» Cadê o Game » Notícias » Bots » Novidades Brasil » Do Game & Watch aos mundos da ilusão: UOL Jogos relembra principais games do Mickey Mouse

Do Game & Watch aos mundos da ilusão: UOL Jogos relembra principais games do Mickey Mouse

15/12/2010 às 16:58 | 977 visualizações

0% 0%
Que Mickey Mouse é o camundongo mais famoso do mundo certamente ninguém discorda. Criado em 1928 por Walt Disney, ele se tornou um dos símbolos mais conhecidos do mundo, e tal popularidade se retratou no mundo dos videogames. Em sua mais recente aventura, "Epic Mickey", exclusivo para Wii, o simpático personagem está preso em um universo sombrio com personagens Disney esquecidos e deve lutar contra a vilania de Mancha Negra, o chefão de uma terra esquecida, conhecida como Deserto (Wastelanda, em inglês).

Mas muito antes da obra de Warren Spector - lendário designer de clássicos como "System Shock" e "Deus Ex" - aparecer, Mickey Mouse estrelou dezenas de jogos no passado, especialmente nos anos 80 e 90, e que muitos jogadores mais jovens talvez nem saibam que existam.

Foi pensando nisso que UOL Jogos decidiu fazer um flashback dos mais importantes games antigos do camundongo, e assim também comemorar o lançamento de "Epic Mickey", viajando pelo tempo e mostrando alguns dos antigos games, inspirados no rico universo de fantasia do personagem.

Nome: "Mickey Mouse"

Sistema: Game & Watch

Data de Lançamento: 1981

Fabricante: Nintendo

No começo dos anos 80 a Nintendo lançaria o seu primeiro sistema de jogo portátil, os Game & Watch, mais conhecidos aqui no Brasil como os Minigames Portáteis. Eram vários modelos com diversos jogos diferentes, com telas largas de cristal líquido, coloridas, preto e branco e até com duas telas, que serviriam de inspiração para o design do Nintendo DS, vários anos depois.

Os jogos eram bem simples e com poucas opções, geralmente com um ou dois botões. Personagens Disney ganharam versões do Game & Watch da Nintendo, Mickey apareceu em dois e em um terceiro junto com o Pato Donald.

Nome: "Mickey Mousecapade"

Sistema: NES

Data de Lançamento: 1987

Fabricante: Hudson Soft

O primeiro jogo do personagem para o 8 bits da Nintendo, era um jogo de plataforma bem simples e sem grandes atrativos. O jogador controla Mickey, com Minnie o seguindo, em cinco fases de plataforma para salvar uma jovem, que é na verdade a Alice do País das Maravilhas.

Nome: "Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse"

Sistemas: Mega Drive, Master System e Game Gear

Data de Lançamento: 1990

Fabricante: Sega

"Castle of Illusion" é provavelmente o jogo mais popular do personagem nos antigos videogames. Produzido pela Sega, o game reproduzia com sucesso o universo de Mickey Mouse no Mega Drive, com belíssimos gráficos, animações incríveis do herói e de outros personagens, músicas e sons que pareciam ser tiradas dos próprios desenhos animados.

O jogo fez um imenso sucesso e até hoje é lembrado com carinhos por muitos saudosistas. Nele, a terrível bruxa Mizrabel rapta Minnie por inveja de sua popularidade. Mickey vai em busca de sua amada, que está aprisionada no Castelo das Ilusões, que fica em um lugar inacessível. Para salvá-la, o camundongo vai precisar encontrar 7 joias mágicas e com elas construir uma ponte de arco-íris para chegar até o castelo da bruxa malvada.

O jogo teve ainda versões para Master System e o portátil Game Gear.

Nome: "Fantasia"

Sistema: Mega Drive

Data de Lançamento: 1991

Fabricante: Infogrames

Dado o sucesso de "Castle of Illusion", a expectativa com "Fantasia" era alta, e apesar de o jogo apresentar belos gráficos e músicas, ele não atingiu o mesmo status que o anterior e dividiu opiniões de jogadores, sendo amado por uns e odiado por outros.

Porém, "Fantasia" não foi produzido pela Sega, e sim pela francesa Infogrames (que atualmente atua como a Atari), o que pode explicar a queda de qualidade se comparado com os outros jogos Disney lançados pela Sega para o console. O título é baseado na animação homônima, de 1940. No jogo, Mickey é um aprendiz de feiticeiro que deve coletar as várias notas músicas que de alguma forma sumiram. Fora isso, não é contado muito mais da história, não há vilão ou chefes de fase, dando a impressão de o jogo estar inacabado.

