Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Assuntos profundamente discutidos com respeito.

Deus ou Big Bang ?

Deus
21
54%
Big Bang
18
46%
 
Total de votos: 39

Karl
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 644
Registrado em: 16/11/2010 19:11
Sobre: Um membro comum com ideias bem diversas,as vezes eu erro mais sempre procuro corrigir meus erros,espero ter vários amigos no CG e nenhum inimigo,quero progredir e futuramente ser um VIP se o Deadmx quizer.
Cor de Fundo: F0F0F0
Localização: Bragança Paulista SP,cidade da linguiça xD

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Karl »

uma vez eu trouxe aqui uma teoria louca minha de como eu achava que o universo avia sido criado então acho que todos já sabem qual eu iria escolher de principio.

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

- Que papo é esse de que não temos capacidade de conhecer algo anterior a nossa história? Podemos sim. Faça o teste você mesmo, por exemplo: olhe para o céu a noite e veja a imagem de estrelas de milhares de anos atrás, até milhões... Com um telescópio potente quem sabe bilhões? Óbvio. É um pequeno exemplo só para quebrar o argumento.

- Além disso se uma teoria não comprova nada, simplesmente não é teoria.

- Outra, se tudo tem uma causa, então um deus deve sim ter uma. Vai contra a premissa dizer que ele sempre existiu colocando ele em um patamar especial, intocável e tal.

- Não tenho certeza, mas já ouvi sobre fenômenos de energia vinda do vácuo (que tecnicamente é o que podemos chamar de nada, afinal, nada absoluto não existe). Vou tentar buscar sobre isso.

- E não se fala que o Universo veio do nada, e sim de uma singularidade.

- Não há fé em ciência. :]

Luke
Difficulty: Master
Difficulty: Master
Mensagens: 2794
Registrado em: 29/12/2010 01:10
Sobre: seu amor, seu amante, aquele que você pensa, todo dia, toda hora -q
Cor de Fundo: 4d84e9
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/LdDiy.jpg
Localização: Rio Grande do Sul
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Luke »

Noise escreveu:- Outra, se tudo tem uma causa, então um deus deve sim ter uma. Vai contra a premissa dizer que ele sempre existiu colocando ele em um patamar especial, intocável e tal.
Tudo tem causa, ok.
Então, se você pegar algo que existe atualmente e tentar ver como ele foi criado vai acabar encontrar os materiais que o criram, ai se voltar mais um pouco verá de onde vieram esses materiais, volte mais um pouco e veja mais, e volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, infinitamente.

É assim então?

Algo tem que ter sempre existido ou ter surgido do nada absoluto (que é MUITO² diferente do vácuo)
Noise escreveu:- E não se fala que o Universo veio do nada, e sim de uma singularidade.
Pra um bom entendedor...

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

Mestre Luke escreveu:Tudo tem causa, ok.
Então, se você pegar algo que existe atualmente e tentar ver como ele foi criado vai acabar encontrar os materiais que o criram, ai se voltar mais um pouco verá de onde vieram esses materiais, volte mais um pouco e veja mais, e volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, volte, infinitamente.

É assim então?
Se você parte da premissa que tudo tem que ter uma causa, então é assim mesmo. Você vai ter um ciclo infinito.

Mas como a cada dia que passa a física quântica vem nos mostrando fenômenos sem causa...

EDIT:
-Manolo, o ser humano TALVEZ seja capaz, mas, isso levaria anos e anos de estudo, talvez até uma boa grana preta envolvida, mas creio que não seria possível. O tempo que o ser humano levaria para descobrir sobre o que houve antes do Big Bang será o tempo que ele "completaria' seu 342º aniversário, se caso estivesse vivo. (Essa ultima síntese foi só para quebrar a sua hipótese)
De onde tirou isso mesmo?
- Teoria é obrigatório "tentar" comprovar algo, mas descobrir se ela é verdadeira é uma OUTRA história.
-A ciência foi criada exatamente para esse propósito. Buscar respostas para os fenômenos e diversas outras coisas bem longe da religião. Por isso que ambos era rivais no século XVI, uma tentando explicar através da hipótese e a outra através da fé. Muitas vezes não davam certo, o que abria espaço para o estudo através da razão, através da filosofia.
Deixo um vídeo de um estudante de física que explica bem o que é teoria e etc.
http://www.youtube.com/watch?v=723u1Ge6IjY

Ele explica bem, não achei um outro vídeo que explique melhor. Quando eu achar eu posto o link.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por deadmx »

- Teoria tem q ser comprovada, senão é só uma tese.
- Conhecemos bastante coisa que ocorreu nos últimos 14,7 bilhões de anos.
- Não se responde uma pergunta com outra pergunta, isso sim é ciclo infinito.
- Vácuo (100% nada) não existe nem naturalmente e também é impossível de criar, sempre é possível encontrar partículas. O que também não significa que elas vêm do nada, matéria pode se converter em energia e vice-versa (einstein).

Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.

Falar de antes da criação do universo utilizando conceitos deste universo não faz sentido também, pra se começar a pensar nisso tem q se esquecer totalmente do tempo-espaço, não tem antes nem depois, não tem aqui nem ali.

Até hoje ninguém me mostrou nenhum resultado científico q desprovasse a possibilidade de Deus.

É muito fácil desprovar a bíblia, pois é um livro antigo. Assim como é possível substituir teorias científicas antigas por mais novas e mais precisas.

Outra coisa não é preciso ter religião para acreditar em Deus.

Vinnieh
VIP
VIP
Mensagens: 5955
Registrado em: 24/07/2009 13:55
Sobre: Velhote Vinnieh, um dos vovô do site.
Cor de Fundo: 2F424F
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Vinnieh »

deadmx escreveu:Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.
...
Se realmente existisse um criador, não seria exatamente "Deus" (sem aquelas história de que Deus é humano).

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

deadmx escreveu:Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.
Tudo bem, então se deus está fora do universo, no trono da metafísica, ele não pode ser provado ou não por nós. Isso não impede que ele não seja Alá, Shiva, monstro-spaghetti-voador, um nerd que criou um universo no pc, Thor, Zeus, Din, Nayru, Farore, etc. (aqui uma crítica as religiões que definem seu deus como o verdadeiro. Vai que alguém não captou isso...)

Além disso se ele está fora da nossa realidade, no momento que ele "entra" nela (milagres, por exemplo) ele pode ser comprovado ou não. Porque se torna físico, dessa realidade. E até hoje...
Até hoje ninguém me mostrou nenhum resultado científico q desprovasse a possibilidade de Deus.
O ônus da prova cabe a quem alega.
Cientistas não se preocupam em provar ou não um deus.

Vinnieh
VIP
VIP
Mensagens: 5955
Registrado em: 24/07/2009 13:55
Sobre: Velhote Vinnieh, um dos vovô do site.
Cor de Fundo: 2F424F
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Vinnieh »

Noise escreveu:
deadmx escreveu:Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.
Tudo bem, então se deus está fora do universo, no trono da metafísica, ele não pode ser provado ou não por nós. Isso não impede que ele não seja Alá, Shiva, monstro-spaghetti-voador, um nerd que criou um universo no pc, Thor, Zeus, Din, Nayru, Farore, etc. (aqui uma crítica as religiões que definem seu deus como o verdadeiro. Vai que alguém não captou isso...)
Exatamente isso, temos que discutir coisas que estão em nosso alcance, não podemos discutir sobre o que á além do universo, mas sim "Além do Big Bang"

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por deadmx »

nunca disse que deus pode ser provado ou não, a questão é acreditar, porém você se baseia em fatos para acreditar em algo

isso que vocês estão falando é justamente o que é chato em qualquer religião, dizer o que as pessoas podem pensar ou não :?

cientistas tem as mesmas dúvidas que nós de onde viemos e para onde vamos, e você não precisa ser cientista para saber de ciência, Einstein trabalhava num escritório de emissão de patentes, e suas idéias foram rejeitas pela dita ciência da época justamente porque não tinham a mente aberta como ele

só porque vocês gostam de pensar dentro da caixinha não significa que as outras pessoas tenham a mesma limitação, vai de cada um

inclusive justificar que não existe Deus porquê não e pronto. é contra o método científico, pior ainda dizer que não temos capacidade de algo, cada um sabe das suas limitações, sobre a dos outros ninguém sabe

aprofundando-se na ciência, não somente para justificar o seu pré-conceito de que deus não existe, você vai ver que Deus está no campo do improvável e não do impossível, se houvesse alguma teoria verificável que tirasse totalmente a possibilidade da existência de Deus estaria no campo do impossível

Deus também é uma questão filosófica, se não gosta de filosofar deixa que outros o façam :)

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

Não disse que as pessoas não podem pensar, aliás pensar é o que mais defendo nisso tudo.


deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por deadmx »

Vinnieh escreveu:
deadmx escreveu:Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.
...
Se realmente existisse um criador, não seria exatamente "Deus" (sem aquelas história de que Deus é humano).
Você está certo, eu concordo!

Porém não é porque você rejeita o deus específico de uma religião que você deve rejeitar totalmente a idéia da existência de Deus. Definir o que significa Deus é uma coisa que cada um só pode fazer por si mesmo e para si próprio.

Se interessando pelo assunto vc pode acabar pesquisando sobre religiões não para doutrinar elas, e sim para saber o que as outras pessoas pensam. Só isso.

Lembrando que as religiões são criadas por homens, ou seja, tem seus podres, corruptos e corruptores como qualquer instituição humana.

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

OniOn escreveu:
Noise escreveu:
-Manolo, o ser humano TALVEZ seja capaz, mas, isso levaria anos e anos de estudo, talvez até uma boa grana preta envolvida, mas creio que não seria possível. O tempo que o ser humano levaria para descobrir sobre o que houve antes do Big Bang será o tempo que ele "completaria' seu 342º aniversário, se caso estivesse vivo. (Essa ultima síntese foi só para quebrar a sua hipótese)
De onde tirou isso mesmo?
De um incrível lugar onde o que mais prevalesce é a lógica e os fatos.
De fato não é possível descobrir tudo o que existe no universo, mas me refiro ao número ali. 342 anos. Tirou de onde?
Foi dito que nunca seria descoberto algo que aconteceu antes que alguém estivesse vivo. Rebati dizendo que isso não é verdade.
Enfim, as teorias sobre isso é o que não falta, porém, existe pouca gente que tem interesse e/ou capacidade intelectual em contestar apenas UMA, que seja a realidade do que realmente aconteceu. Cabe a qualquer um acreditar em uma dessas teorias.
Mais uma vez você rebaixou teoria a qualquer ideia viajada.

deadmx
Administrador
Administrador
Mensagens: 3556
Registrado em: 25/01/2008 18:43
Sobre: Ainda não preenchi o meu perfil :(
Cor de Fundo: FF9900
Localização: Pelotas/RS
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por deadmx »

Noise escreveu:Não disse que as pessoas não podem pensar, aliás pensar é o que mais defendo nisso tudo.
Esse vídeo aí pode ser usado para explicar o que é Narcisismo, onde todo mundo menos vc (ou as pessoas q pensam como vc) é louco.

Vc afirma q apóia pensar mais, mas coloca um vídeo que afirma q qlqr pessoa que tenha uma idéia não convencional é louca, isso é contraditório.

E outra a falta de verificabilidade também não serve para descartar uma ideía ou tese, por exemplo, só conseguimos observar o universo a 14,7 bilhões de anos luz de distância, e a 14,7 bilhões de anos atrás (se não sabe pq pesquise), logo se vc olhar para o céu hoje a noite, as estrelas mais fracas não existem há bilhões de anos, porém você as está vendo!!!!!
- Elas existem por que vc as vê? Não!!! 8-)
- E o universo só tem o tamanho que conseguimos observar? Também não, é impossível provar mas a ciência concorda q é pelo menos 40% maior.
- E a matéria negra (ou escura) ? Por que até hj não encontraram ela. Entretanto é fundamental para validar as teorias atuais da física, inclusive relacionadas ao big-bang 8-)

Noise
VIP
VIP
Mensagens: 2240
Registrado em: 16/07/2008 20:35
Sobre: é
Cor de Fundo: 1E90FF
Imagem de Fundo: http://i.imgur.com/oBlQe.png

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Noise »

deadmx escreveu:
Noise escreveu:Não disse que as pessoas não podem pensar, aliás pensar é o que mais defendo nisso tudo.
Esse vídeo aí pode ser usado para explicar o que é Narcisismo, onde todo mundo menos vc (ou as pessoas q pensam como vc) é louco.

Vc afirma q apóia pensar mais, mas coloca um vídeo que afirma q qlqr pessoa que tenha uma idéia não convencional é louca, isso é contraditório.
Não tenho paixão por mim mesmo para ser um narcisista.

O vídeo se refere ao ceticismo e o quanto as pessoas se esquivam dos métodos de comprovação, colocando deus em um patamar metafísico. Isso prova que não existe? Não, mas tampouco prova que existe. Assim como qualquer coisa que eu alegar que está fora da nossa realidade.
O que diferencia quem acredita no spaghetti voador e quem acredita num deus no fim das contas?
- Elas existem por que vc as vê? Não!!! 8-)
- E o universo só tem o tamanho que conseguimos observar? Também não, é impossível provar mas a ciência concorda q é pelo menos 40% maior.
- E a matéria negra (ou escura) ? Por que até hj não encontraram ela. Entretanto é fundamental para validar as teorias atuais da física, inclusive relacionadas ao big-bang 8-)
- Com o nosso conhecimento atual, analisando sua imagem de milhões de anos atrás, analisando a supernova que lá restou, podemos afirmar com uma grande probabilidade que em um momento no passado elas existiram. É diferente de olhar para um lugar totalmente vazio e afirmar que lá existiu uma estrela.
- Não sei onde viu eu falar que conhecemos todo o universo.

Vinnieh
VIP
VIP
Mensagens: 5955
Registrado em: 24/07/2009 13:55
Sobre: Velhote Vinnieh, um dos vovô do site.
Cor de Fundo: 2F424F
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Criação do universo: Deus ou Big Bang ?

Mensagem por Vinnieh »

deadmx escreveu:
Vinnieh escreveu:
deadmx escreveu:Aplicar a regra que eu disse de ação e reação a Deus não faz sentido pois ele não faz parte desse universo e dessas regras, além de não ser a questão no momento.
...
Se realmente existisse um criador, não seria exatamente "Deus" (sem aquelas história de que Deus é humano).
Você está certo, eu concordo!

Porém não é porque você rejeita o deus específico de uma religião que você deve rejeitar totalmente a idéia da existência de Deus. Definir o que significa Deus é uma coisa que cada um só pode fazer por si mesmo e para si próprio.
Sou cético, mas não rejeito a existência de "um criador", rejeito a imagem que se dão a Deus, se é que me entende. Por que saída de todos é Deus, quem criou o universo? Deus, quem criou aquilo? Deus, quem criou isto? Deus, e por ai vai.

Para essas pessoas eu aconselho abrir mais um pouco a mente e ver os limites dela sem se refugiar em Deus.

Responder