» Cadê o Game » Notícias » Novidades » Geral » Live For Speed

Live For Speed

07/09/2008 às 2:24 | 4053 visualizações

0% 0%

Quem é fã de corrida gosta de ver os carros 'rasgando' o asfalto em altas velocidades com uma grande habilidade de fazer curvas arriscadas e algumas manobras evasivas perigosas.

 


Mas quando se fala de game, muitos já tem em mente Need For Speed, Gran Turismo, GTR, Toca Racer... Mas aí entra um detalhe muito importante, o que você espera de um game de corrida? Talvez gráficos muito bonitos como o do Gran Turismo, ou a emoção do 'pega pega' de Need For Speed. Mas encontra-se uma diferença entre os dois. Quando você joga Need For Speed, praticamente você escolhe o carro, dependendo da versão coloca umas peças mais fortes para aumentar o desempenho e escolhe a pista e sai cantando pneu.


Por outro lado em Gran Turismo você sente na pele dos pilotos profissionais da vida real o duro trabalho de testar o carro, diagnosticá-lo para ver qualquer possível melhoria e ainda estudar a telemetria das pistas. O contraste entre estes dois games são resumidamete falando:
Arcade e Simulação.

Embora Gran Turismo seja para PlayStation e suas gerações, paramos para pensar... Existe algum game que seja um bom simulador para PC?


Sim, existe! Mas primeiro vamos entender melhor o que é simulação.

Simulação

Simulação é um meio de treinamento ou um 'fingimento' baseado em algo real. No caso, quando se fala de games de simulação, falamos de games que se baseiam em algo real. Em que sentido? No caso dos games de corrida, é muito comum ver carros correndo em altas velocidades e ao frear em cima de uma curva fechada talvez o carro conseguiu a proeza de manter a estabilidade e fazer a curva ou vê-lo se espatifar no muro e voltar a pista como se 'nada' tivesse acontecido. Estas são cenas comuns em games como por exemplo Need For Speed. Um simulador 'tenta imitar' o melhor possível a vida real determinadas ocorrências, consequências e situações. Um simulador de corrida leva em consideração tais fatores. Por exemplo, depois de muitas voltas num cirquito o pneu esteja gasto e você percebe isto na falta de instabilidade e insuficiência de dirigibilidade nas curvas. Ou ainda ao der determinadas batidas dependendo da gravidade do mesmo seu carro apresenta defeitos. A gasolina está em consumo e você está ciente de que se não reabastercer, seu carro 'morre'.


Complexibilidade

Indo mais a fundo sobre a simulação, pare pra imaginar coisas que muitos de nós talvez já mais imaginamos. Por exemplo, ajuste de torque nas marchas, troca de peças que auxiliam o funcionamento do motor. Talvez você não saiba que um pneu com pressão baixa tem mais aderência no asfalto dando-lhe mais controle nas curvas, mas, também não saiba que pneus com pressão baixa também tem vida mais curta. Já viu algum game em que se você sai da pista e passa as rodas pela terra em volta e ainda depois de retornar, seu carro ainda corre risco devido a quantia de sujeira que o pneu adquiriu em tal incidente? Sabia por exemplo que se você rebaixar a suspenção do carro nas quatros rodas por igual você ganha mais estabilidade nas curvas de alta velocidade? E se souber que deixando a suspenção mole demais seu carro pode rodar? É muita coisa pra se pensar, não é? De fato, existe um game similar que permite ao usuário sentir na pele tanto o que o piloto passa dentro do carro, quanto o mecânico na hora de ajustar o mesmo.


Live For Speed


Lançado em 2006, este simulador dá ao gamer tamanha façanha de simulação que ninguém já imaginou depois de Gran Turismo. Este game é uma distribuição que pode ser adquirida no site do desenvolvedor, porém paga. O game foi estruturado para partidas online permitindo a sensação de tirar uma racha de 'verdade' com aquele seu amigo desafiante. O game tem uma realidade impressionante no que diz respeito a física. Ao acelerar, é possível ver o carro levemente tremendo. Ao dar a arrancada, as fumaças sobem e você vê as rodas deixando detalhadamente no asfalto seus rastros. Com uma grande variedade de câmeras, incluindo dentro do carro, é interessante notar certos detalhes como a textura do painel, o velocímetro, acelerador e freio. O tremer do volante, o reflexo prefeito no retrovisor. Parece que você pode sentir a tendência do peso do carro e até do próprio piloto em curvas perigosas. O game segue fielmente a física de forma que você pode com segurança se tiver experiência, presumir como o carro vai corresponder a determinadas situações em que já se deparou na vida real.

