• Contribuidores

Lugner  
GabrielGueds  
Marceloitac12  
Gus24cl  
Kazi  
Palmito   NightWing   Free Bird   andreasfreak   Wallive   CM_PUNK   379Felipe   Lone Wolf   S A M R E M I X   Luizedu   Marco Antonio GTA  

 

 » GTA V: » Notícias » Raiz » Análise dos últimos vazamentos de informações do GTA V para PC!

Análise dos últimos vazamentos de informações do GTA V para PC!

09/04/2015 às 3:42 | 9723 visualizações

100% 0%
Galera, falta 5 fucking dias para o lançamento do grandioso!

Queria deixar claro algumas coisas antes de analisarmos as imagens. O GTA V foi super otimizado com sucesso! A otimização do GTA IV foi porca e nós sabemos disso. Porém, Max Payne 3 teve um dos melhores portes de Console to PC de todos os tempos. O jogo é super otimizado e qualquer hardware com uma placa de vídeo de entrada consegue rodar o game. Bom, a Rockstar Games já havia confirmado que o GTA V está sendo otimizado pelos mesmos que otimizaram o Max Payne 3, e isso foi um sucesso!

Bom, comecemos logo.

Pasta do jogo

Para você que já baixou na Steam pelo Preload e não sabe onde seu jogo está, ele está nesse diretório:

C:Program Files (x86)Steamsteamappsdepotcache

Porém, quero deixar claro que você não será apto a executar o game. Primeiro que o jogo está armazenado em uma espécie de Zip File que é impossível de extrair. Segundo, mesmo que você conseguisse extrair, você não executaria o jogo, pois falta muitos arquivos ainda. O único modo desse jogo vazar seria por mídia física e sem mais. GTA V em mídia física e digital para consoles vazou rápido, porém, no PC, já se passou 2 dias e até agora nada.

Bom, vamos começar:

http://i.imgur.com/typ4npS.png


Todos esses arquivos x64 são arquivos que como eu falei, são impossíveis de extrair. Bom, comecemos pelo GTAVLauncher. Como de costume dos jogos da era HD, eles colocam GTA"X"Launcher.

http://i.imgur.com/LbMeoJ5.png


Como você pode ver, o GTA IV possui o Launcher idêntico. Esse estilo de launcher não existe nos outros GTAs, somente no IV, EFLC e V. Nos GTAs da era 3D são: gta3.exe, gta-vc.exe e gta-sa.exe.

Podemos ver também que o jogo está favorável às placas gráficas da NVIDIA, pois a mesma paga para as empresas otimizarem o game a favor dos seus drivers e tentar prejudicar os drivers de placas gráficas concorrentes. Algumas evidências são encontradas, como GFSDK = Geforce SDK, TXAA, nvpmapi.core.win64.dll.

O Icon do GTA V é um V sem o Five. Isso porque os jogos da era HD não possuem enfeites e personagens como os da era 3D. Na Steam é possível ver que só aparece os mesmos logos, para o EFLC, IV e V com um fundo preto.

Patch inicial

Claro que haveria um patch após o jogo lançar. Como não?

http://puu.sh/h5pAS/0b67e85051.jpg


Provavelmente o usuário Funmw2 no Twitter vazou esse patch. E provavelmente será um dos patchs que fará o jogo funcionar após o dia 13. O patch é 50.58Mb.

Vazamento de texturas, icons e outros arquivos

Todos nós sabemos que o GTA IV pertence a mesma era do GTA V, a era HD, right? E os arquivos são exatamente os mesmos.

GTA V:

http://i.imgur.com/vKljVId.png


GTA IV:

http://i.imgur.com/z7mP6Ui.png


Mesmo formato de arquivo que armazena os áudios de ambos os games: RPF. Parece que a rockstar não abandonou esse formato de arquivo e manterá durante a era HD. Na era 3D não existe um formato específico. Perceba as semelhanças com que a Rockstar adota em termos de ERA. A era 3D ela adota um padrão, enquanto na era HD ela adota outro padrão.

Para mostrar que a semelhança entre o GTA IV e o V é absurda, o dono do programa OpenIV, principal instalador de mods do GTA IV, conseguiu abrir muitos arquivos do GTA V. Segue os links com as imagens de tudo vazado:

https://twitter.com/OpenIV/status/585840053110312961

https://twitter.com/OpenIV/status/585840194374492160

Curiosidade: esse último link mostra os controles no mouse durante o Yoga com Michael.

https://twitter.com/OpenIV/status/585886953570181120

Configurações no Game

A parte predileta não poderia faltar, não é mesmo? Bom, quero avisar que esta parte conterá partes bem técnicas e de linguajar que talvez você não entenda, caso não entenda tanto de tecnologias.

Começaremos por essa screenshot oficial do site PCGamer.

http://e5c351ecddc2f880ef72-57d6ff1fc59ab172ec418789d348b0c1.r69.cf1.rackcdn.com/images/gk2TUIkmRFGE.jpg


Ignore Suggested Limits: Alguns já perceberam que no GTA IV as vezes ao tentar colocar os gráficos mais altos, o jogo te impede de aumentar por falta de memória Video Ram. Isso era muito chato, mas para desativar, a única forma era pelo commandline.txt. Agora, com essa opção, ele irá parar de te encher o saco.

DirectX Version: Como vocês sabem, o GTA V suporta a partir do DirectX10. Caso você tenha uma placa de vídeo que suporta até DirectX10, escolha essa opção. Se você tiver uma placa de vídeo que suporte o DirectX11, escolha ela. Quanto mais atualizada sua placa de vídeo, maior a versão do DirectX e melhor será o desempenho e otimização gráfica.

Screentype, Resolution, Aspect Ratio

O GTA V terá agora a opção de Windowed! Bom, se existe a opção Fullscreen, claro que haverá Windowed. Isso poderia ser feito no GTA IV, mas somente com o commandline.txt. A resolução será de várias opções, incluindo 4K, como está mostrando na imagem. Teremos provavelmente essas seguintes resoluções: 640x480, 800x600, 1024x768, 1280x720 (HD), 1280x1024, 1280x900, 1280x768, 1360x768, 1920x1080 (Full HD), 2560x1440 (Dobro da 720p), 3840×2160 (4K, Ultra HD, Dobro da 1080p). O Aspect Ratio nada mais é que o ajuste da tela do jogo. Por padrão, se utiliza 16:9, pois é o Aspect Ratio que te oferece o maior campo de visão possível em um monitor widescreen. 4:3 não é recomendado, pois o jogo é capaz até de ficar com bordas pretas durante cutscenes por falta de campo de visão (é o que acontece com GTA IV e GTA San Andreas, por exemplo).

Refresh Rate e Output Monitor

Refresh Rate é a taxa, em Hz, que seu monitor suporta emitir frequência. Não é tão complexo quanto parece. É uma espécie de "Limitador de FPS", mas ele limita apenas seu monitor exibir mais do que os Hz que você escolher, e não dentro do jogo. Exemplo: na imagem vemos 30Hz. O fps do game pode bater 73fps, mas você configurou para que o jogo exiba no seu monitor uma taxa de atualização de 30Hz, ou seja, ele vai mostrar apenas 30FPS, a grosso modo falando, apesar de que o jogo está rodando a mais de 30FPS. Output monitor talvez seja o número de monitores.

FXAA, MSAA e Nvidia TXAA

FXAA é uma tecnologia by Nvidia. Do inglês Fast Approximate AntiAliasing, ela suaviza as laterais evitando ao máximo perda de desempenho. Apesar de ser by Nvidia, os usuários AMD podem também usar da tecnologia. Apesar dela não consumir tanto da GPU, ela não é tão eficaz quando a MSAA.

MSAA possui uma tecnologia melhor de suavização de serrilhados, porém, há uma perda de desempenho notável.

TXAA é uma tecnologia by Nvidia também e só funciona em placas gráficas Nvidia. O TXAA apesar de ser eficiente, deixa muito blur na imagem. Essa tecnologia confirma totalmente que a Nvidia pagou à Rockstar para que o GTA V fosse melhor otimizado em placas de vídeo da Nvidia. Ou seja, GTA V é By Nvidia.

VSync

É o limitador real de FPS. No GTA IV, o VSync trava aos 55fps, por motivos desconhecidos. Talvez no GTA V teremos o VSync que limitará aos 60fps. A utilidade disso é prática e ajuda muito no seu hardware e no seu bolso.

Essa explicação servirá somente para aqueles que tem monitores de 60Hz. Bom, se você limitar o FPS com o VSync, você aumentará a vida útil dos seus componentes, pois a GPU trabalha menos. Se deixar por exemplo a sua GPU trabalhar mais para passar dos 60fps, sendo que seu monitor não exibe mais que isso (por ele ser 60Hz), sua GPU estará trabalhando desnecessariamente e esquentando, sendo assim você diminui a vida útil dela. Vale ressaltar também que o processador trabalha mais. Para evitar que ele esquente tanto e evitar o cooler fazendo muito barulho, é bom ligar o VSync.

Pause Game On Focus Loss

Quando se pausa o GTA V, fica tudo embaçado ao fundo. Agora você terá a opção de remover isso. O motivo é porque você vai ajustar os gráficos agora na versão de PC, e você precisa olhar como ficou após as alterações.

http://4d663a369f9f03c3c61e-870e77779efd63f7bd6c2ee08d8cfae6.r2.cf1.rackcdn.com/images/uOQ3gMtSRNek.jpg


Queria dar um aviso antes: Não existe opção de Very Low e Low. Provavelmente alguns haverá OFF para desligar os efeitos. É de Normal até Very High (ou ultra como conhecemos). Eles chamam de Very High pois no GTA IV e outros jogos também era "Very High".

Population Density

Incluirá densidade de pedestres e carros. Afeta bastante no desempenho em jogos como o GTA IV que possui uma opção parecida, mas só para carros.

Population Variety

Incluirá a variedade de pedestres caminhando nas ruas. Quando deixa essa opção no mínimo, o jogo ficará praticamente como o GTA Vice City ou o San Andreas, com muitos pedestres se repetindo. Creio que isso pouco afetará na performance do game.

Distance Scaling

Provavelmente será a distância que os pedestres e carros irão gerar. Quanto maior, mais carros e pedestres irão aparecer em distantes pontos do mapa e mais "orgânico" ficará o jogo, ou seja, mais cheio de vida.

Texture Quality

Provavelmente a opção "Normal" é a textura do PS3 e Xbox 360, bem embaçada e com poucos detalhes.

Shader Quality

É o brilho das coisas e seu reflexo.

Shadow Quality

Quanto maior a qualidade, mais fechada e menos embaçada a sombra fica.

Provavelmente sombra normal:

http://img219.imageshack.us/img219/8625/1050shadow.png


Sombra Very High:

http://prod.cloud.rockstargames.com/ugc/gta5photo/5227/n5SVHOMMhk-ELhuAsNVs9w/0_0.jpg


Reflection Quality e MSAA Reflection

Qualidade do reflexo (quanto maior, mais reflexo) e o MSAA Reflection é um antiserrilhado também para os reflexos.

Water Quality

Qualidade da água. Quanto maior, mais reflexo ela produzirá e menos gelatinosa se parecerá. (é assim no GTA IV)

Particles Quality

Quanto maior, mais partículas e melhor texturas delas são exibidas. Exemplo: faíscas, pequenas folhas, fuligens, fumaças.

Grass Quality

Normal: Estilo PS3 e X360

High: PS4 e Xone

Very High: PC exclusive

Possivelmente o número de folhas, gramas ou a textura das folhas.

Soft Shadows

São sombras que embaçam em determinados locais. Exemplo:

https://renderman.pixar.com/resources/RPS_17/images/figures.26/softshadfig1.gif


Aplicação: provavelmente nos equipamentos de lanterna para armas e nos faróis dos carros.

Post FX

Anti Serrilhado muito pesado usado principalmente em filmes e alguns jogos. É uma pós suavização profissional que atua principalmente em efeitos especiais.

http://media1.gameinformer.com/imagefeed/screenshots/GrandTheftAutoV/RSG_GTAV_PC_Menu_Screenshot_004.jpg


Motion Blur

É o que vemos no GTA IV quando se aperta "P". Quanto maior, mais efeitos realísticos são produzidos. Exemplo: andar muito rápido de carro fará com que a tela embace.

In Game Depth Of Field Effects

Clássica das screenshots da Rockstar, é o efeito de foco. Podemos ver claramente aqui:

http://media.rockstargames.com/rockstargames/img/global/news/upload/actual_1364387787.jpg


Anisotropic Filtering

Filtro de textura. É muito difícil de explicar, só mostrando mesmo para entender:

http://ftp.cqfd-corp.org/raycap-aniso.jpg


Ambient Occlusion

Filtro inteligente que adiciona sombreamento e luz em textura e em superfícies rugosas. Envolve uma série de cálculos matemáticos.

Ainda temos mais opções que não estão na imagem. Está em Advanced Graphics.

Long shadows: on/off. (Sombras em prédios, montanhas)
High resolution shadows: on/off.
High detail streaming while flying: on/off.
Extended distance scaling bar.
Extended shadow distance bar.
Benchmark testing.

Fiquem com essa imagem dos controles e sensibilidade do mouse do GTA V:

http://0cb8dd5d2dc142d08f0f-eb3b436d25971e5860b39e72b0600342.r94.cf1.rackcdn.com/images/5p9fySQBSn6i.jpg


OBS: opção de Autocenter. Quanto maior, menos você precisa do seu mouse para centralizar a câmera no carro. Quando está máximo, fica praticamente um GTA 3 ou um GTA Vice City quando está dirigindo.

Rockstar Video Editor

A ferramenta terá opções muito variadas. Entre elas, a opção de Director Mode que coloca e posiciona vários peds e animações dos peds, expressões faciais para cada actor, carros, triggers, events etc. Após você criar uma série de eventos, você poderá posicionar as câmeras para filmagem e finalmente salvar o vídeo depois. Você também pode colocar vários audios em cima do seu vídeo, usar peds do Story e Heists missions e Crew Characters. Quanto mais você vai fazendo o modo história, mais characters vai liberando para usar como atores. Você poderá controlar o nível de procurado, clima, densidade de carros e pedestres, horário etc. Quando você conseguir com sucesso upar diretamente para o Youtube, uma conquista aparecerá. Será uma exclusiva para o PC: Vinewood Visionary. Descrição da conquista desbloqueada:

- You uploaded a video using the Rockstar Editor.
- Create and upload a video using the Rockstar Editor.

Parece que descobrimos como a Rockstar fazia seus trailers e tirava suas screenshots. Humph haha! RIP Simple Native Trainer? Eu acho que não, jamais vamos lhe abandonar. haha

-------------

É isso ae galera, enjoy, fui!

#4DIAS #HYPEMONSTRO

Créditos: DeGenerator 

Inserido por: DeGenerator 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

6 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: deadmx   Free Bird   Eduardo Campos   andreasfreak   GabrielGueds   379Felipe

Comentário por matheus20star (REGISTERED)

Cara para jogar esse jogo, presisa de um PC Gamer..

enviado em 12/05/2015 às 14:20

Comentário por andreasfreak (Editores)

Estou impressionado com a quantidade de opções gráficas que vai ter no V... é muita coisa!
Bom post.

enviado em 11/04/2015 às 10:30

Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 567

Usuários Online: 2

Total Online: 569

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS