O site Gossip Gamers postou um vídeo do que supostamente seria uma versão de Half-Life 2 (HL2) rodando no sistema de videogame Xbox (X360), da Microsoft. Mas vídeo mostra HL2 sendo jogado via sistema de controle Projeto Natal.
O Projeto Natal é um sistema de controle por movimento que dispensa joysticks e qualquer outro tipo de acessório para jogar. Em vez de a pessoa usar um controle, ela usa o próprio corpo para jogar.
E o Projeto Natal será lançado no final de 2010, mundialmente.
O vídeo não tem autoria, mas não parece ser caseiro.
No vídeo o protagonista Gordon Freeman vasculha o laboratório do Dr. Kleiner, um importante personagem da história. Freeman anda, olha em diversas direções, verifica objetos e é tudo controlado pelo próprio jogador, usando apenas os braços e as próprias mãos. Não requer botões, joysticks, nada.
O blog VG247 entrou em contato com a Microsoft, que, por meio de representante, respondeu: "a Microsoft não faz comentários sobre rumores ou especulações".
O responsável por HL2 é o estúdio Valve Software, produtor de séries como Counter-Strike, Left 4 Dead e Team Fortress.
O estúdio também não faz comentários.
O vídeo existe, e Valve e Microsoft são companhias muitíssimo bem relacionadas. HL2 com Projeto Natal? Como sugere o site Spong, seria uma espécie de "time dos sonhos" a união Valve e Microsoft, Half-Life e Projeto Natal. Mas (ainda) não é oficial.
Jogo
De acordo com o jornal britânico The Guardian, "Half-Life 2 é o jogo da década, não somente porque é legal, mas porque consegue capturar muito do que o grosso da comunidade de jogadores está tentando fazer nesses últimos dez anos; (ele tem) a aspiração de construir mundos acreditáveis, fisicamente exatos, (feitos) para nos tornar uma peça deles", conta Keith Stuart, blogueiro oficial do jornal.
HL2 passou cinco anos em desenvolvimento e gastou cerca de US$ 40 milhões somente na produção, até seu lançamento em 2004.
Tecnologia
A tecnologia de "controle por movimento" dispensa parcial ou totalmente o uso de qualquer joystick para jogar. Em vez de usar controles cheios de botões e alavancas, equipamentos musicais e volantes, você joga usando o próprio corpo.
Esses sistemas conseguem interpretar as ações das pessoas e transmiti-las ao jogo. Em uma partida de futebol, ações como pular e chutar fariam o jogador virtual realizar os mesmos movimento em campo.
Fonte: http://games.terra.com.br/interna/0,,OI4194263-EI1702,00-Remake+de+HalfLife+pode+ser+feito+para+Projeto+Natal.html