Trocar de empresa sem perder o foco: esse foi o caminho de Rod Humble, que abandonou seu cargo de vice-presidente da EA Play, onde era um dos responsáveis por "The Sims", para se tornar diretor executivo da Linden Lab, de Second Life.
"Fazer parte do quadro de funcionários da Linden Lab é uma excelente oportunidade. Second Life é único, e tanto os residentes quanto os produtores construíram coisas muito especiais, então me sinto honrado em ajudar a expandir essa fronteira", disse Humble.
Mundo virtual
O mundo virtual da Linden Labs estreou em 2003, mas foi por volta de 2006 que atraiu atenção maciça da imprensa. Virou moda (com consequente exposição na mídia) se associar ao "metaverso" - termo cunhado no livro "Snow Crash" (1992), de Neal Stephenson, que descreve um ambiente tridimensional criado por softwares.
Várias empresas inauguraram "filiais" dentro de Second Life - a agência de notícias Reuters abriu uma redação virtual, com repórteres destacados apenas para cobrir eventos do mundo virtual. No Brasil, universidades, companhias aéreas e construtoras tinham espaço próprio.
No entanto, o Second Life nunca chegou a ser um fenômeno de popularidade. Dentre todos os países que o Ibope Nielsen Online mede audiência, somente na Espanha conquistou mais que 1% do contingente de internautas ativos. Entretanto, as experiências de Second Life deixaram legados no mundo dos games: a Sony, por exemplo, criou o PlayStation Home, mundo virtual acessado pelo PlayStation 3.
No Brasil, o jogo era distribuído pela Kaizen Games, mas a empresa abandonou a publicação do ambiente virtual da Linden Lab em 2009.
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