» Cadê o Game » Notícias » Bots » Novidades Brasil » Chaves secretas do PS3 e PSP são reveladas e se espalham pela rede

Chaves secretas do PS3 e PSP são reveladas e se espalham pela rede

06/01/2011 às 10:28 | 651 visualizações

0% 0%
Este tem sido dias difíceis para a Sony: depois da revelação, na semana passada, da chave criptográfica de seu PlayStation 3, ontem foi a vez da chave criptográfica da versão portátil do videogame, o PSP. De posse dessas chaves, um programador pode instalar seu próprio software em qualquer videogame, sem precisar alterar o aparelho ou pedir a autorização da Sony. Mais ainda: como este é o código legítimo usado pela própria Sony para assinar seus softwares, a empresa não tem como bloquear seu uso sem inutilizar os jogos e programas já assinados.

A técnica para capturar a chave do PS3 foi descoberta pelo grupo hacker fail0verflow, que a demonstrou no congresso Chaos Computer Club. Segundo especialistas, a decodificação da assinatura secreta foi possível por conta de descuidos da Sony, que não usou táticas adequadas para proteger o seu código secreto. Os hackers alegam que os esforços para quebrar o código foram motivados pelo bloqueio do recurso OtherOS, que permitia a instalação de sistemas operacionais como Linux nos consoles.

O fail0verflow, porém, não divulgou a chave em si, mas a técnica foi empregada por George Hotz, o mesmo homem que desbloqueou o iPhone pela primeira vez, para extrair e publicar as chaves completas da Sony. Um hacker francês, Mathieulh, usou as técnicas e chaves reveladas para vasculhar os arquivos instalados no PS3 e lá encontrou uma grata surpresa: as chaves criptográficas do PSP, o que permite a assinatura dos jogos do console portátil.

De posse das chaves, qualquer programa pode ser instalado nos consoles, e jogos piratas poderão rodar sem nenhuma restrição, pois não há como distinguir entre o que a Sony assinou e o que outras pessoas assinaram com a sua chave. Esta falha não pode ser corrigida, pois todo o sistema se baseia no sigilo das chaves quebradas - um problema muito maior do que a instalação de sistemas alternativos que a Sony bloqueou e motivou toda a ação dos hackers.

Mais detalhes podem ser vistos na apresentação do fail0veflow disponível no site do Chaos Computer Club (http://j.mp/gPtMYq) e no twitter de Mathieulh (http://j.mp/ekiSz8).


http://img.terra.com.br/i/2010/03/01/1461514-3147-cp.jpg


Clique aqui para visitar.

Créditos: Terra Games (http://games.terra.com.br) 

Inserido por: [Bot] Cadê o Game 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

0 avaliações até o momento.

Positiva 0%
 
Negativa 0%
 
Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 162

Usuários Online: 1

Total Online: 163

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS