Esse texto foi escrito em 2002 e GTA III pesa 700 mb
Hardmob escreveu:Muita gente está reclamando que GTA 3 é um jogo pesado, mal programado e que só roda bem em supercomputadores. Eu também tive esse problema para zerar GTA 3, pois minha placa de vídeo é uma TNT 2 “lixo” M64. Na 1º ilha dava media de 15 FPS e na 2º ilha dava media de 10 FPS e isso em 640x480 16 bits! Na minha opinião GTA 3 é até rápido demais para o que ele é realmente e pra mim ele é bem programado. Acredito que a solução desse “problema” seja trocar a placa de vídeo (uma R 8500 ou GF 3 ou GF 4 deve roda-lo bem 1024x768 32 bits). Vou falar agora porque GTA 3 é um jogo pesado.
Primeiramente temos que pensar de que é feito um jogo de computador. Um jogo 3D é composto basicamente de 3 entidades:
A) Um ambiente (espaço) 3D também chamado de mapa ou fase.
B) Polígonos (objetos) 3D que podem ser casas, carros, prédios, aviões, navios, pessoas, etc e que ficam dentro do ambiente (espaço) 3D.
C) Texturas (imagens) que preenchem o ambiente (espaço) 3D e os polígonos (objetos) 3D.
A geração de imagens 3D envolve muito calculo matemático pois tem que se calcular a posição dos vértices dos polígonos (objetos) 3D no ambiente (espaço) 3D, preencher as texturas no ambiente (espaço) 3D e nos polígonos (objetos) 3D e aplicar efeitos de iluminação e reflexo da luz. O que torna um jogo 3D rápido ou lento é o tamanho do ambiente (espaço) 3D, o número de polígonos (objetos) 3D, a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e a qualidade (resolução) das texturas. Quanto maior o ambiente (espaço) 3D, quanto maior o número de polígonos (objetos) 3D, quanto maior a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e quanto maior for a qualidade (resolução) das texturas mais lento será o jogo.
Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases e para sair de um e entrar em outro é preciso carrega-lo (loading) do HD para a memória pois só 1 mapa ou fase fica na memória. Jogos como MOHAA, RTCW e SOF 2 tem entre 30 e 60 mapas ou fases. Quem jogou GTA 3 viu que ele tem 3 ilhas e que para passar de uma para outra é preciso carrega-la (loading) para a memória. Logo concluímos que GTA 3 tem somente 3 mapas ou fases e se formos comparar com MOHAA, RTCW e SOF 2 cada ilha (mapa ou fase) teria o tamanho equivalente de 10 a 20 mapas ou fases desses jogos!! Talvez isso não fique tão nítido pelo fato de GTA 3 ser em 3º pessoa e vc andar direto de carro. Como o carro anda muito mais rápido que um pedestre então parece que as distancias percorridas são pequenas. Experimentem andar a pé de uma ponta a outra de uma ilha ou ir a pé de uma ilha a outra para vcs verem como são imensas!! Esse é um dos motivos que fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.
O outro motivo é a quantidade imensa de polígonos (objetos) 3D e a quantidade imensa de vértices desses: são centenas de casas, prédios, postes, pedestres e carros com dezenas ou centenas de vértices.
Embora a qualidade (resolução) das texturas não seja perfeita (e nem poderia ser se não seria impossível rodar o jogo), os outros 2 fatores acima compensam e fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.
Uma coisa que eu achei incrível é o tempo que leva para carregar (loading) uma ilha: é quase instantâneo! Alem disso da para ver partes de uma ilha quando se está em outra, é como se o jogo carrega-se uma ilha e parte da outra na memória.