Torcidas Organizadas Palmeiras

Por dentro do esporte.
Responder
srk1
Difficulty: Very Hard
Difficulty: Very Hard
Mensagens: 579
Registrado em: 18/10/2009 02:34
Sobre: Enteressa?
Cor de Fundo: E8E8E8
Localização: Santo André-SP
Contato:

Torcidas Organizadas Palmeiras

Mensagem por srk1 »

http://www.eternamenteamor.blogger.com.br/1.gif

http://userserve-ak.last.fm/serve/252/24057257.gif

http://i109.photobucket.com/albums/n54/ ... mancha.jpg

Mancha Alvi-verde

O nome "Mancha Verde"

Composta na época de sua fundação basicamente por jovens e adolescentes, sugeriu-se uma denominação que se tornaria inclusive o símbolo representativo da Torcida, baseado em um dos vilões das revistas em quadrinhos Disney. Tal personagem passava uma imagem de irreverência e rebeldia, fatores estes preponderantes nesta escolha. Portanto não existe maldade na expressão "MANCHA" no nome da Torcida, sendo que a sua colocação no sentido pejorativo.

História

A "Mancha Verde" ficou conhecida nacionalmente pela festa que faz nas arquibancadas, pelo amor que tem a S.E.P de ir nos jogos onde quer que seja, mesmo que esteja nas piores situações, e pelo seu envolvimento em confusões com torcidas de outros clubes. Também foi bastante criticada, em 1990, quando, depois de uma eliminação do Palmeiras no Campeonato Paulista, invadiu a Sala de Troféus do clube para quebrar taças e troféus conquistados pelo Palmeiras.

Reviravoltas

A Justiça de São Paulo estava atenta às torcidas organizadas, quando em meados da década de 1990 ocorreu o estopim para que elas fossem banidas. O acontecimento foi a briga entre torcedores de Palmeiras e São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio do Pacaembu. Assim a Torcida Mancha Verde foi judicialmente extinta em 1995, porém seus integrantes não a dissolveram de fato, transformando-a numa escola de samba, ainda no mesmo ano. Em 1997, tais integrantes resolveram restaurar a torcida organizada, porém, para que possíveis futuros problemas referentes à torcida não pudessem atrapalhar a trajetória da escola de samba, resolveram criar uma nova entidade, com sede, estatuto e diretorias próprias. Assim, em 1997 foi criada a Mancha Alvi-Verde, contando com a base dos mesmos integrantes da antiga Mancha.

Atualmente, a Mancha conta com mais de 38 mil sócios e diversas sub-sedes espalhadas pelo país e pelo mundo(Até no Japão ha sede da Mancha Alvi-Verde).

Amizade de torcidas organizadas

A Mancha Alvi-Verde não está sozinha, a mancha tem grandes aliadas, como:

* Torcida Uniformizada Do Palmeiras (Palmeiras)
* Torcida Academicos da Savóia (Palmeiras)
* Força Jovem Goiás (Goiás)
* Força Jovem Vasco (Vasco)
* Mancha Azul (Avaí)
* Mancha Verde (Juventude)
* Mancha Azul (CSA)
* Guerreiros da Tribo (Guarani)
* Bamor, Povão e Terror Tricolor (Bahia)
* Terror Bicolor (Paysandu)
* La 12 (Boca Juniors - Argentina)
* Cearamor (Ceará)
* Trovão Azul (Confiança)
* Torcida Jovem do Botafogo (Botafogo de Futebol e Regatas)
* Torcida Organizada Inferno Coral (Santa Cruz Futebol Clube)
* Galoucura (Clube Atlético Mineiro)

Torcida Uniformizada do Palmeiras

http://www.uniblog.com.br/img/posts/imagem30/308807.jpg

http://www.sitedopalmeiras.com.br/imgs/ ... meiras.jpg

A Torcida Uniformizada do Palmeiras, mais conhecida como TUP, é uma torcida organizada da Sociedade Esportiva Palmeiras, e ao mesmo tempo uma escola de samba.

Com sede na cidade de São Paulo, foi fundada em 29 de novembro de 1970, sendo a torcida palmeirense mais antiga em atividade, e a segunda maior em número de integrantes, só perdendo para a Mancha Alvi-Verde.

História

A TUP foi fundada em 1970 por um grupo de pessoas ligadas ao clube, alunos do Colégio Dante Alighieri, além de outros moradores da Pompéia, em sua maioria italianos ou descendentes, dentre eles figuras muito conhecidas como o técnico Mário Travaglini, o repórter Roberto Silva e o diretor do Palmeiras Mário Genovese.

Apesar de seus fundadores serem maioria da colônia italiana, a TUP foi aberta a todos e com isso, cresceu muito. A primeira sede da T.U.P era uma sala alugada na Rua 24 de Maio, que rapidamente se tornou ponto de encontro de muitos palestrinos.

Com o crescimento da torcida, começaram a ter mais caravanas pelo Brasil inteiro, mais bandeiras começaram a ser confeccionadas e em tamanho maiores, e a sede da Rua 24 de maio ficou muito pequena, desse modo passaram para uma maior sede, na Rua Barão de Paranapiacaba, e a estrutura aumentou.

Em três anos consecutivos, a TUP conquistou o troféu “Gandula”, como a torcida mais vibrante do país, por isso ganhou o apelido que todo palmeirense conhece: TUP – A MAIS VIBRANTE[carece de fontes?].

Com o objetivo de crescer cada vez mais, a TUP mudou de sede novamente, dessa vez para Rua Padre Antonio Tomás e de lá para a atual sede, na Praça Luiz Carlos Mesquita. Atualmente, a estrutura da sede possui lanchonete, vestiários, camarotes e quadra coberta.
[editar] Carnaval

Desde 1989 a TUP participa do carnaval, como um bloco carnavalesco, que participa do desfile oficial de São Paulo. A agremiação foi campeã em 1992 e mais recentemente em 2003, já atingiu o vice-campeonato em outras oportunidades, como em 1994 e 1997.

Para o carnaval de 2009, transformou-se em escola de samba, estreando no Grupo de acesso da UESP, equivalente à 6ª divisão do Carnaval paulistano. E, em seu primeiro desfile como escola de samba, sagrou-se campeã.
[editar] Torcidas Aliadas

* Ira Jovem (Vasco da Gama)
* Força Jovem Goiás (Goiás)(FJG)
* Torcida Uniformizada Terror Tricolor (Bahia)
* Geral do Gremio (Gremio)
* Imperio Alvi Verde (Coritiba)
* Torcida Jovem Fanáutico (Náutico)
* Pork's Alviverde (Palmeiras)
* Movimento Organizado Força Independente (Ceara)
* Mancha Alvi-Verde (Palmeiras)

Academicos da Savoia

http://lh6.ggpht.com/_q_WR_yveR4o/Rpw_h ... 3%B3ia.jpg

http://lh4.ggpht.com/_q_WR_yveR4o/Rpw_g ... 3%B3ia.JPG

A Academicos da Savoia é a torcida organizada mais nova do Palmeiras. Foi fundada no dia 18 de março de 2003.

Seu símbolo é o personagem Dick Vigarista , que ja participou de varios desenhos como corrida maluca e pegue o pombo.

Responder