Noções Básicas
Estarei acentuando alguns pontos básicos que você deve saber antes de prosseguir no aprendizado do Editor.
Cenário: É o palco de ação do jogo, é o mapa, aonde você irá jogar.No editor de cenários você poderá criar o seu cenário como quiser, adicionando a ele atributos, unidades e outras coisas.Unindo vários cenários em um enredo único através de XML ou com softwares próprios você pode fazer uma campanha.
Unidades: Objetos, efeitos, e etc.As unidades como são chamados tudo que você vê num cenário as unidades podem ser unidades de determinado jogador no cenário ou da Mãe Natureza Chamados de Gaia nos outros jogos da série, estas unidades são os animais, arvores e etc.Tudo que pertence á natureza apenas as unidades de algum jogador podem ser controladas.
Terreno: Quando você cria um cenário além de colocar unidades nele, para que ele seja realmente completo você precisa criar uma paisagem nele. Você pode adicionar água, florestas, penhascos e etc. Além de poder controlar a elevação de seu cenário, criando morros, inclinações, montanhas, buracos, o que quiser.
Gatilhos:A base de um cenário, o que organizará as tarefas, os efeitos e os acontecimentos no seu mapa serão os Gatilhos, ou Triggers em inglês. É a área mais demonstra um bom editor, mas também é a parte mais difícil de criar num cenário, principalmente por estarem (mesmo na tradução, em inglês). Os gatilhos consistem em:
* Condições: Alguma coisa que deverá acontecer para ativar os Efeitos Você irá determinar estas condições para que, por exemplo, quando um jogador clicar num soldado, ele morra, ou a tela mude de posição.
* Efeitos: São ativados ou não pelas Condições. Os efeitos variam dês de perder a Partida a fazer uma contagem de pontos interna no jogo. Nos outros jogos da série os efeitos são poucos em relação ao editor do Aom que são muito mais numerosos, e mais complicados para se dominar.
Bugs: No editor de cenários, nós chamamos de "bugs" os erros técnicos existentes no editor, principalmente com gatilhos, que ás veses causam efeitos inesperados no mapa e no visual.Mas um bom editor sabe como usa-los para seus próprios fins..
Cinemáticas: As cinemáticas foram uma grande evolução para jogos RTS, uma cinemática é tipo um filme que acontece dentro dos cenários, ou seja você edita a posição da camêra, adiciona dialogos e animações.Dialogos e Animações são adicionados através dos gatilhos, dão mais vida á cinemática, mas são trabalhosos de se criar.Mais á frente aprenderemos como faze-los.Aqui na Aoew tem um tutorial básico sobre cinemáticas no "Táticas e Tutoriais".
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Menu Principal
O Menu Principal se encontra no topo da tela, nele se encontram a maioria das ações de criação de cenários.Este menu é a chave para todas as outras ações importantes no editor.Dele você seleciona um botão ou uma barra.Tais:
Barra de Arquivo:
Opções de Arquivo
* Novo: Cria um novo cenário
* Carregar: Carrega um cenário existente
* Salvar: Salva o cenário atual
* Salvar como: Salva o cenário atual separadamente com outro nome
* Criação Cinemática: (Sem informações)
* Capturar Tela: Ação que captura a tela atual do editor
* Retornar ao Menu Principal: Retorna ao Menu do Jogo
* Sair: Sai do programa
Barra de Cenário
* Dados de Jogador: Personalisa, edita, modifica as caracteristicas de cada jogador.Como cores, civilização, deus e AI.
* Dados do Cenário: Você determina o limite de população, nome do arquivo do cenário e etc.
* Resumo do cenário: Mostra os dados do mapa, como tamanho, tipos de terreno e etc (mas tais não são editáveis nessa opção)
* Teste do Cenário: Você faz um teste simples em seu cenário escolhendo jogar com qualquer jogador no cenário.
* Objetivos: Você edita os dados do cenário; Nome, subnome, frase, objetivos e dicas.
* Unidades Proibidas: Você determina quais unidades podem e não podem ser utilizadas por determinado jogador no cenário.
* Diplomacia: Você determina uma diplomacia entre os jogadores, aliado, inimigo ou neutro.
Barra do Mundo
* Luz: Determina uma iluminação para o cenário.Tais iluminações são meramente decorativas e graficas.A iluminação "basica" é a DEFAULT.
* Tamanho do Mapa: Determine o tamanho do cenário selecionando cada lado mostrado no menu utilizando os sinais "+" e "-" você adiciona espaços ao mapa.Nota: Isto deve ser feito com numeros abaixo de 400 (400x400 é o tamanho máximo de um cenário) caso contrário podem ocorrer bugs no editor.
* Elevação do Mapa Escolha entre adicionar ou diminuir a elevação, para haver efeito deve-se apertar o botão "aplicar".Nota: A elevação dos cenários é limitada, mas existem tecnicas avançadas que você pode checar nos Guides do HeavenGames.