The Last Of Us é um jogo eletrônico
stealth de terceira pessoa desenvolvido pela
Naught Dog e comercializado pela
Sony Computer Entertainment. Foi anunciado primeiramente dia 10 de Dezembro de 2011 e lançado dia 14 de Junho de 2013, sendo um jogo exclusivo da plataforma Playstation.
O jogo conta com um estilo primário
Stealth, do qual você precisa se esgueirar para sobreviver e evitar o máximo possível o combate. O jogo também conta com variadas opções de armas, porém é mais aconselhável apenas o combate corpo-a-corpo, deixando as armas de fogo em segundo plano; "somente para emergências".
O gênero do jogo se encaixa em Ação e Aventura e Survival Horror. O jogo é bem semelhante a rivais como
Resident Evil 5 e
Uncharted, com uma física e estrutura bastante interessante e imersiva.
Enredo:
O jogo conta com a participação de Joel (voz de Troy Baker). Um contrabandista de drogas e armas da Zona de Quarentena de Boston, onde foi foçado a percorrer o Estados Unidos com a jovem Ellie, uma garota de 14 anos portadora de uma imunidade ao fungo Cordyceps (principal causa de uma pandemia apocalíptica) e entregar ela aos Vaga-Lumes (Fireflies), uma milícia local.
A milícia, por sua vez, tem o trabalho de criar uma vacina para imunizar mais pessoas e exterminar todas as outras já infectadas para que o mundo volte a tomar seu rumo pré-pandêmico.
Jogabilidade:
Além de usar uma física em terceira pessoa, o jogo prioriza mais o combate furtivo e corpo-a-corpo, em nome da sobrevivência. Caso o jogador prefira, nada impede o combate a fogo, onde o jogador sai pipocando tiro pra tudo quanto é lado, porém é menos aconselhável e na maioria dos casos. Existem diversos itens espalhados pelo cenário dos quais o jogador pode montar armas, como bombas, facas, Coquetéis Molotov, kits de primeiros socorros e até mesmo melhorar sua arma corpo-a-corpo (pedaços de madeira, bastões de Baseball, canos de metal...), deixando-a mais letal. A faca, ao contrario do que muitos pensariam, só é usada para combate furtivo (degolação) e abrir portas trancadas.
Essas imagens representam muito bem o estilo do jogo: Steath e furtividade como estilo de combate primordial.
O jogo contempla uma gestão de inventário e montagem de itens. A qualquer momento Joel pode abrir sua mochila e combinar objetos encontrados pelo cenário para montar armas, como por exemplo, Coquetéis Molotov, que na maioria das situações possuem boa utilidade. Com o tempo ela pode ser melhorada aumentando o raio da explosão, deixando-a bem eficiente. Bem assim outras podem ser melhoradas como Bombas de prego, facas, bombas de fumaça....e claro, o jogador também pode dar upgrade em suas armas de fogo. Quando a maioria de suar armas estiverem bem desenvolvidas, o jogador pode optar pelo combate a fogo com muito mais eficácia.
A inteligência artificial também foi bastante trabalhada e desenvolvida, um dos grandes pontos positivos do jogo. A inteligência de Ellie, por exemplo, é bem adaptável a situação da qual se encontra. Ela não é uma cachorrinha que fica seguindo Joel para todos os lugares. Quando estão fora de combate, ela vasculha o cenário por sua própria vontade e vai atras de seus próprios interesses. Quando pressente que possuí inimigo nas redondezas, ela automaticamente entra em modo furtivo e ajuda Joel em todos os momentos a sobreviver. Não é difícil ver ela atacando o inimigo com audácia ou atirando objetos para dar mais tempo ao Joel e mata-lo com mais facilidade.
A Inteligência artificial inimiga também segue o mesmo padrão. A dos inimigos humanos (não-infectados), por exemplo, mudam de comportamento logo quando verem que você está armado com arma branca (corpo-a-corpo) ou arma de fogo e conversam entre si sobre assuntos importantes da milícia da qual fazem parte. Algumas vezes eles chegam a se render quando verem que já estão derrotados. Já a dos infectados, eles se guiam pelo som (alguns possuem a visão e podem te ver). No momento em que você perceber que eles estão presentes você precisa fazer menos barulho para não ser detectado no ambiente.
O jogo também conta com o modo de escuta, onde o jogador se guia pela audição de Joel para saber a posição de cada inimigo em um determinado raio de distância. Ao longo da campanha isso pode ser melhorado com suplementos.
Além de todos esse itens é notável que, não somente o Joel é guiado pelo jogador ao longo da campanha. Há momentos em que o jogador controla a Ellie e a própria filha do Joel, Sarah, logo no inicio da campanha, dando uma imersividade ainda maior a história.
Cenário:
Para representar um mundo pós-pandêmico, o jogo apresenta um cenário não muito agradável. Vazio, bagunçado, para representar bem como seria o "fim do mundo". É notável uma frota de carros abandonados, destruídos e danificados ao longo de uma rua e sujeira, papéis, cadeiras e garrafas espalhadas no interior de um edifício ou uma casa abandonada.
Objetos como garrafa e tijolos encontrados pelo cenário também podem ser usados como uma arma terciária ou somente como objeto de distração de inimigos, dando mais tempo para Joel escapar ou pegar-lo "de surpresa".
Elenco:
Joel - Troy Baker
Ellie - Ashley Johnson
Marlene - Merle Danbridge
Tommy - Jeffrey Pierce
Tess - Annie Wersching
Bill - W. Earl Brown
Henry - Brandon Scott
Sam - Nadji Jeter
Sarah - Hana Hayes
Maria (Esposa do Tommy) - Ashley Scott
David - Nolan North
James (Capanga do David) - Reuben Langdon
Premiações:
Alguns dos principais prêmios que o jogo levou ao longo do tempo:
Legenda: Honra - Prêmio - Apresentado Por - Data
Melhor jogo de PS3 - IGN's Best Of E3 e GT4TV: Best of E3 2012 - IGN e GT4TV- 6/62011 e 6/6/2012 (respectivamente)
Melhor Exclusivo para PS3 - GameInformer: Best Of E3 Awards - GameInformer - 13/6/2012
Melhor Exclusivo da Sony - DigitalTrends: Best Of E3 Awards - DigitalTrends - 6/6/2012
Melhor da E3 - The Electric Playground: Best of E3 winners Awards - The Electric Playgronds - 12/6/2012
Jogo mais Valioso - Gamesradar: Most Valuable Game of E3 2012 - Gamesradar - 12/6/2012
Jogo mais Antecipado - Best Of E3 2012 - Playstation Universe e CheatCodeCentral - 6/6/2012 e 11/6/2012 (respectivamente)
Melhor jogo de Ação/Aventura - Best of E3 2012 - Game Critics Awards - 26/6/2012
Melhor jogo pra console - Best of E3 2012 - Game Critics Awards - 26/6/2012
Louvor Especial ao Som - Best of E3 2012 - Game Critics Awards - 26/6/2012
Prémio Escolha dos Editores: E3 2012 - Polygon: Editors Choice Awards: E3 2012 - The Verge - 12/6/2012
Capa do jogo: