Durante a Tokyo Game Show 2010, em
entrevista
ao UOL Jogos, Shingo "Seabass" Takatsuka, produtor de "Pro Evolution Soccer", disse ainda não estar impressionado com a combinação entre a série e o Nintendo 3DS. Depois de jogar "Pro Evolution Soccer 11 3D" para o portátil, só nos resta concordar com ele. O game nada mais é do que um "port" da versão para PSP com efeitos tridimensionais.
A produção tem lá seu valor, especialmente para os fãs da franquia, afinal, graças ao efeito 3D a sensação é de estar acompanhando a partida lá do gramado. O efeito não é apenas estético: visualizando com mais clareza a profundidade do campo, é possível saber, por exemplo, o quão distante está um companheiro da equipe antes de executar um passe. Os replays também ficaram mais atraentes na tela do 3DS.
Outra boa adição à série no portátil é a alavanca analógica, que para muitos adeptos da série é a escolha principal nos controles. De acordo com a Konami, o jogo vai suportar partidas 1 versus 1 via rede local e será compatível com o novo sistema "Street Pass" do portátil - ou seja, quando o portátil detectar algum jogador com um tima na Master League, vai comparar os dados, e, aquele que for mais forte ganhará a disputa. Cumprir certos objetivos vai destravar novos atletas e times para usar no jogo.
"Pro Evolution Soccer 11 3D" parece ter sido adaptado às pressas para que a linha inicial de títulos do portátil pudesse contar com um game de futebol - os europeus agradecem. Assim sendo, ainda está por vir um jogo da série feito sob medida para o portátil.
E a iniciativa da Konami ainda levanta um precedente perigoso para o 3DS: em caso de títulos multiplataforma, a regra será adaptar uma versão já conhecida ao portátil ou fazê-la do zero? Tomara que seja o segundo caso, caso contrário corremos o risco de ver vários casos nos mesmos moldes de "Pro Evolution Soccer 11 3D". Nem o Seabass parece ter gostado disso...
*O jornalista viajou a convite da Nintendo.
Messi mostra sua habilidade em "Pro Evolution Soccer 2011 3D"
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