» Resident Evil 4 » Jogabilidade

Jogabilidade

07/10/2010 às 21:48 | 3848 visualizações

100% 0%
A mecânica de jogo de Resident Evil 4 foi completamente reformulada para incorporar a utilização de armas em ritmo acelerado, controles rápidos e tiroteios envolvendo multidões de inimigos. Isto, combinado com um número considerável de itens de cura e munição, resulta em uma experiência totalmente diferente dos outros jogos da série Resident Evil. Os títulos anteriores focavam mais na exploração e conservação de munição; com a nova jogabilidade, os jogadores vão concluir o jogo com mais de 700 inimigos mortos facilmente.

Os principais inimigos são os humanos parasiticamente controlados, chamados de Ganados (em espanhol, "o gado" ou "o povo"). Notavelmente mais inteligentes e rápidos que os zumbis dos jogos anteriores, os Ganados podem se esquivar, manejar armas, agir coletivamente e se comunicar uns com os outros. Antes simples fazendeiros, estes Ganados são um produto da infestação das Las Plagas, que são poderosos parasitas controladores mentais.

RE4 também tráz mudanças no inventário, câmera e controle. Normalmente, a câmera permanece atrás do personagem, que, por sua vez, permanece à direita do personagem. A câmera dá um zoom para uma visão acima do ombro direito quando alguma arma é empunhada, por falar nelas, as armas possuem suporte de miras a laser e em alguns casos, lunetas, diferente dos jogos anteriores. Esta característica foi removida da versão destinada ao console Wii, em favor da retícula de mira controlada pelo Wii Remote.

A inclusão da mira a laser dá aos jogadores uma quantidade imprecedente de controle em seus ataques. Os jogos anteriores da série RE somente permitiam mirar para cima, para baixo, ou num ângulo "médio"; RE4 expande isto consideravelmente, e os inimigos respondem diferentemente dependendo das áreas atingidas. Por exemplo, um tiro no pé pode deixar o inimigo cambaleando por alguns segundos, enquanto que um tiro no braço pode fazer o inimigo soltar o que estiver segurando.

Em diversos casos, os tiros deixam os oponentes vulneráveis a ataques corpo-a-corpo, os quais freqüentemente levam outros inimigos ao redor para o chão. Isto permite aos jogadores acostumados utilizar sua munição de forma mais eficiente, uma característica impossível nos jogos anteriores. Adicionalmente, a munição é mais abundante do que nos outros jogos, primariamente porque os inimigos deixam cair munições após serem mortos. As armas também podem ser compradas e continuamente melhoradas pelo Merchant, usando a moeda do jogo, a peseta. Este novo personagem também vende remédios e compra jóias encontradas no decorrer da aventura, além das armas que você não quiser mais.

O gerenciamento de itens também passou por uma mudança significativa. Enquanto os lançamentos anteriores restringiam o personagem a portar um número limitadíssimo de itens, RE4 baseia o número de itens que o jogador pode carregar em um sistema de grade, no qual cada item ocupa o espaço de alguns quadrados na grade. A capacidade pode ser expandida ao comprar uma mala (sim, uma mala) maior. Em adição, chaves agora são mantidas separadamente das armas e suprimentos, permitindo ao jogador adquirí-las sem perder itens já conseguidos. Os clássicos baús foram extintos em RE4. As ervas de cura permanecem, e uma novidade é a amarela. As ervas vermelha e amarela não funcionam se não combinadas com a verde. Estas podem ser combinadas de duas em duas ou utilizadas todas juntas.

Outro novo aspecto de RE4 é a inclusão de controles sensitivos ao contexto. Baseado na situação, o jogador pode interagir com aspectos do ambiente: jogar uma escada para baixo (impedindo que os inimigos subam), pular por uma janela, ou se esquivar de um ataque. Como mencionado anteriormente, o jogador pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra inimigos enquanto eles estão atordoados ou ajoelhados.

Também há vídeos dinâmicos, no qual o jogador deve apertar os botões indicados na tela para executar ações, como desviar de uma pedra rolante ou lutar contra um inimigo para permanecer vivo. Estes são freqüentemente incorporados às diversas batalhas contra chefes do jogo, onde o jogador deve evitar ataques (ou situações) que o matariam de uma só vez. A versão para Wii expandiu ligeiramente este conceito ao incluir a agitação rápida do Wii Remote como possível ação sensível ao contexto. O jogo também possui um botão exclusivo para a faca, no qual o jogador pode utilizá-la junto às armas de fogo. O jogo apresenta um ar mais cinematográfico com o uso de letterbox. Tempos de carregamento são muito curtos, diferentemente dos antigos REs, onde se mover entre áreas exigiam uma tela de carregamento relativamente longa. Em RE4, o jogo carrega apenas áreas com portas de escritura "colsed" em verde. Uma área pode consistir desde grandes construções até uma enorme instalação militar. As portas podem ser abertas silenciosamente, ao apertar o botão de ação apenas uma vez, ou bruscamente, ao apertar tres vezes outros botões. Geralmente, abrí-las bruscamente atordoa os inimigos que estejam, do outro lado e próximos à porta. O jogo também se encontra dividido em fases, como método de marcar pontos utilizado pela Capcom, servindo também como um Save Point extra.

Créditos:Wikipédia

Inserido por: Anonymous 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

5 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: VITOR-God of War   nikolas   Alan035   CPTNOMAD   JillValentine

Comentário por italo12 (REGISTERED)

GTA SAN ANDRES ????? KI NUUUUUUUUUUUUUUB

enviado em 24/09/2012 às 22:44

Comentário por JillValentine (REGISTERED)

Eu amo esse jogo :D

enviado em 29/01/2012 às 02:28

Comentário por JillValentine (REGISTERED)

Olá

enviado em 11/01/2012 às 03:52

Comentário por JillValentine (REGISTERED)

Olá

enviado em 11/01/2012 às 03:52

Comentário por VITOR-God of War (REGISTERED)

O RESIDENT EVIL E UM DOS MELHORES JOGOS DE PLAY2 EM SEGUNDO LUGAR EM 1 LUGAR ESTA O GTA SAN ANDRES

enviado em 08/12/2010 às 23:19

Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 333

Usuários Online: 1

Total Online: 334

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS