Em sites como o YouTube, onde se carregam mais de 24 horas de vídeo por minuto, é importante ter um potente motor de busca para encontrar facilmente o conteúdo desejado. E, sendo o Google um especialista nessa área, não é de admirar que estejam anunciando uma ferramenta de pesquisa melhorada e um novo design para implementar uma função de canais no Youtube.
A partir de agora, qualquer pessoa que utilize a interface em Inglês (embora pareça que inicialmente não em todas as contas), o item opções de pesquisa foi substituído por um recurso chamado filtrar e explorar, que ajudará o usuário a encontrar um material interessante oferecendo filtros e novas palavras chave. Assim, em vez de editar manualmente os parâmetros da pesquisa, basta aproveitar as sugestões com apenas um clique.
Muitas das opções utilizadas atualmente ainda estão disponíveis, mas são apresentadas de forma diferente. Especificamente, foram preservados os filtros por data de upload, a popularidade, duração, conteúdo, qualidade e qualificação, mas não são tão granulares como antes.
No entanto, o mais interessante que está por vir, segundo planeja a empresa, é um redesign no site para se concentrar em um novo recurso que será chamado de canais. Cada um deles agrupara uma série de temas, que por sua vez contêm vídeos diferentes, com a idéia de simplificar o acesso a partir de alguns dispositivos, como televisores.
De qualquer forma, o principal objetivo por trás da renovação é oferecer seu próprio conteúdo, que está relacionada com a compra da Next New Networks. Segundo comenta o The Wall Street Journal, serão investidos cerca de US$ 100 milhões, com a idéia de estrear 10 horas de produções originais (algumas serão pagas) por semana.