» Cadê o Game » Notícias » Novidades » Geral » Gabe Newell, co-fundador da Valve, confirma versão Linux da Steam

Gabe Newell, co-fundador da Valve, confirma versão Linux da Steam

03/07/2012 às 16:04 | 719 visualizações

100% 0%
Matéria por Julian Fernandes, para o blog Ubuntu-BR-SC

Para quem acompanha o blog diariamente, isso não deve ser uma surpresa. Já confirmamos a vinda da Steam para o Linux anteriormente, com vídeos e imagens feitas por Michael Larabel, do blog Phoronix. Mas ouvir a confirmação da boca do próprio Gabe Newell, co-fundador da Valve, deve diminuir o ceticismo.

Em uma entrevista para o blog PressFire na E3 desse ano, Gabe comentou, ainda que brevemente, que estava presente no evento para conversar com empresas parcerias sobre a versão Linux da Steam e o porque deles apoiarem o Linux.

O vídeo pode ser assistido na íntegra clicando aqui

Novamente, isso não deve ser uma surpresa para quem acompanha o blog, mas para os céticos, eis a confirmação. Além da Steam vindo para o Linux, a cada dia a teoria sobre o console da Valve rodar Linux faz mais sentido. É fácil juntar as peças e notar que a SteamBox, que é sabido terá uma plataforma aberta, poderá mesmo rodar no pinguim. Ouso dizer que a SteamBox rodará Ubuntu, visto que a Canonical está em contato com a Valve para ajudo-los na vinda para o Linux.

http://ubuntucdn.ubuntubrsc.com/wp-content/uploads/2012/04/left4dead2-ubuntu-ati-600x398.jpg


Left 4 Dead 2 rodando no Ubuntu 11.10 diretamente dos escritórios da Valve (Créditos: Phoronix)

Vale lembrar que a vinda da Steam NÃO significa que teremos um Battlefield 3 da vida logo de cara: o que está confirmado é a versão Linux da Steam e os games da source engine, como as séries Left 4 Dead, Portal e Half Life, além do viciante Team Fortress. Mas como Gabe deixou escapar no vídeo, a Valve está em contato com os estúdios e está tentando convencê-los a portar seus games também, afinal de contas, lançar um console apenas com 4 ou 5 jogos, não da não acham?

Além dos games da engine source também podemos esperar estúdios indie se aproveitando da Steam, ainda mais com a confirmação da engine Unity 3D para Linux. E claro, games atualmente disponíveis para o OSX (Mac) devem estar disponíveis também, apesar de não serem confirmados.

Para quem ainda não viu, abaixo você confere um vídeo de Left 4 Dead 2 rodando no Ubuntu 11.10 diretamente do escritório da Valve:

http://img.youtube.com/vi/t_sLKHOHtug/maxresdefault.jpg


A Steam para Linux sai ainda em 2012, de acordo com Gabe Newell em um e-mail. Steam para Linux, lançamento do Google Drive, atualização do Skype Linux, Ubuntu no Windows Azure… alguém ainda acredita que o mundo NÃO vai acabar esse ano?

E ai, o que acharam pessoal? Acreditam agora? O que isso significa para o mundo Linux como um todo? Quem quer se juntar a mim no treinamento para o apocalipse Zumbi? Deixem seus comentários, quero ouvir a opinião de todos!

Créditos: Julian Fernandes, Ubuntu-BR-SC 

Inserido por: Will 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

6 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: xinfurinfula   Marceloitac12   deadmx   Will   379Felipe   andreasfreak

Comentário por deadmx (ADMINISTRATORS)

Reza a lenda q quando a Valve teve a idéia de fazer a Steam eles queriam contratar a Microsoft ou o Yahoo para desenvolver o programa, só que na época eles deram risada da idéia. Com certeza eles não vão usar windows hehehehhe

enviado em 04/07/2012 às 10:08

Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 27360

Visitantes Online: 86

Usuários Online: 0

Total Online: 86

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat