Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um romance

Espaço para comentar sobre livros, revistas, textos, sendo eles sobre games ou não.
Responder
Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um romance

Mensagem por Konnor »

Ler um romance (narrativas fictícias) pode causar mudanças biológicas no cérebro, que duram por até cinco dias após a finalização da leitura, dizem cientistas.

Uma nova pesquisa da Universidade Emory nos Estados Unidos descobriu que ler um bom livro pode intensificar conexões no cérebro e causar mudanças neurológicas que persistem de forma semelhante a memória muscular.

Com a leitura de um bom romance, foi-se registrado mudanças no córtex temporal esquerdo, uma área do cérebro associada a recepção de linguagem. Neurônios desta região são conhecidos por enganar o indivíduo, fazendo-o pensar que está fazendo algo que, na realidade, não está, um fenômeno conhecido como "grounded cognition". Por exemplo, imaginar estar correndo pode ativar certos neurônios associados com o ato físico de corrida, causando, assim, o fenômeno.

"As mudanças neuronais que encontramos associadas com a sensação física e com os sistemas de movimento sugerem que ler um romance pode transportar você para o corpo do protagonista," disse o neuroscientista Gregory Berns, autor do estudo. "Nós já sabíamos que boas histórias podem por você no corpo de alguém, no sentido figurativo. Agora, percebemos que alguma coisa pode também estar acontecendo biologicamente."

Continuação: http://www.independent.co.uk/news/scien ... 28302.html


Será que o mesmo ocorre com outros tipos de mídia? :geek:

Free Bird
VIP
VIP
Mensagens: 1396
Registrado em: 13/05/2012 15:41
Cor de Fundo: B22222

Re: Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um roman

Mensagem por Free Bird »

Interessante, mas acho que não pode ocorrer com outros tipos de mídia como a televisão, quando você está lendo você absorve muito mais coisas, você projeta as cenas na sua mente ao contrário de ficar escutando a TV que já projeta a imagem pra você, portanto assistindo TV você pensa menos.

Konnor
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 506
Registrado em: 26/06/2011 22:42
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: F0F0F0

Re: Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um roman

Mensagem por Konnor »

Free Bird escreveu:Interessante, mas acho que não pode ocorrer com outros tipos de mídia como a televisão, quando você está lendo você absorve muito mais coisas, você projeta as cenas na sua mente ao contrário de ficar escutando a TV que já projeta a imagem pra você, portanto assistindo TV você pensa menos.
Faz sentido.

Eden Blues
Difficulty: Expert
Difficulty: Expert
Mensagens: 1159
Registrado em: 13/08/2012 17:58
Cor de Fundo: F0F0F0
Imagem de Fundo: FFFF
Localização: Bacabal MA
Contato:

Re: Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um roman

Mensagem por Eden Blues »

Free Bird escreveu:Interessante, mas acho que não pode ocorrer com outros tipos de mídia como a televisão, quando você está lendo você absorve muito mais coisas, você projeta as cenas na sua mente ao contrário de ficar escutando a TV que já projeta a imagem pra você, portanto assistindo TV você pensa menos.
É verdade, quando se está lendo, se está usando a imaginação...
http://i.imgur.com/0UoOVU5.jpg

helmut
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 756
Registrado em: 12/07/2008 01:18
Localização: Santa Catarina

Re: Atividades cerebrais aumentam por dias após ler um roman

Mensagem por helmut »

Eu gosto dos livros do Stephen King. Você consegue imaginar quase perfeitamente as situações e cenários porque ele descreve de uma maneira muito boa, mas não tediosa.

Responder