o ser humano, acaba apelando pra violência em alguns casos, sendo que existem outras maneiras de resolver as coisas, as vezes somos muito ignorantes a ponto de criar grandes conflitos por coisas pequenas.

Exemplo disso é o próprio futebol, esporte mais popular do Brasil, que antigamente era uma diversão, um passa-tempo, hoje em dia é torcida brigando contra outra torcida.

Mas enfim, sempre teremos a violência presente no mundo/sociedade.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por deadmx »

Tommy escreveu:Sem dúvidas tá menos violento uai!
Só no Brasil por exemplo, no século XIX, tivemos a guerra dos farrapos, guerra do paraguai, guerra da cisplatina, guerra da independência, cabanagem, guerra grande, guerra do prata e várias outros, já no século XX, só tivemos uma pequena participação na Segunda Guerra.
Os EUA também no século XIX tiveram a guerra civil americana, a expansão pro oeste, o envolvimento com o japão imperial, a guerra de 1812, uma guerra no méxico, e várias outras de pura expansão. No oriente médio também já foi muito mais complicado, que eu me lembre, teve a Queda de Constantinopla, as cruzadas, as Jihads, a reconquista ibérica, e outras inúmeras, isso na idade média, sem contar no tempo dos hebreus e do egito em que se massacravam cidades inteiras em um dia.
...
:cry: :? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSAA, vc reescreveu a história velho!!! Ou vc não é desse planeta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_guerras

Só uma estatística pra vcs, morreu mais gente de causas não naturais no século XX e XXI do que no resto TODO da história conhecida.

MarcelloHenrique
Difficulty: Hard
Difficulty: Hard
Mensagens: 311
Registrado em: 31/12/2011 01:01
Sobre: Não pense somente no futuro, curta o presente.
Cor de Fundo: FOFOFO
Localização: Capivari do Sul - RS

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por MarcelloHenrique »

Antigamente, a bem antigamente mesmo, as guerras eram por Terras e para proteger seu povo.
Hoje, há guerras por o dinheiro, e por grandes "riquesas".
Falando de futebol, a casos bem recentes no Brasil, onde a torcida que era do mesmo time, brigou entre si.

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Tommy »

deadmx escreveu:
:cry: :? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSAA, vc reescreveu a história velho!!! Ou vc não é desse planeta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_guerras

Só uma estatística pra vcs, morreu mais gente de causas não naturais no século XX e XXI do que no resto TODO da história conhecida.
Só informando, nessa lista tá faltando uma monte de guerras, rs
Nem cita Átila, o Huno, tá faltando a Grande Guerra do Norte, as Cruzadas do norte, envolvendo a ordem teutônica e a lituânia, as Jacqueries na França, A Guerra do Ópio, A Guerra de sucessão da Bavaria, a primeira e segunda guerra silesianas, isso que me lembro na Europa, e a terrível cruzada das crianças, se eu for contar todos eu ficaria aqui o dia todo.

E só pra constar, sabe porque tanta morte natural antigamente? A média de vida na França absolutista (XVII e XVIII) era de cerca de 20 anos, quando chegasse aos 40 você já era idoso, e várias crianças morriam junto com suas mães no nascimento.
Editado pela última vez por Tommy em 16/12/2012 19:35, em um total de 1 vez.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por deadmx »

Tommy, esses seus argumentos fazem alguma diferença? Vc sabe se essas guerras não tiveram outros nomes? Também não entendi a relação de violência com mortalidade infantil. E 20 anos de média de vida aí vc forçou! E essa média não era causada por fome? Fome é morte não natural tbm ...

Achei q a diferença na quantidade de guerras já seria óbvio o suficiente, mas já que insiste, além de ter um número muito maior, no século XX as guerras tiveram:
- Bomba atômica;
- Armas automáticas;
- Armas de precisão;
- Armas qúimicas;
- Armas biológicas;
- Aviões-caça e bombardeiros;
- Mísseis;

Mortes não naturais (números muuuuito pouco precisos):
Século XX : 260 milhões de pessoas
Século XIX: 45 milhões de pessoas
Século XVIII: 18 milhões de pessoas


Antes do século X a população do planeta era menos do q o número de mortes no século XX.

Fonte, tem q saber inglês : http://necrometrics.com/index.htm

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Tommy »

Se fome não é morte natural, batemos no ponto de que antes era mais violento, mais morte causada por gente inescrupulosa.
Só pra constar também que antes tinha muito menos gente, por isso menos morte, no século XIV, a França por exemplo, tinha 17 milhões de habitantes, hoje 65 milhões, é óbvio que morrem mais hoje ué, estou querendo ter uma proporção. E ainda assim acredito que tinha mais morte na França medieval que na atual, mesmo com essa diferença populacional absurda.
E sobre a média de vida:
"Em seu livro Luís XIV e Vinte Milhões de Franceses, o historiador Pierre Goubert estima que a expectativa de vida na França em meados do século XVII era de 21 anos; a morte de um bebê, escreve, tinha "menos impacto que... uma tempestade inesperada ou a morte de um cavalo"".

Louis XIV, Autor: Pierre L. Horn, 1987.

Isso na França, que era a maior potência do mundo no reinado de Luis XIV, imagine outros países.
E tenho certeza que as guerras que citei não tiveram outros nomes, observei as datas, tudinho, já li vários livros, não vou por meu nome em risco falando mentiras, se eu tivesse mais livros que usei esse livro eu teria muitas fontes mais para usar.

Edit: Esqueci, você falando em bombas e etc, isso não existia antes por causa da tecnologia. Mas esqueceu que a crueldade era pior, fogueiras, guilhotinas, forcas, a donzela de ferro, e inúmeras armas de tortura, que garanto, era bem pior de morrer do que pra uma bomba nuclear.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por deadmx »

A maioria das pessoas q morreu no século XX tbm foi de fome. Falei da fome nesse caso que cistaste justamente para te explicar que isso foi levado em consideração e mesmo assim a coisa tá muito pior.

Proporcionalmente à população:
Século XX : 3.7% mortes não naturais / total de mortes
Século XIX : 1% mortes não naturais / total de mortes
Século XVIII : 0.6% mortes não naturais / total de mortes


Esse número é a mesma coisa q a probabilidade de vc ter uma morte violenta ou não, no planeta Terra. Sem nem considerar a violência no trânsito ou violência urbana.

Não digo q a vida antigamente era fácil, com certeza nós aqui sentados na frente de um computador temos menos probabilidade de morrer violentamente q alguém na frança na idade das trevas (média). Mas o tópico é para refletir como HUMANIDADE.

OBS: Não estou dizendo que vc está mentindo, vc só está equivocado pegando fatos isolados e induzindo que o panorama geral era igual.
E eu até já esperava q vc reclamaria dizendo q o q importa é a proporção, mas como eu já esperava também, vc não postou nenhum fato ou fonte q indicasse q a proporção seria menor. Me dando a oportunidade de demonstrar como você está sendo leviano.


Na verdade eu me sinto até meio bobo :oops: de ter que explicar isso, mas eu me considero na obrigação de esclarecer os FATOS quando alguém faz uma AFIRMAÇÃO LEVIANA aqui no fórum, ainda mais sobre assuntos sérios, ainda mais quando essa afirmação é contundente, e mais ainda quando eu julgo que o post convenceria uma pessoa desinformada do assunto.
Tommy escreveu:Sem dúvidas tá menos violento uai!
Só no Brasil por exemplo...

Tommy
VIP
VIP
Mensagens: 3795
Registrado em: 28/12/2009 11:38
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Uberlandia

Re: Vamos refletir sobre a humanidade

Mensagem por Tommy »

Ainda acho o mundo mais cruel no passado, você mesmo citou, nós de boa num PC, temos o de comer hoje, sabemos que teremos amanhã, tivemos ontem, vamos dormir em casa, e acho que vamos sobreviver pra continuar essa discussão. Ah, se fosse assim antes.
Falamos então sobre a questão da humanidade. Quanto mais fundo você vai na história da humanidade você que de lá pra cá vem se trazendo mais inovações no campo "humanidade". Desde o final da idade média pra cá, por exemplo, tivemos a rebelião dos lords na Inglaterra, que ajudou a implantar o parlamento lá, depois a revolução inglesa, que acabou com o absolutismo e deixou a Inglaterra como um país quase totalmente democrático, e olha que essas revoluções foram a base do sangue, cabeças de reis rolando por aí... depois a independência dos EUA, a revolução francesa, russa, e por aí vai.

Bem, temos uma boa evolução no quesito humanidade. No século XV você só tinha o direito de ser alguém se você assim nascesse, hoje já não, se eu tiver capacidade eu posso dominar o mundo, mesmo nascendo no meio do congo em guerra civil, hoje tem mais meritocracia do que aristocracia, a maioria dos países (salvo ásia) hoje são democráticos, ou não são, por tolice do povo. Beleza, mais humanidade, mais oportunidade, mais liberdade, isso é fato.

Na violência, SUPONHAMOS que de fato hoje morra mais gente violentamente (o que mesmo com seus dados eu não creio). Não gosto muito de mecher com números, mas por exemplo, eu posso até concordar que se morra menos nos séculos pré guerra fria, mas na idade média, por exemplo, se um rei conseguisse manter a segurança em suas terras, beleza, tudo estaria bem. Mas se uma guerra fosse perdida, a população da cidade seria quase totalmente massacrada, desde a bomba atômica, isso nunca mais aconteceu. Outra vantagem, hoje a guerra é bem menos cruel, antes as batalhas eram bem menos individuais, milhares morriam em um dia só. Pegamos um exemplo a Batalha de Poltava, reproduzida nesse filme ( http://www.youtube.com/watch?v=24gQKRF9aJ0 ), 1708, Rússia contra a Suécia, Grande guerra do norte, que inclusive não foi citada na confiável wikipedia...

Tudo bem, é um filme, mas serve de ilustração. Nessa época, se um cara do seu lado, morre-se, a indiferença era enorme, logo um cara que estivesse atrás tinha de ocupar o posto perdido, e se o caído estivesse apenas ferido, deixe-o agonizar até a morte!

Já hoje (essa nem precisa de ilustração, pois já devem ter uma boa ideia de como é) os EUA tem uma regra de que nenhum soldado pode ficar para trás, se seu amigo ficar ferido, você pode tirá-lo dali, fazer alguma coisa, antes, nem pensar nisso ou você levava um tiro não sei daonde.

Com violência e direitos resolvido, agora as outras questões.

Religiosa precisa nem falar, embora hoje ainda ter os radicais islâmicos, antes, além deles, tinhamos os radicais católicos, protestantes, nórdicos, gregos, egípcios.

Questão conjugal, sim, hoje o povo é muito infiel, é, quer saber menos de compromisso e essas coisas, sim. Mas antigamente eu reforço que era pior, essa idéia romântica que se tem sobre cavalheirismo do século XIX, XVIII é pura fantasia, as pessoas levavam amantes para dentro de casa e forçavam seus companheiros a conviver com eles (tem vários filmes falando disso também), se tu não tiveste uma amante, era bom se preparar pra se chamado de ***. Além das orgias romanas, que levavam inúmeras pessoas (homens, mulheres, animais até) pra uma suruba no sentido literal, Nero, por exemplo, tinha relações com a mãe e com a irmã, o que não era raro em Roma, e também levar a questão do homosexualismo na grécia e estupros em terras conquistadas, e também vendê-las como escravas sexuais.

Enfim, tem muito mais coisas que se eu achar necessário eu ainda levantaria.

Responder