A História de Liberty City é um documentário fictício que mostra a história da metrópole, desde o seu nascimento, até o desenvolvimento no seculo XX. Este programa passa nas Televisões de Liberty City e conta com vários convidados como os professores Gordon Peterson e Gertrude Leneau, os historiadores Milton Savanah e Jerome Pilchard alem do cidadão irlandês Lennox Kincade. Este documentário é exibido em duas partes na TV.
O Descobrimento da nova Colonia
Em 04 de setembro de 1609, o explorador holandês, Horacio Humboldt estava navegando pelo rio Humboldt (Nome dado depois pelos Nativos americanos em homenagem a ele) em busca de um lugar onde poderia estar vendendo suas especiarias, assim levado pelo rio acabou desembarcando neste novo lugar que recebeu o nome de New Rotterdam.
Horacio Humboldt, em 1609.
A chegada de Humboldt a nova colonia.
Quando Humboldt desembarcou, ele esperava que a nova colonia fosse um lugar aonde os povos pudessem socializar e viver juntos e em harmonia, porem não foi exatamente assim. Segundo a professora Gertrude Leneau os holandeses pretendiam promover valores liberais ao novo mundo, porem o que aconteceu de fato foram que os colonizadores se ocupavam de prostituir as mulheres e se drogarem, segundo a professora, estes foram os primeiros "Rappers" de Liberty City.
Os primeiros povos da colonia.
Os primeiros anos
Ao contrário de outras cidades no Novo Mundo, que foram fundadas para promover a intolerância religiosa, Ney Rotterdam foi fundada para que os europeus pudessem ficar ricos com a exploração das riquezas do novo lugar. Porem a cidade estava rodeada de índios que vestiam roupas muito curtas e a solução para continuar o progresso era o extermínio em massa desses nativos.
O primeiro mapa de Liberty City
A colonia rapidamente se expandiu e seu ego fez o povo odiar todos os outros. Os colonizadores logo Proclamaram a cidade como "A capital do mundo", os anúncios foram enviados para os cidadãos europeus, prometendo uma nova vida em uma nova cidade, que tem lojas de conveniências 24 horas, montanhas-russas, belas tapeçarias e noites divertidas.
Um dos navios enviados a Europa
Em 1625 os primeiros navios negreiros chegaram abarrotados de escravos. A economia cresceu descontroladamente, o trafico de escravos foi tão grande que as pessoas esperavam na fila durante dias para obter o seu próprio escravo. Alguns dissidentes foram questionados sobre as conseqüências morais de uma nação fundada sobre a escravidão, genocídio e roubo, mas foram rapidamente detidas pela antipatriótica.
A chegada do primeiro navio negreiro
Os holandeses tinham abundantes recursos, trocaram peles de castores e promoveram uma versão de troca de esposas no século XVII.
A chegada de Gloria Hole e o grande incêndio
Tempos depois do descobrimento, o professor Peterson comenta que na primavera de 1647 a East India Trading Company trouxe um general europeu chamado Glory Hole para civilizar a cidade e aumentar a produtividade da colônia.
O retrato de Gloria Hole
Em algumas semanas Hole proibiu diversas atividades que não foram bem recebidas pelo povo. A cidade foi brutalmente incendiada e reduzida a cinzas em uma revolução violenta, mas foi rapidamente reconstruída.
O Grande incendio.
Em poucos anos, New Rotterdam tornou-se um lugar onde havia muitas pessoas diferentes de diferentes nacionalidades, os holandeses se tornaram uma minoria em sua própria colônia. A diversidade foi preocupante para eles, e com ela veio o perigo. Os Impostos foram reduzidos para que todos pudessem ter sua própria arma para protegerem as fronteiras da cidade.
A ocupação Britânica
Em agosto de 1664, muitos navios Britanicos armados invadiram o porto de New Rotterdam, sem muito poder para lutar contra o forte exercito dos invasores, os colonos assinaram uma petição solicitando para eles serem governados pelos britânicos. A primeira mudança aconteceu no nome, Nova Rotterdam foi tirado de pauta, assim a cidade recebeu um novo nome e foi chamado de Liberty City. A cidade se expandiu ainda mais e a população indígena foi totalmente erradicada da região.
A chegada dos navios ingleses.
Logo as novas áreas de expansão da ex-colônia, foram renomeadas. O nome Algonquin vem da palavra indígena "Algon-con-ween", Broker veio em homenagem a Sir William Broker III, filho bastardo do rei britânico, o território Dukes tem esse nome oriundo da palavra inglesa Dukey (em português: Fedido) Mais ao norte, o território foi nomeado Bohan, uma palavra holandesa que significa "Término Holandês". A área através do rio foi nomeada de Alderney em homenagem a Philip Alderney, a única pessoa que poderia tolerar viver em um lago cheio de lixo e habitado por mosquitos.
Revolução Americana e o Nascimento da nova Nação
Em meados de 1775 por conta dos abusivos impostos que os Britânicos impuseram, a saúde precária e educação que tinha, os residentes de Liberty City se revoltaram e começaram a lutar, assim começando a grande Revolução Americana, onde homens e mulheres revoltados com esse sistema, pegaram as armas e saíram as ruas bravamente a fim de mudanças.
O inicio da revolução.
A revolução foi sangrenta, e foi apoiada por um número de fabricantes de fuzis que eles sabiam que estavam indo para ganhar independentemente do resultado. Tempos depois os Franceses entraram na guerra para ajudar a insurgência norte-americana, e em 1783 a revolução acaba com a vitória dos rebeldes. Em homenagem a essa vitória, os Franceses enviaram um monumento a Liberty City, a Estatua da Felicidade, um regalo aos rebeldes que mataram e expulsaram os Britânicos da Região.
A chegada do Exercito Frances.
A Estatua da Felicidade, simbolo da vitória na revolução.
-------------------------------
A imigração Irlandesa
Em 1830, Liberty City começou a receber uma imigração em massa de europeus, liderado especialmente pelos irlandeses, os barcos vinham lotados e as pessoas amontoadas ao longo da costa para entrar na região. Esta imigração em massa dos Irlandeses aconteceu devido a uma grande seca e fome que estava assolando a terra natal. Segundo o historiador Milton Savanah , um oitavo da população irlandesa chegou à Liberty City em apenas 15 minutos.
A grande imigração Irlandesa em 1830
O primeiro meio de informação e a queda da BAWSAQ
Em 1835 surge o The Liberty Tree, jornal criado para fornecer um pano de fundo cênico para as pessoas que queriam ser informadas todos os dias, mas logo o jornal perdeu sua credibilidade e chamado como um editorial que promovia as drogas e a homossexualidade.
Primeira Edição da The Liberty Tree.
Na década de 1850, banqueiros e empresários descobriram maneiras de desestabilizar a economia do país, resultando no Colapso e com a queda do BAWSAQ em 1857. As pessoas devido a isso começaram a gastar excessivamente e levar todo o ouro possível. Os principais afetados foram os mais pobres que não tinham seguros nem proteção de saúde.
Queda da Bolsa de valores (BAWSAQ) em 1857.
O desenvolvimento da Metrópole
Passada a crise e com a situação mais calma, Liberty City começa a se desenvolver. Então, é construído o Parque de Firefly Island, onde as pessoas poderiam se entreter na roda-gigante, ou na montanha-russa. A construção do Middle Park também influenciou no desenvolvimento e fez vários aditamentos, e estabeleceu um conjunto de regras na praça que deu o que falar também.
Firefly Island em 1870
Inauguração do Middle Park
O Regulamento do Parque
Na região de Broker, a preocupação era em torno do péssimo transito tanto marítimo quanto urbano. Assim em 1870 sobre o Rio Humboldt, é iniciado a construção da Ponte Broker, muitos trabalhadores morreram durante a construção, e também deram uma oportunidade para o crime organizado livrar-se de cadáveres o tempo todo.
A construção da Ponte
A Guerra Civil
A maneira em que Liberty City se preocupava com a educação, as artes e a interação com a raça Afro-americana irritou os habitantes do sul. Assim fazendo com que alguns estados começassem a separar-se da União.
Em 1863 o recrutamento dos soldados no norte aumentou em massa, no entanto, a polarização também aumentou em Liberty City. Tendo acesso as armas, a população começam a realizar inúmeras revoltas, vários telegramas de cessar fogo foram enviados, no entanto com a queda da rede, a guerra continuava na região.
O exercito do norte
A população armada sai as ruas pra guerra
Mais desenvolvimento e o inicio do Seculo XX
Após a guerra, depois de batalhas sangrentas, romances baratos e discursos terríveis, Começa um novo projeto para a classe trabalhadora. O metro de Liberty City: A primeira estação é construída em 1874 porem devido a grande massa de moradores na cidade, o primeiro trem só chega a cidade 5 anos depois.
A inauguração da primeira estação de trem
O primeiro trem a circular em Liberty City
Continuando o desenvolvimento e progresso da Cidade, começaram à ser construído diversos edifícios e arranha-céus. Em 31 de dezembro de 1909 se inaugurou a Ponte de Algonquin.
Em 1902, terminaram de construir o Triangle Building; em 1930 foi construído o Zirconium Building e a Rotterdam Tower, que era o edifício mais alto do mundo até que foi ultrapassado por um de outra cidade.
Estas construções fizeram de Liberty City, uma cidade igual como as outras, onde a pobreza e a nobreza andam de mãos dadas, um lugar de gente feliz e amargurada, de bandidos e de pessoas boas e Liberty City continua assim até hoje esperando alguma surpresa mais acontecer.
Vídeo completo do Programa pra quem quiser assistir:
É isso ai gente, espero que gostem da história dessa grande cidade!
Hehe, simplesmente genial! Esses documentários são uma sátira à história dos Estados Unidos, toda essa história sobre Liberty City tem montes de referências a alguns acontecimentos bem famosos e importantes da história dos USA... muito legal.
Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.