Payday 2, lançado em 13 de agosto de 2013, é um jogo de tiro em primeira pessoa focado em assaltos. O jogador pode escolher qualquer membro da gangue pra jogar. São eles:
Membros originais:
Na respectiva ordem: Chains, Dallas, Houston (Hoxton) e Wolf.
Membros adicionados posteriormente: John Wick, Clover, Dragan, Jacket, Bonnie, Sokol, Jiro, Bodhi e Sydney.
Cada membro da
Payday Gang (também conhecida como "Payday Clows") tem a sua própria história, especialidade, máscara e etc.
O jogo também conta com um personagem que atua como o cérebro da equipe: Bain. Ele nunca foi visto por ninguém, nem mesmo os membros da Payday Gang. Sua principal função é alertar e avisar os membros da gangue tudo o que acontece aos arredores do assalto, quando a policia irá chegar, ou qual o próximo passo do assalto.
Vamos aos principais pontos do jogo:
Assaltos
O jogo conta com uma grande lista de assaltos que podem ser feitos. Eles funcionam através de contratos, que podem durar de 1 até 3 dias. Os contratantes são: Bain, Vlad, Hector, The Butcher, The Dentist, e The Elephant. São no total, aproximadamente 31 assaltos, contando os adicionados via DLC.
A mecânica do assaltos é muito simples: Caso seja possível faze-lo em modo stealth, o jogador iniciará o assalto, e continuará em stealth caso tudo vá bem. Algumas coisas podem atrapalhar e fazer com que a policia seja acionada. Caso seja visto e não renda/mate o guarda ou civil, ele irá ligar para a policia, assim fazendo com que o modo stealth falhe, e o jogador entre em modo loud.
Ao fim de cada assalto o jogador ganha experiência e dinheiro, e tem direito a um card drop, onde um item é ganhado aleatoriamente.
Os assaltos possuem 5 dificuldades, são elas: normal, hard, very hard, overkill e death wish. Obviamente cada dificuldade dá um nível muito maior de experiência e dinheiro, havendo uma enorme discrepância (de dinheiro e experiência) entre a dificuldade normal e death wish, por exemplo.
Customização de máscaras
As máscaras são o que personificam a gangue, por isso, é possível fazer inúmeras combinações entre cores, patterns, etc e ter a sua própria máscara. É possível também fazer uso de óculos.
O papel da máscara é muito importante dentro de jogo, pois o assalto pode apenas ser iniciado quando um dos jogadores põe a mesma.
Customização de armas
Mais um grande recurso do jogo é a possibilidade de modificar armas. O jogador terá que compra-las antes de modificar, e cada modificação pode influenciar muito durante o gameplay.
Uma arma com pouco concealment aumenta o risco de detecção, ou seja, fazendo o stealth se tornar mais difícil, e uma arma com alto concealment diminui o risco de detecção, fazendo o gameplay ficar muito mais fácil quando se joga em modo stealth.
A arma pode ser modificada com scopes, grips, barrels, silenciadores, entre outros.
Os inimigos
Obviamente policia no meio de um assalto nunca foi um bom negócio, mas nem sempre é possível manter o stealth, assim aumentando a incidência de forças da lei.
O inimigo mais básico é o guarda de segurança, usam apenas um colete e estão munidos de uma pistola, podem ser mortos até mesmo com coronhadas. Caso o jogador decida proceder com o assalto em modo stealth, deve sempre responder o pager dos guardas mortos, ou simplesmente não ser visto por guardas circulando na área.
Os próximos inimigos são da SWAT, FBI e guardas de empresas de segurança privadas. Usam uma roupa balística muito mais avançada e aderente ao dano do que os guardas. Estão munidos com shotguns, submetralhadoras e rifles.
Existem inimigos especiais, como cloackers, snipers, tasers, shields, van turrets, e o bulldozer, que é provavelmente o inimigo mais forte do jogo.
Essa foi a análise apresentando os principais elementos do jogo, entretanto, outras coisas não foram aqui mencionadas, uma vez que são elementos mais vastos e que devem ser experienciados pelo próprio jogador durante o gameplay.
Análise pessoal: Um jogo muito bom no começo, foi sempre ganhando novas atualizações, e boas DLCs. Porém, um erro foi cometido: DLCs em excesso. Apesar de ser ótimo jogo, hoje em dia é criticado por ter muitas DLCs, em alguns casos, ruins, por ter microtransações, e pelo excesso de personagens adicionados. Vale muito a pena ser comprado para jogar com amigos, pode ser extremamente viciante pela sua diversão, e também pode ser bem frustrante com os famosos assaltos stealth que nem sempre dão certo.