Armas utilizadas pelo jogador
Crowbar
Slot: 1
Dano: 10 (25 no Half-Life: Deathmatch)
Sobre: É a primeira arma que vem na cabeça quando pensamos no Gordon Freeman. Ela é uma arma que tem uma velocidade de ataques média, mas dá um bom dano nos inimigos.
Zero Point Energy Field Manipulator
Slot: 1
Dano: Varia dependendo do objeto
Sobre: Também conhecida como
Gravity Gun, inicialmente era usada para manipular materiais pesados, mas logo depois de ser apresentada à Gordon Freeman na Black mesa East se torna a arma principal do Half-Life 2 e seus episódios.
Versão supercharged: A versão supercharged é uma transformação da Gravity Gun onde a mesma fica muito mais forte, podendo pegar objetos mais pesados, e joga-los para longe com muito mais força, e também têm a capacidade de manipular coisas orgânicas. Qualquer forma de vida de tamanho humano ou menor que é atingida por um ataque primário da Super Gravity Gun ou é manipulada pelo segundo ataque é morta instantaneamente.
Gordon Freeman tem sua arma transformada quando invade a City 17, Ela é conhecida formalmente como
Organic Zero Point Energy Field Manipulator, mas já foi chamada pelos fãs de
Blue Gravity Gun,
Super Gravity Gun e
Supercharged Gravity Gun.
USP Match
Slot: 2
Dano: 5 (8 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 18/150
Sobre: É uma pistola semi-automática utilizada não só pelo Gordon Freeman mas pela Combine e outros membros da resistência. Ela é boa para ataques à curta e média distância.
Colt Python (.357 Magnum Revolver
Slot: 2
Dano: 40 (75 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 6/12
Sobre: É uma pistola extremamente poderosa e tem uma precisão ótima apesar de ter uma taxa de tiro baixa. É boa tanto para ataques à cuta distância quanto para ataques à longa distância.
MP7 (SMG1)
Slot: 3
Dano: 4 (5 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 45/225
Dano do Lançador de granadas: Depende da distância da explosão em relação ao seu inimigo.
Munição do Lançador de granadas: 3
Sobre: É uma arma automática muito boa para ataques de curta e média distância, mas devido a sua precisão ruim ela não é muito boa para ataques à longa distância. Ela também possuí um Lança-Granadas que pode ser muito boa para um ataque em massa.
Overwatch Standard Issue Pulse Rifle (OSIPR)
Slot: 3
Dano: 8 (11 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 30/90
Dano da Orbe de Plasma: 100 (morte instantânea para inimigos de tamanho humano ou menores)
Munição da Orbe de Plasma: 3
Sobre: Sendo uma das armas mais usadas no jogo, esse Rifle automático atira tiros de plasma que dão um bom dano no inimigo. É muito boa para ataques e curta e média distância, não tão boa para ataques de longa distância, mas ainda assim é útil. O seu ataque secundário lança uma Orbe de Plasma que mata instantaneamente qualquer inimigo de tamanho humano ou menor, muito útil quando há vários inimigos concentrados em um lugar apertado.
SPAS-12 (Shotgun)
Slot: 4
Dano: 8 por fragmento (9 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 6/30
Sobre: Uma das armas mais poderosas do jogo para ataques à curta distância, que podem matar um inimigo quase que instantaneamente (a cada um tiro libera ela 7 fragmentos), mas é bem inútil para ataques à longa distância. O ataque secundário faz com que a arma de um tiro duplo, muito bom contra algum inimigo que não morre com apenas um tiro de Shotgun.
Crossbow da Resistência
Slot: 4
Dano: 100
Munição: 1/9
Sobre: Uma das armas mais poderosas do jogo que pode matar muitos inimigos instantaneamente. Ela é boa tanto para ataques de longa distância quanto para ataques de curta distância. Ela possuí uma mira de Zoom, que pode ser utilizada ao apertar o botão de tiro secundário.
MK3A2 Grenade
Slot: 5
Dano: 150 (250 no Half-Life: Deathmatch) - Isso é o dano máximo.
Raio de explosão: 256
Munição: 5
Sobre: Essa é uma granada utilizada princialmente pelos Combine. É muito útil caso esteja encurralado ou caso haja uma grande quantidade de inimigos próximos um do outro.
Rocket Propelled Grenade (RPG)
Slot: 5
Dano: 200 (250 no Half-Life: Deathmatch) - Isso é o dano máximo.
Raio de explosão: 384
Munição: 3
Sobre: Uma das melhores armas no jogo para ataques de média e longa distância, pode ser usada para matar Striders, Helicópteros, e outros grandes inimigos. Essa arma tem um Laser nos quais os misseis atirados por você irão seguir, isso pode ser bem útil contra Helicópteros.
Pheropods
Slot: 6
Munição: Infinita
Sobre: Também conhecida como Bugbait, essas coisas são sacos glandulares colhidos de Antlion Guards mortos. Fez aparição apenas no jogo Half-Life 2 e é utilizado para controlar Antlions, se tornando a principal arma no caminho para Nova Prospekt.
Outras armas
Stun Baton
Slot: 1
Dano: 10 (40 no Half-Life: Deathmatch)
Sobre: Essa é uma arma utilizada apenas pelos Combine no jogo principal, mas no Half-Life: Deathmatch ela pode ser usada normalmente pelo jogador. Os ataques dela são demorados em comparação com a Crowbar, mas o seu dano compensa essa demora.
S.L.A.M (Selectable Lightweight Attack Munition)
Slot: 5
Dano: 300 - Isso é o dano máximo.
Raio de explosão: 192
Munição: 5
Sobre: É uma arma que aparece apenas no Half-Life: Deathmatch, e muito útil para proteger algo em específico. Essa arma pode ser utilizada de duas formas:
- Como uma bomba, em que você pode ativar à qualquer momento.
- Como uma forma de armadilha com um laser, que quando algo cruza esse laser faz a bomba detonar.
Magnusson Device
Dano: Morte instantânea à Striders. 2/3 do dano em Hunters.
Munição: 1
Sobre: Essa é uma arma que foi criada por Arne Magnusson com o objetivo de matar Striders instantaneamente. Faz sua primeira aparição no Half-Life: 2 Episode 2. Um dos problemas que Arne teve quando desenvolveu essa arma foi arrumar uma maneira de lança-la, mas a Gravity Gun resolve esse problema.
Annabelle
Slot: 3 ou 6 (depende do jogo)
Dano: 40 (75 no Half-Life: Deathmatch)
Munição: 2/12
Sobre: Uma shotgun muito precisa utilizada pelo Father Grigori em Ravenholm. Ela aparenta ser baseada na Winchester Model 1892 e não é utilizada pelo jogador em nenhum jogo da serie, mas é possível obtê-la através de cheats ou através de um Bug do jogo. Quando o jogador obtêm essa arma, ela irá aparecer como uma Shotgun normal, mas com o ícone do Half-Life 2 Beta.
Alyx's Gun
Slot: 2
Dano: 5
Munição: 30/Infinito
Sobre: Sem um nome definido nem mesmo nos arquivos do jogo, essa arma acabou com o nome de Alyx's Gun (Arma da Alyx). Como o próprio nome diz, essa é uma arma utilizada apenas pela Alyx. Estava nos planos da Valve para que o jogador obtivesse essa arma em algum momento do jogo, mas isso foi tirado da versão final do jogo e agora ela só pode ser obtida por cheats, e caso algum jogador pegue ela o modelo da arma irá ficar... vamos se dizer, "bugado".
Essa arma possuí 2 modos de tiro, o primeiro é o modo automático, o segundo é o semi-automático. Apesar disso, um fato interessante é que essa arma tinha mais duas variantes, uma versão Rifle, e uma Versão SMG, como se estivesse planejado para que Alyx mudasse o tipo da arma dependendo da situação:
Créditos pelas imagens: Half-Life Wikia