O nível de dificuldade é bastante elevado, o que espantou o público infantil atraído pelo personagem, e para piorar, conta com comandos duros e respostas lentas, o que o deixava ainda mais difícil.

Nome: "Land of Illusion"

Sistemas: Master System, Game Gear

Data de Lançamento: 1992

Fabricante: Sega

"Land of Illusion" é uma espécie de sequência de "Castle of Illusion", que traz de volta a mesma mecânica de plataforma consagrada do título anterior, mas com fases mais longas e complexas. Aqui, Mickey adormece lendo um livro de conto de fadas, e quando acorda está em um outro mundo regido por magia. Alguém roubou o cristal mágico dessa terra, e junto com ele foi a alegria e felicidade dos moradores deste reino. Mickey então decide recuperar o cristal e ajudar o povo que lá vive, constituído por outros personagens Disney como o Pateta, Pato Donald, Margarida, Minnie e Horácio.

O herói pode derrotar os inimigos jogando objetos ou pulado em cima deles. Há um mapa central, ao estilo dos jogos "Super Mario", que o jogador pode acessar para voltar em fases já concluídas, e assim alcançar áreas inacessíveis com novos itens e habilidades que o personagem ganha durante a sua jornada.

"Land of Illusion" é um excelente jogo de plataforma que utiliza bem as capacidades do Master System e fez bastante sucesso na época.

Nome: "World of Illusion"

Sistema: Mega Drive

Data de Lançamento: 1992

Fabricante: Sega

"World of Illusion" é o terceiro game da série, e diferente de "Land of Illusion", apresentava novos elementos em sua mecânica que aumentavam consideravelmente a sua longevidade, além de dar um ar de novidade para os jogos.

Mickey divide a aventura com o Pato Donald, sendo que dois jogadores podem jogar simultaneamente com cada um. A grande sacada da Sega foi colocar fases e cenários exclusivos para cada um deles, incentivando o jogador solo a se aventurar com os dois. Mas além disso, também apresentava novas mecânicas e áreas inéditas quando jogado com duas pessoas, visando a cooperação entre os dois heróis, como subir em plataformas mais altas e passar por passagens estreitas. A história é bem simples, Mickey e Donald estavam preparando um show de mágicas quando são sugados por uma caixa misteriosa para uma outra terra, o Mundo das Ilusões. Lá eles são desafiados por um misterioso mago maligno a encontrarem a saída e derrotá-lo, para poderem voltar ao seu mundo.

O padrão de qualidade do jogo é primoroso, com gráficos coloridos e detalhados inspirados em clássicos da Disney como Alice no País das Maravilhas, A Pequena Sereia, Aladdin e Pinóquio. As músicas contam com composições bem inspiradas, ao estilo dos temas da Disney, alegres e carismáticas, resultando em outro excelente game para a biblioteca do camundongo.

"Nome: "Disney's Magical Quest"

Sistema: Super Nintendo, Game Boy

Data de Lançamento: 1992, 2002

Fabricante: Capcom

A Capcom lançou vários games de personagens Disney nos consoles da Nintendo, e "Magical Quest" era um estrelado por Mickey Mouse que fez bonito no Super Nintendo. Mickey precisa salvar Pluto das garras do Bafo de Onça, o imperador maligno de um mundo de fantasia e magia.

A novidade que a Capcom trouxe para o gênero foi a possibilidade de se usar roupas que concediam habilidades especiais para Mickey, como a roupa de mágico, de bombeiro e alpinista. As fases são longas e possuem designs de plataforma bem trabalhados, assim como os gráficos e trilha sonora. O game ganhou uma reedição para o Game Boy Advance em 2002, que adicionava Minnie como personagem jogável.

O título teve duas sequências (o segundo jogo também foi lançado para Mega Drive), que mantiveram o bom nível de qualidade do game original (apesar de não adicionarem nada de realmente inovador na mecânica da série, o que para alguns jogadores pode ser repetitivo), agora sendo possível jogar com dois personagens na tela (no primeiro era um de cada vez), com a Minnie ou com o Pato Donald, e que também ganharam versões para o Game Boy Advance. Em tempo, o terceiro jogo para Super Nintendo foi lançado apenas no Japão.

Nome: "Mickey Mania"

Sistema: Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, PlayStation

Data de Lançamento: 1994

Fabricante: Traveller's Tales

"Mickey Mania" é um título que presta homenagem aos clássicos de animação do personagem, que estava previsto para ser lançado no ano em que completava 65 anos de criação, mas chegando ao mercado um ano depois.

O game também marca um dos primeiros trabalhos de David Jaffe, que mais tarde ficaria conhecido por sua contribuição em jogos da série "Twisted Metal" e "God of War" da Sony. Segue o estilo plataforma, com fases bem elaboradas e criativas, que se destacam pelas belas animações e visuais detalhados. A aventura conta com ambientes inspirados nos desenhos "Steamboat Willie", de 1928 (o começo da fase é em preto e branco, assim como o desenho original), passando por "The Mad Doctor", de 1933, "The Band Concert" de 1935, "Moose Hunters" de 1937, "Lonesome Ghosts" de 1937, "Mickey and the Beanstalk" de 1947 e "The Prince and the Pauper", de 1990.

As várias versões possuem algumas diferenças entre si, a do Super Nintendo, por exemplo, possui fases a menos e telas de carregamento que quebravam o ritmo do jogo (coisa que nem o Sega CD tinha). As versões para Mega Drive e Sega CD são bem parecidas, com o último tendo a vantagem de uma fase a mais, trilha sonora digital e várias frases ditas pelo Mickey durante a aventura.

A Versão para PlayStation saiu mais tarde, com o nome de "Mickey's Wild Adventure", com algumas fases exclusivas, mas com um nível de dificuldade muito elevado, o que acabou espantando os jogadores, principalmente as crianças.

Nome: "Legend of Illusion"

Sistema: Game Gear, Master System

Data de Lançamento: 1994

Fabricante: Sega

O último jogo da série "Illusion", foi lançado inicialmente para o portátil Game Gear, e então convertido para o Master System em mercados onde o console ainda tinha público, como o Brasil (conversão feita pela Tec Toy).

Em "Legend of Illusion" Mickey está numa espécie de mundo medieval, em que ele é um simples faxineiro do castelo do rei Bafo de Onça. Certo dia, uma grande nuvem negra aparece sob o reino, e para trazer a paz novamente somente o rei deveria partir numa jornada em busca da Água da Vida. Como o rei Bafo é um covarde, nomeou o seu serviçal como "rei honorário", que então partiu em uma jornada para salvar o reino.

A principal diferença dos outros jogos para Master System é que agora Mickey usa como arma principal bolinhas que podem ser jogadas nos inimigos, e não mais pulando em cima deles. Um belo jogo de plataforma, com visuais e design de fases bem elaborados, mantendo o padrão de qualidade da série.

Nome: "Mickey's Speedway USA"

Sistema: Game Boy Color, N64

Data de Lançamento: 2000

Fabricante: Rare

Com o fim da geração 16 bits, os jogos com Mickey ficaram mais raros, sendo um ou outro lançado ocasionalmente sem chamar muito a atenção. Em 2000 a Rare lançou "Mickey's Speedway USA" para o N64, com um estilo copiado de "Mario Kart 64", mas sem o mesmo padrão de qualidade do divertido jogo de corrida da Nintendo.

A empresa lançou uma versão para Game Boy Color, com uma mecânica melhorada de "Mickey's Racing Adventure", lançado para o sistema anos antes. A versão portátil foi bem recebida, apresentava um visual simples, com perspectiva aérea, mas era charmoso e bem divertido, com ótimos controles e uma boa quantidade de pistas com designs criativos.

Nome: "Kingdom Hearts"

Sistema: PlayStation 2

Data de Lançamento: 2002

Fabricante: Square Enix

Os jogos com personagens Disney passaram um bom tempo sem grandes representantes nos games, até que em 2002 surge o novo, e ambicioso projeto da Square Enix: "Kingdom Hearts". O RPG de ação combina os personagens da produtora com os da Disney, além de apresentar heróis inéditos como o protagonista Sora, que conta com a ajuda de Donald e Pateta em sua jornada.

O título também marca a estreia de Tetsuya Nomura, designer de personagens da Square Enix, como diretor no desenvolvimento de um jogo. Apesar de não ser a estrela do game, Mickey e outros personagens Disney possuem grande participação, sendo que "Kingdom Hearts" conseguiu resgatar o status da Disney com os jogos eletrônicos. O game fez um grande sucesso, tornando-se uma franquia milionária e marca presença forte no atual mercado de games. Ganhou uma sequência direta no PlayStation 2 e outras aventuras paralelas para portáteis, como "Kingdom Hearts: Birth by Sleep", para PSP.


http://j.i.uol.com.br/noticias/epicmickey.jpg


Clique aqui para visitar.

Créditos: Uol Games (http://jogos.uol.com.br) 

Inserido por: [Bot] Cadê o Game 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

0 avaliações até o momento.

Positiva 0%
 
Negativa 0%
 
Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25710

Visitantes Online: 467

Usuários Online: 2

Total Online: 469

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS