• Contribuidores

BlackHDz  
Evandro GtA  
JillValentine  
Goshtel 32  
EdsonPereira  
Lugner   Egon Johnson   Vinnieh   xHebelx   grande rocague   Crock 777  

 

 » Bully » Análise

Análise

11/12/2013 às 23:52 | 16942 visualizações

100% 0%
A mais nova sacada da Rockstar surpreende novamente! Quer ser o valentão da escola?
Se você já jogou GTA, ou qualquer que um de seus clones, então você não terá problemas para jogar Bully (afinal de contas, este conta com a engine de GTA). As mecânicas, técnicas de construção de enredo e, no geral, o sentimento do jogo são imediatamente reconhecidos – com um pouco dos elementos de games anteriores da Rockstar como San Andréas, Manhunt e The Warriors. Uma das coisas que Bully tem de diferente é o seu alvo. Você não está atravessando um estado inteiro, nem encontrando novas e brutais formas de matar ou massacrar seus adversários. Em Bully, não há mortes humanas, não a sangue (seja vermelho, cinza ou qualquer outro que você imaginar) e os jogadores não irão derrubar aviões ou construções. Esse conto é sobre a cidade de Bullworth, seu particular sistema de ensino e tudo sobre a experiência de tornar-se parte desse ideal.

É claro que tendo uma escala menor, que os títulos anteriores da Rockstar, não faz de Bully um game pequeno. Comparado aos demais games de ação, a história de Jimmy Hopkins é incrivelmente maior. Com mais de 100 Npcs (personagens com personalidades distintas, controlados pelo jogo), vários centros comerciais e residenciais, lago, áreas secretas e os arredores de um colégio, Bullworth e seus arredores dão aos jogadores muita coisa a se fazer. Na verdade, não seria exagero dizer que Bully é um dos maiores e mais profundos games desse ano.

Mas, espaço e abundancia de opções pode não ser o suficiente. Por isso o jogo tem que ser divertido ou então seria apenas uma enorme perda de tempo. Felizmente, Bully é divertido e irá manter você ocupado com uma série de atividades e mini-games. O truque para descobri-los, entretanto, é passar do primeiro capítulo. Construído como tutorial, os movimentos iniciais de Bully não condizem com o restante da diversão (o início pode tornar-se meio maçante, pois é de três a seis horas).

Porém, logo que o segundo capítulo começa as coisas realmente melhoram. O protagonista pode participar de praticamente tudo o que um adolescente faria em seu tempo livre, como corridas de bicicleta, skate, e pegar garotas. Ele pode até mesmo conseguir um trabalho para ganhar uma grana extra (usado para comprar roupas e comida) podendo vender hamburgers, cortar grama ou até entregar jornais. Há uma série de outras coisas que o jovem Mr. Hopkins pode fazer, mas descobri-las por si só é parte da diversão!

Na maior parte dessa aventura, as missões principais e secundárias de Bully são jogadas da mesma forma: em terceira pessoa, com combates mano-a-mano, usando as funções de pressão para combate do analógico do PS2 (parecido com o que acontece em The Warriors). Verdade seja dita? Você fará isso a maior parte do tempo, seja entregando pacotes, escoltando amigos ou até mesmo explorando a cidade, a pancada rola solta! E além dos tradicionais socos e pontapés, você poderá melhorar suas técnicas de combate numa academia, entregando rádios transistores para Koreanos ou até mesmo encarando um ringue de boxe. Parte da diversão das batalhas está no fato em que, além de socos, chutes e balões, você poderá contar com diversas armas, entre ovos, traques, bombas fedidas, extintores de incêndio, e o clássico estilingue, para surrar a cara de nerds até valentões lideres de gangues, dos mais tolos personagens, até chefões com alta inteligência artificial.

É até interessante ver a Rockstar promover a necessidade de fazer os alunos irem às aulas, o que é útil no jogo para evoluir as perícias. Mesmo com o fato que às vezes isso pode se tornar repetitivo, ninguém pode dizer que eles não lembraram da importância dos estudos, não importando quão bagunçada seja a vida de um adolescente valentão. E alguns dos mini-games das seqüências de alunas são até divertidos, com vários quebra-cabeças.

Há várias outras formas de distração, como os “árcades” que você pode jogar em vários pontos da cidade. Se é a versão 2D ou 3D de um game de corrida chamado Future Racer (que não é muito bom) ou o incrível teste de reflexos de ConSumo, muitos dos velhos games da época de escola surgem. Além de games, tem até um festival, no mesmo estilo parque de diversões, para ganhar tíquetes e trocar por prêmios. Isso é que é diversão!

O que realmente merece atenção em Bully é o enredo e a apresentação. Como os diversos títulos da Rockstar, a caracterização e o humor nesse game estão presentes. Bully é facilmente o game mais engraçado já feito para o Playstation 2, que pode ser literalmente chamado de comédia! Quem diria que uma vida de valentão poderia ter um enredo tão interessante, ao contrário do que muitos imaginavam que esse título seria. O mesmo conta com uma história rude com ótimos diálogos entre seus fortes personagens.

Outro aspecto importante desse jogo é o som. Há pelo menos 39.000 linhas de conversação (com repetições, claro, quando você faz a exploração livre) e trilha sonora de deixar o ouvido em pé, sendo essa completamente original, feita por Shawn Lee.

O visual de Bully é outro forte aspecto do game. Como o foco não fica nos personagens, essa engine se beneficia de algo nunca tão bem aproveitado antes: As construções, os ambientes internos, enfim, toda a ambientação conta com uma qualidade soberba, fazendo desse game um dos mais belos já feitos pela Rockstar desde Manhunt. Ressalvo que os personagens não são tão bonitos assim, mas esse detalhe não tira o brilho do trabalho de arte que fora feito nesse jogo.

Bully é um game bastante interessante. A Rockstar conseguiu manter sua reputação de games violentos e conteúdo mais voltado para adultos, mesmo se pensando que seria difícil conseguir isso com um game voltado para a galera adolescente. Bully irá surpreender àqueles que jogarem, sendo um game de ação bastante interessante com muito humor e horas de diversão.

Inserido por: BlackHDz 

Comentários & Opiniões

Avaliação:

14 avaliações até o momento.

Positiva 100%
 
Negativa 0%
 
Quem já avaliou: rodrigodocadeogame20   BlackHDz   nikolas   _bully_   CPTNOMAD   Bia1402   LucãoBully2   Leeo7X   invasorzim   JillValentine   andreasfreak   AliceBULLY5+

Comentário por Karlloz (REGISTERED)

Nunca joguei mas vou jogar

enviado em 09/06/2013 às 10:50

Comentário por ActionPV (REGISTERED)

E sem falar na EA games que criou o tçao famoso e tão falado The Sims :D . E a sony tbm e mt boa , ela faz play staitions e tbm mts jogos irados inclusive os do Sonic .

enviado em 04/01/2013 às 11:22

Comentário por ActionPV (REGISTERED)

Realmente bully e gta são otimos jogos pq gta mostra a realidade da vida de gangster , traficantes emfim coisas desse genero . E bully mostra a realidade das escolas americanas que sempre tem um muito popular tem nerds , jogadores football e outros . A ROCKSTAR E A MELHOR EMPRESA DE GAMES QUE EU JA VI

enviado em 04/01/2013 às 11:20

Comentário por AliceBULLY5+ (REGISTERED)

eu amo a rockstar os jogos delas são brilhantemente incriveis !!!

enviado em 22/12/2012 às 12:31

Comentário por AliceBULLY5+ (REGISTERED)

a rockstar faz jogos mt perfeitos apesar de eu so ter jogado os gta e bully scolarship e o canis canem edit ela e perfeita

enviado em 22/12/2012 às 12:29

Comentário por (Usuário)

Comentário por Vicyado-in-CG (REGISTERED)
"Bully é bom,mais eu acho Warriors melhor.Não me banam por isso,só estou dando meu comentario."
--------------------------------------------------------------------
Porque você seria banido?Só porque você deu sua opinião sobre preferencia de games não quer dizer que você vai ser banido...Afinal gosto não se discute.Mas acho Bully melhor que Warriors.
Desde que seu comentário não quebre nenhuma regra do site pode comentar o que quiser e apresentar seus gostos a vontade...
_____________________________________
Alias,boa analise:+

enviado em 10/04/2012 às 21:07

Comentário por willianbrasil (REGISTERED)

uma otima analise

enviado em 22/02/2012 às 21:11

Comentário por JillValentine (REGISTERED)

Boa analise !

enviado em 30/12/2011 às 18:30

Comentário por Beltway (REGISTERED)

ficou bom o analise

enviado em 26/12/2011 às 18:47

Comentário por danielxd221 (REGISTERED)

bully pra mim é o melhor jogo que a rockstar inventou super legal pena que o jogo so tem 50 missoes eu sei porque ja consegui todas as missoes e como consegue as missoes a sorte é que podemos continuar como jogo nao é como os outros jogos

enviado em 02/11/2011 às 18:51

Comentário por fabioPS2 (REGISTERED)

Bully 2 tem que sair pra PS2

enviado em 26/09/2011 às 21:15

Comentário por soses (REGISTERED)

bully e um dos melhores jogos da rokckstar se num for o melhor

enviado em 25/07/2011 às 16:01

Comentário por Vicyado-in-CG (REGISTERED)

Bully é bom,mais eu acho Warriors melhor.Não me banam por isso,só estou dando meu comentario.

enviado em 25/06/2011 às 20:35

Comentário por freebirdgta (REGISTERED)

1- gta
2- bully
3- red dead
melhores jogos da rockstar

enviado em 28/04/2011 às 20:07

Comentário por nikolas (REGISTERED)

esse jogo parece um pouco com o gta 4
antes eu pensava q o melhor jogo era gta sa mas ai eu ouvi muito falar desse jogo aki no cadeogame entaum eu decidi trocar meu gta vc por bully e n me arrependi!!xD

enviado em 29/01/2011 às 10:24

Comentário por Goshtel 32 (REGISTERED)

Parabens,muito legal!

enviado em 26/01/2011 às 14:07

Comentário por Luke (REGISTERED)

Muito bom, um dos mais envolventes e melhor dos jogos feito pela Rockstar, parabéns.

enviado em 29/12/2010 às 20:48

Atenção! Somente usuários registrados poderão fazer comentários e avaliar o conteúdo, não perca tempo e cadastre-se. Caso você já seja cadastrado, clique aqui para entrar.

Entrar no Meu CG

Estatísticas

Usuários Registrados: 25708

Visitantes Online: 152

Usuários Online: 0

Total Online: 152

Usuários Online

Página Inicial | Equipe | Termos de Uso | Fórum | Chat

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web e Cloud em Pelotas/RS