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=LX2pAQ0Yh3k[/youtube]

Tudo que você deve pensar numa corrida real, também deve-se pensar em Live For Speed.
Imagine Drifts. Você fazendo curvas sequênciais sem cometer nem um erro. Para um iniciante do game isto é impossível. Aliás, neste game praticamente não há amadores. Quando se joga onilne parece que você está ao lado de pilotos de corridas reais.

Confira este vídeo com replays de jogadores profissionais deste game que parecem até ser feitos por computador.

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=hFmfWgnLEw0&feature=related[/youtube]

Live For Speed tem gráficos muito bem trabalhados, no entanto como o game é uma espécie de source, algumas funcionalidades do game só existirão na instalação de addons. Por exemplo, talvez estranhe os gráficos quando o game é recém adquirido, mas você pode optar por baixar e instalar o pacote 'Hi-Resolution" permitindo assim gráficos decentes.


A jogabilidade não é fácil, porém não é um bicho de sete cabeças. O uso de um controle analógico é o mínimo indispensável para este game. E é altamente recomendado jogá-lo num volante.

Os replays são de alta fidelidade, parecendo até filmagens transmitidas por TV se olhar ligeiramente.

Para jogá-lo é necessário ter uma conta cadastrada no site do desenvolvedor para habilitar o mesmo. Caso contrário o game terá pouca opção de diversão. Não se surpreenda se notar que o game não tem eventos e nem campeonatos. Ele é voltado para partidas online também requerindo cadastro no site. É possível também jogar em rede caso tenha uma pequena rede em casa ou deseja ter em alguma lan-house. Lembrando que os usuários terão de fazer login com os respectivos cadastros no site do desenvolvedor e assim poder ter livre acesso ao game.

Se você não tem internet ou não tem rede, o jogo possibilita jogar contra computadores (bots) que podem ser bons substitutos nestas ocasiões. Ainda assim o game peca na AI (Inteligência artificial), já que pode se reparar que os bots não respeitam seu espaço na pista passando pelo seu carro simplesmente como se ele não existisse e jogando-o para fora da pista. Outro detalhe é que se for corridas de muitas voltas, acabando o combustível, os bots não entram nos boxes para reabastecer. Ou seja, ainda que você seja um mal jogador e fique em último, se acontecer do combustível deles acabarem, você não precisa se preocupar com sua posição no ranking.


O game é tão popular entre os amantes de velocidade que até existem campeonatos com direito a premiação em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil.


O game está nas versões LFS S1 com o mesmo source porém com menos pistas e carros além de menos skins. E versão LFS S2 Alpha e Alpha Z. Com o mesmo source porém com muitas melhorias e correções de bugs. Adicionadas novas funcionalidades e melhor apimoramento de física dos veículos e ambientes e expanção nos ajustes do carro.

É um game que pode ser rodado numa máquina de configuração 'média' não exigindo muito hardware do PC do usuário.

Configuração Mínima:

Processador 1.7Ghz
Memória RAM 256MB
RAM Vídeo 16MB
Conexão com internet

Configuração recomendada:

Processador 2.0Ghz
Memória RAM 384MB
RAM Vídeo 64MB
Conexão banda larga com a internet

Se você é um fanático por corridas e gosta da real sensação de estar dentro de um carro de verdade numa corrida. Live For Speed vai satisfazer suas necessidades. Vale a pena conhecer o jogo e arriscar alguns rachas online.


Link do desenvolvedor: http://www.lfs.net/

Créditos: Equipe Cadê O Game 

Inserido por: deadmx 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

0 avaliações até o momento.

Positiva 0%
 
Negativa 0%
 
Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25710

Visitantes Online: 413

Usuários Online: 2

Total Online: 415

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS